Entre em contato conosco

Automobilismo

Confira os principais destaques do último fim semana da F4 Brasil em Interlagos

Publicado:

em

Interlagos mais uma vez foi palco da Fórmula 4 Brasil que apresentou belas disputas e momentos emocionantes

Pela segunda vez, em um espaço de uma semana, o Autódromo de Interlagos recebeu mais três corridas da F4 Brasil e os jovens competidores não decepcionaram em pista, entregando muita disputa e emoção até o fim.

Pedro Clerot brilhou mais uma vez neste fim de semana, mesmo com o carro diferente após o sorteio, conquistou mais uma vitória na corrida 1. Já Fefo Barrichello venceu sua primeira prova na temporada, levando às lágrimas seu pai, Rubens Barrichello, e toda a sua família que estava presente no autódromo. Depois de uma incrível manobra na última volta, Lucas Staico foi o destaque da terceira e última bateria realizada no domingo (7).

Líder com grande vantagem

É um fato, e isso todos já sabemos, Pedro Clerot é o piloto a ser batido nesta temporada. Com apenas 15 anos, vem mostrando um desempenho acima da média e muita maturidade atrás do volante. Basta ver os resultados até o momento, o competidor fecha a primeira metade da temporada com 77 pontos de vantagem sobre o segundo colocado, além de ter triunfado cinco vezes esse ano.

No sábado, o brasiliense teve de se adaptar ao novo bólido, não só ele mais todos os seus rivais em pistas. O sorteio dos carros entre os 16 pilotos elevou o nível da competição em pista, e fez com que eles trabalhassem juntos a suas equipes na busca de um novo setup, mais um desafio importante no desenvolvimento desses pilotos. E Clerot, mesmo com o novo carro, não decepcionou, conquistando a vitória na abertura da etapa.

“Foi uma vitória muito especial, porque a gente teve o desafio do sorteio dos carros. Nosso conjunto que estava muito bem acertado e eu e toda equipe Full Time Sports trabalhamos bastante para nos manter ali na frente do grid. 

Na segunda bateria, mais um bom resultado, fechando a rodada de sábado com um terceiro lugar após a desclassificação do segundo colocado, Nicolas Giaffone – penalidade essa que veio por causa de uma irregularidade da altura mínima do carro. Na corrida 3 não foi diferente, e o jovem piloto emplacou mais um pódio no domingo, aumentando a sua vantagem na tabela de pontuação.

Primeira conquista de Fefo Barrichello

A etapa em Interlagos entregou muita emoção, não só para os fãs do esporte a motor, mas principalmente para Rubens Barrichello, que viu seu filho cruzar a linha de chegada em primeiro lugar na segunda corrida, momento esse que com certeza vai ficar marcado na sua memória. O ex-piloto da Formula 1 foi às lágrimas com a vitória, e comentou a importância de ver Fefo vencendo na F4 Brasil.

“Passei todos esses anos tentando vencer no Brasil. E, dá para imaginar, que o Fefo carrega isso com ele, é coisa natural. Então, vê-lo vencer no templo que é Interlagos e fazer isso por conta própria, é algo que me deixa pleno como pai, muito feliz e orgulhoso mesmo. Essa vitória ele conseguiu com o próprio trabalho, com a força que teve da equipe Full Time, com o apoio do irmão (Dudu). Até por que o pai dele é um cara que ficou 19 anos na F-1, então agora eu entendo que este é o momento dele.”

Largando em segundo, Fefo foi cirúrgico ao tomar a primeira posição de Ricardo Gracia, com isso se manteve na liderança e ainda marcou o tempo mais rápido na última volta, terminando a corrida com uma vantagem de 3s48 sobre o segundo colocado, Álvaro Cho.

“É o Fefo que está lá pilotando. Estou tão orgulhoso de ver a dedicação e o resultado… O troféu a gente vai levar pra casa. Mas o que aconteceu hoje, ver ele e o irmão abraçados, a mãe presente, foi um momento único para a nossa família, vamos guardar pra sempre. Já recebi ligação do meu pai (Rubão), então estou realmente muito feliz”. Finalizou Rubens Barrichello.

Vitória na última volta!

Lucas Staico mostrou grande habilidade ao mergulhar no “S” do Senna para tomar a liderança de Nicholas Monteiro na última volta da corrida. Com a bela manobra em cima de seu companheiro de equipe, Staico faturou a sua primeira vitória na temporada, e é o vice-líder do campeonato com 101 pontos.

“Nosso carro esteve muito rápido durante a prova toda. Quando consegui passar o Pedro (Clerot) forcei pra chegar no Nick (Nicholas Monteiro)”, lembra Staico. “Mas quando encostei nele eu achei que não ia passar. Então na última volta consegui sair colado nele depois da Junção e pegar um vácuo na reta dos boxes, que me ajudou a fazer a ultrapassagem no Esse do Senna. A partir daí meu trabalho foi segurar e defender a posição até a bandeirada, já que faltava menos de uma volta para acabar a corrida”, detalhou o vencedor.

 

O próximo desafio dos pilotos da F4 Brasil será no Velocitta, nos dias 2 a 4 de setembro, em uma evento conjunto com a Stock Car Pro Series.

 

Classificação do campeonato (top 10): 

 

1 Pedro Clerot – 178 pontos

2 Lucas Staico – 101

3 Vinícius Tessaro – 74

4 Nicholas Monteiro – 72

5 Nicolas Giaffone – 63

6 Fefo Barrichello – 56

7 Ricardo Gracia – 52

8 Luan Lopes – 35 

9 Pipe Bartz – 31 

10 Nelson Neto – 30

 

Imagens: Duda Bairros/Vicar; Lucas Bassani/RF1

 

Compartilhe esta publicação