Entre em contato conosco

Automobilismo

Carômetro da F1: Carlos Sainz

Publicado:

em

Sainz

O espanhol alcançou a primeira vitória na F1 em 2022

Para Carlos Sainz Jr, a velocidade está no sangue. A paixão pelo esporte a motor veio do pai, o bicampeão mundial de Rali (WRC), Carlos Sainz.

Mas Sainz optou pelas pistas ao invés das trilhas e estreou no kart aos 11 anos de idade. E aos 14 conquistou o título Ásia-Pacífico de KF3 e ficou em segundo lugar no Campeonato Espanhol. No ano seguinte foi campeão da Junior Mônaco Kart Cup e vice-campeão do Campeonato Europeu de KF3.

O debut nos monopostos veio em 2010, quando o espanhol competiu na Fórmula BMW pela equipe Euro International. Ainda em 2010 ele foi escolhido para fazer parte do programa junior de pilotos da Red Bull. Na temporada seguinte, Sainz pulou para a Fórmula Renault com a Korainen Motorsport, e com dez vitórias foi campeão da Copa Europa do Norte.

Sainz na Fórmula Renault – Imagem: Sebastiaan Rozendaal / Dutch Photo Agency / LAT Photographic

Já em 2012 ele avançou para a Fórmula 3 Europeia com a Carlin e terminou o campeonato em quinto lugar, com uma vitória em Spa-Francorchamps. Em 2013, Sainz foi para a Fórmula Renault 3.5, onde defendeu a DAMS por duas temporadas, vencendo o campeonato de 2014, com sete vitórias e sete pole positions, batendo o francês Pierre Gasly.

Em novembro de 2014 ele foi anunciado pela Toro Rosso (atual AlphaTauri) para o debut na Fórmula 1 na temporada seguinte, ao lado de Max Verstappen. Em sua primeira temporada o espanhol conquistou 16 pontos e foi o 15º colocado.

Sainz é anunciado na Toro Rosso – Imagem: Divulgação/Toro Rosso/Red Bull

Sainz defendeu a Toro Rosso por mais duas temporadas, mas ao final de 2017 ele deixou a equipe de Faença e fez as últimas quatro corridas do ano já pela Renault e terminou em nono lugar no campeonato.

A estadia na Renault durou apenas uma temporada e em agosto de 2018 ele foi anunciado pela McLaren para substituir o próprio ídolo em 2019, o espanhol Fernando Alonso que estava se aposentando.

Apesar da primeira corrida com a equipe britânica ter terminado prematuramente por um problema no motor Renault usado pela equipe, o ano de 2019 ficou marcado pelo primeiro pódio do espanhol na F1, um terceiro lugar no Grande Prêmio do Brasil (atual GP de São Paulo). Carlos encerrou a temporada na sexta colocação. Ele permaneceu na McLaren para a temporada 2020, e ficou muito perto da primeira vitória no GP da Itália, ele foi o segundo colocado, atrás de Gasly.

Sainz comemora com a equipe o primeiro pódio na F1 – Imagem: Getty Images

No meio da temporada Sainz já tinha uma nova equipe para 2021, foi escolhido pela Ferrari para ser o companheiro de Charles Leclerc, e substituir Sebastian Vettel que estava de mudança para a Aston Martin.

Na equipe de Maranello ele foi fundamental para a conquista do terceiro lugar no mundial de Construtores de 2021, terminando em quinto lugar no campeonato de pilotos. O espanhol esteve no pódio quatro vezes naquele ano, foi segundo no GP de Mônaco e terceiro na Hungria, Rússia e Abu Dhabi, terminou entre os 10 primeiros em 20 das 22 corridas, com a impressionante marca de 15 corridas seguidas no top 10.

Sainz comemora pódio em Mônaco em 2021 – Imagem: Divulgação/Scuderia Ferrari

Mas foi em 2022 que Sainz chegou ao topo do pódio, ao vencer o Grande Prêmio da Inglaterra. Aliás foi um final de semana histórico para o espanhol, já que no sábado ele garantiu a pole position e no domingo veio a tão sonhada primeira vitória na Fórmula 1. Apesar dos problemas com o motor, a falta de confiabilidade do F1-75 e as falhas de estratégia, Carlos ficou em quinto lugar no mundial de pilotos e a Ferrari foi segundo no campeonato de construtores.

A parceria entre Sainz e a turma de Maranello segue, com o contrato do piloto estendido para até o final de 2024. E para 2023, o espanhol vai em busca de mais vitórias e como sonhar não tem limites, quem sabe a maior vitória, o mundial de pilotos. Tudo vai depender de novo carro e de melhorias nas estratégias entregues pela Ferrari.

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.