Entre em contato conosco

Nascar

Daytona 500: Ricky Stenhouse Jr. vence a maior prova da Nascar

Publicado:

em

Foto de Mike Ehrmann/Getty Images

A temporada 2023 da Nascar estreia com uma das provas mais tradicionais do automobilismo americano e a vitória de Ricky Stenhouse Jr.

Gentleman, star your engines.

É isso prezado leitor, hora de dar a partida nos motores para a temporada 2023 da Nascar.

Após um aperitivo na semana passada com o Clash, uma prova onde os pontos não contavam para o campeonato, finalmente chegamos a tão aguardada Daytona 500, a etapa de estreia da categoria e provavelmente o maior evento automobilístico dos USA.

A nova geração dos carros da Nascar estreou no ano passado, então era esperado que os bólidos não sofreriam mudanças muito significativas para a temporada 2023. Somente algumas alterações aerodinamicas já se provaram mais que suficientes para a temporada, após os testes no clash, dias atrás.

Sem enrolação, caro leitor, finalmente estamos na Daytona 500!

Foto: Divulgação Nascar

Stage 1

Alex Bowman (#48) largou na liderança, disputando a posição lado a lado com Kyle Larson (#5).

Christopher Bell (#20) assumiu a liderança pouco antes dos carros começarem a parar. Sem acidentes, a opção das equipes foi realizar as paradas em bandeira verde mesmo. Ty Dillon (#77) acabou indo para os pits com o carro soltando muita fumaça pelo escapamento.

Aric Almirola (#10) assumiu a liderança por algum tempo, porém após todas as equipes finalizarem as paradas, foi Danny Hamlin (#11) quem permaneceu na frente.

Bubba Wallace (#23) atingiu o muro, após um contato com Martin Truex Jr. (#19), porém não foi suficiente para alterar a liderança da corrida, que neste momento já pertencia a Brad Keselowsk (#6), que acabou por vencer o primeiro estágio.

Foto: Divulgação Nascar

Satge 2

Uma breve troca de posições nos pits colocou Aric Almiroa na liderança.

Ryan Preece assumiu a liderança e conseguiu manter a posição até os carros iniciarem as paradas nos pits. Assim como no primeiro estágio, aqui as paradas também foram em bandeira verde.

Após todos os carros finalizarem os pits, inesperadamente Joey Logano (#22) surgiu na frente e assumiu a liderança da prova.

Mas até esse momento, você deve estar estranhando uma Daytona 500 sem acidentes. Pois acontece que Tyler Reddick (#45) resolveu o problema, e ao receber um bump de Kevin Harvick acabou ocasionando o primeiro acidente da prova, que envolveu também Kevin Harvick, Kyle Larson, Chase Elliott, Ryan Blaney, Martin Truex Jr., Erik Jones, Tyler Reddick, Daniel Suarez.

Na relargada Ross Chastain assume a liderança, mas disputa roda a roda com Alex Bowman a posição, até uma chegada emocionante com os dois carros lado a lado.

Assim, a vitória do segundo estagio pertencia a Chastain.

Foto: Divulgação Nascar

Final Stage

A largada para o derradeiro estágio da Daytona 500 aconteceu com Aric Almirola e Bubba Wallace na primeira fila.

Porém foram poucas voltas até que tivéssemos a bandeira amarela devido a detrinos na pista. Muitos pilotos aproveitaram a oportunidade para já colocar um pouco mais de combustível nos carros, pensando em uma possível prorrogação mais ao final do estágio.

Nas voltas seguintes, se alternaram na liderança Aric Almirola e Chris Buescher. Nesse ritmo, os pilotos tentaram segurar o máximo de tempo possível na pista sem realizar pits. A maioria das equipe contava que neste ultimo estágio, cedo ou tarde uma bandeira amarela deveria vir.

Novamente sem opção, as equipes foram obrigadas a realizar mais uma parada em bandeira verde. Mal sabiam que poucas voltas depois, a aguardada bandeira amarela daria as caras. Michael McDowell fez contato com Ryan Preece, e causou uma acidente envolvendo outros carros: Kevin Harvick, Chase Briscoe, Martin Truex Jr., Michael McDowell, Kevin Harvick, Ty Gibbs, Jimmie Johnson.

Logano chegou a assumir a liderança por mais algumas voltas, mas perdeu a posição para Brad Keselowski.

Na sequencia, Kyle Bush (#8) assumiu a liderança, mas uma nova bandeira amarela surgiu após Daniel Suarez perder o controle do carro, levando a prova à primeira prorrogação.

Na primeira prorrogação, Kyle Busch liderou a prova até um novo acidente causado por William Byron e Austin Dillon envolvendo outros 13 carros: Ross Chastain, Austin Cindric, Austin Dillon, Brad Keselowski, Denny Hamlin, Riley Herbst, Harrison Burton, William Byron, Justin Haley, Zane Smith, Todd Gilliland, Noah Gragson, Jimmie Johnson.

A segunda prorrogação iniciou com Ricky Stenhouse Jr. e Kyle Larson na primeira fila. A prova chegou a receber a bandeira branca de ultima volta, e pelas regras da Nascar, mesmo um novo aciente não levaria mais a prova para prorrogação, era tudo ou nada a partir daqui.

Ricky Stenhouse Jr. brigou pela liderança com Joey Logano, enquanto lá atrás um novo acidente acontecia envolvendo Kyle Larson, Brad Keselowski, Kyle Busch, Aric Almirola, Denny Hamlin, Ryan Blaney, AJ Allmendinger, Bubba Wallace, Travis Pastrana.

A partir deste ponto, Stenhouse precisou ignorar o que acontecia com os carros no retrovisor e focar na briga com Logano, para assim vencer a Daytona 500 2023.

Resultados

  1. #47 – Ricky Stenhouse Jr.
  2. #22 – Joey Logano
  3. #20 – Christopher Bell
  4. #17 – Chris Buescher
  5. #48 – Alex Bowman
  6. #16 – A.J. Allmendinger
  7. #99 – Daniel Suarez
  8. #12 – Ryan Blaney
  9. #1 – Ross Chastain
  10. #15 – Riley Herbst

 

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.