Alpine Esports Series
Charles Roussanne vence o título da Alpine ELF Cup Series

Líder do campeonato desde o início da temporada, Charles Roussanne fez o necessário para garantir seu título, apesar da dupla vitória de seu rival Léo Jousset (Race Cars Consulting) em Monza.
Com sete vitórias e doze pódios, o jovem francês de 18 anos também venceu na categoria Júnior e contribuiu significativamente para o primeiro título de equipes da VPS Racing.
Thibaut Bossy (Herrero Racing) e Frédéric de Brabant (Chazel Technologie Course) também brilharam no ‘Templo da Velocidade’, conquistando as coroas nas categorias Challengers e Gentlemen, respectivamente.
Na terça-feira, a Alpine ELF Cup Series revelará o calendário de 2025 em suas redes sociais!
Depois de batalhar em Nogaro, Portimão, Spa-Francorchamps, Barcelona e Le Castellet, os competidores se encontraram novamente no Autodromo Nazionale Monza para encerrar a sétima temporada da Alpine ELF Cup Series.
**CORRIDA 1: JOUSSET VENCE, ROUSSANNE CAMPEÃO**
Charles Roussanne chegou à Itália no topo da classificação geral. O piloto francês começou seu fim de semana de maneira ideal, dominando a primeira sessão de treinos livres na chuva antes de repetir o feito em condições de pista seca. No sábado, as chuvas voltaram pouco antes da classificação. Léo Jousset mostrou toda sua habilidade no final da sessão para conquistar a pole position, à frente de Louis Méric (Race Cars Consulting) e Charles Roussanne.
As condições permaneceram molhadas para a corrida. O retorno de Louis Méric à categoria o viu assumir a liderança de Léo Jousset, que foi ameaçado por Thibaut Bossy por um tempo. Ciente de que apenas a vitória manteria as esperanças de título de seu companheiro de equipe vivas, Louis Méric não ofereceu resistência a Léo Jousset, permitindo que ele se distanciasse no início da segunda volta.
Uma vez na liderança, Léo Jousset rapidamente ampliou sua vantagem, enquanto Louis Méric e Charles Roussanne travaram uma emocionante batalha pelo segundo lugar. Após várias trocas de posições em uma pista encharcada, Charles Roussanne assumiu a liderança de forma definitiva na sexta volta. Duas voltas depois, um contato entre Pierre-Laurent Figuière (Chazel Technologie Course) e Pierre Macchi (Schumacher CLRT) na Primera Variante resultou na entrada do safety car.
A ação foi retomada na última volta. Depois de ver sua vantagem desaparecer, Léo Jousset manteve a calma para conquistar sua terceira vitória do ano. O vice-campeão Charles Roussanne, no entanto, garantiu o título antes da final da temporada. O desafiador Louis Méric completou o pódio, seguido por Thibaut Bossy.
Inicialmente em quinto, Sami Dhahri (VPS Racing) foi penalizado em cinco segundos por ganhar vantagem fora da pista. Começando em último, Lukas Papin (Schumacher CLRT) fez uma grande recuperação para terminar no top 5, à frente de Florian Coruble (Chazel Technologie Course Junior), Gosia Rdest (Chazel Technologie Course Junior) e Frédéric de Brabant (Chazel Technologie Course), que venceu a corrida e o título na categoria Gentlemen.
**CORRIDA 2: JOUSSET VENCE NOVAMENTE, BOSSY E VPS RACING CONSAGRADOS**
No domingo, Léo Jousset foi o mais rápido em uma leve garoa para garantir a última pole position da temporada, à frente de Charles Roussanne e Lukas Papin. Três Challengers, Louis Meric, Florian Coruble e Thibaut Bossy, seguiram na ordem, com a disputa pelo título da classe ainda aberta.
O sol voltou para a corrida final. Ao contrário do dia anterior, Léo Jousset segurou seus perseguidores e rapidamente abriu uma vantagem de mais de dois segundos, graças às batalhas travadas atrás dele entre Louis Méric, Lukas Papin e Florian Coruble. Lukas Papin eventualmente assumiu a liderança do grupo de perseguição antes de Charles Roussanne gradualmente subir no pelotão, ultrapassando Louis Méric, Florian Coruble e depois Lukas Papin na sétima volta. A corrida também apresentou o duelo entre Thibaut Bossy e Florian Coruble antes de Romain Monti (Chazel Technologie Course Junior) e Louis Méric se juntarem à luta pelo quarto lugar.
Léo Jousset permaneceu inabalável, enquanto Charles Roussanne resistiu aos ataques de Lukas Papin. Em quarto lugar, Romain Monti ficou à frente de Louis Méric após Florian Coruble tentar uma manobra agressiva para ultrapassar Thibaut Bossy na entrada da Parabolica. No entanto, Thibaut Bossy manteve sua vantagem para vencer o título dos Challengers. Depois de Florian Coruble ser penalizado por sua parte na colisão, Gosia Rdest, Sami Dhahri e os Gentlemen Frédéric de Brabant e Pierre Macchi completaram o top 10.
Charles Roussanne junta-se a Pierre Sancinéna, Gaël Castelli, Jean-Baptiste Mela, Lucas Frayssinet e Lorens Lecertua como campeão da Alpine ELF Cup Series. O piloto de 18 anos também venceu na categoria Júnior e receberá uma bolsa para ajudá-lo a subir para o GT4 com a Alpine. Thibaut Bossy (Challengers), Frédéric de Brabant (Gentlemen) e VPS Racing (Equipes) completam a lista de campeões da classe de 2024.
A Alpine ELF Cup Series divulgará seu calendário de 2025 nas redes sociais nesta terça-feira, no Facebook, X, Instagram e YouTube!
**CITAÇÕES**
**Charles Roussanne (Campeão da Alpine ELF Cup Series e Categoria Júnior):**
“Esta é minha segunda temporada no automobilismo e meu segundo título com a equipe VPS Racing. Este ano, as chaves para o sucesso foram trabalho duro e disciplina para darmos o nosso melhor e alcançar esse resultado. Contar com o apoio de Matthieu Vaxiviere, Aurélien Panis e Raphaël Serrano me ajudou enormemente. Seus conselhos e experiência são preciosos, tanto dentro quanto fora da pista. Desde minhas primeiras voltas ao volante, me senti incrivelmente confortável no Alpine A110 Cup. Ele tem uma ótima dirigibilidade e é muito divertido de pilotar, especialmente na chuva, como vimos várias vezes este ano. Me adaptei rapidamente e me senti confiante sobre minhas chances de conquistar um título. Mas não podia perder de vista meu objetivo. Após a pausa de verão, fui para cada encontro sabendo que precisava gerenciar sem cometer erros. Foi o que fizemos, e estou muito feliz. Agora estou aberto a todas as oportunidades e propostas, então não fecho portas para o futuro!”
**Thibaut Bossy (Campeão da Categoria Challengers):**
“Estou extremamente feliz por vencer o título dos Challengers. Isso me permitirá voltar no próximo ano, graças ao prêmio em dinheiro. Neste fim de semana, fiquei frustrado com meu ritmo na chuva e não consegui fazer funcionar no setor final. Me senti mais à vontade no seco, com ótimas disputas. Ficou intenso com Florian Coruble no final da corrida. Ele tentou de tudo, mas isso é automobilismo! Melhorei um pouco meu ritmo de corrida nesta temporada, mas ainda preciso trabalhar na classificação para começar mais à frente e facilitar as coisas para mim na corrida. De qualquer forma, continuo me divertindo muito ao volante do Alpine A110 Cup, um carro incrível com pneus slick e um formato de sprint que gosto muito.”
**Frédéric de Brabant (Campeão da Categoria Gentlemen):**
“Estou encantado por vencer este título, embora ainda não tenha caído a ficha. Apesar de ter 49 anos, é um sonho de infância que se realiza, especialmente em Monza, e eu nunca teria acreditado nisso quando comecei a correr novamente alguns anos atrás. Fizemos muito trabalho após os testes, e sábado foi simplesmente mágico, pois conseguimos alinhar tudo. Ainda assim, fiquei um pouco ansioso no reinício antes da última volta, pois sabia que poderia ganhar o título se as posições não mudassem. Talvez eu preferisse não ter sabido disso, para não ficar sob tanta pressão! Conseguimos segurar após um grande momento lado a lado na Parabolica com Philippe. Gostaria de tirar o chapéu para todos os meus rivais neste campeonato difícil. Provavelmente não sou o mais rápido ou o mais talentoso, mas sei que posso chegar lá se trabalhar o suficiente. O que vem a seguir? Muito provavelmente com este carro espetacular, o Alpine A110 Cup!”
Via assessoria de comunicação Alpine