Entre em contato conosco

Automobilismo

Carômetro da F1: Lewis Hamilton

Publicado:

em

Hamilton

O sete vezes campeão mundia

O nome Lewis Hamilton já virou sinônimo de vitórias na Fórmula 1. Nascido em Stevenage, na Inglaterra em 1985, o piloto é um dos maiores nomes da categoria. Com sete títulos mundiais, mesmo número de Michael Schumacher, a paixão pela velocidade nasceu no kart, aos oito anos de idade.

Entre 1995 e 2001, a evolução de Hamilton foi constante e os cinco títulos de campeão neste período falam por si só. Em 2001, além do kart, Lewis também competiu na Fórmula Renault britânica, e no segundo ano na categoria ele foi campeão do Campeonato Britânico.

Hamilton

Hamilton aos 12 anos – Imagem: Richard Saker/The Observer

Já em 2003, além da Fórmula Renault, o britânico também disputou o Campeonato Britânico de Fórmula 3, categoria na qual ele ficou até 2005, ano no qual venceu o F3 Euro Series e o Masters de Fórmula 3.

Em 2006 ele subiu para  GP2 e levou mais um título, o da GP2 Series. Na temporada seguinte já tinha lugar garantido na Fórmula 1, seria o novo companheiro de Fernando Alonso na McLaren.

Obstinado, o britânico enfrentou de igual para o igual o bicampeão, e já na segunda temporada no esporte, Lewis conquistou o primeiro título mundial, no GP do Brasil, em disputa eletrizante com Felipe Massa.

Hamilton

Lewis comemora o primeiro título mundial na F1 – Imagem: AP

Entre 2009 e 2012 Hamilton seguiu vencendo corridas e em 2013, tomou a decisão, vista por muitos como arriscada, de deixar a McLaren e ir para a Mercedes, que naquela época estava longe de ser a grande vitoriosa alemã que é hoje. Mas Lewis acreditava nos planos de Niki Lauda, e a Mercedes é até hoje a casa dele na F1.

Em 2014 veio o segundo título mundial, primeiro com a Mercedes e no ano seguinte o terceiro. Mas em 2016 Nico Rosberg o superou e levou o mundial.

Na temporada seguinte, uma crescente Ferrari desafiou Hamilton, mas o britânico mostrou versatilidade. Em 2017 Lewis se igualou a Vettel com o quarto título mundial, enquanto em 2018 os dois protagonizaram uma disputa intensa, que culminou no quinto título do britânico.

Hamilton

Hamilton comemora o 5º título mundial, vencido antecipadamento no México – Imagem: Wolfgang Wilhelm

O sexto título veio em 2019 e em 2020 Hamilton igualou a marca de Schumacher, ao se tornar sete vezes campeão mundial.

Porém em 2021, Max Verstappen quebrou a hegemonia do rival e no polêmico GP de Abu Dhabi, conquistou seu primeiro campeonato. Em 2022, a Mercedes teve vários problemas com o carro, as novas especificações e regulamentos trouxeram mudanças e FW13 foi um desafio.

Apesar dos problemas, Hamilton se manteve focado e trabalhando com os engenheiros na pista e nas fábricas para trazer melhorias. E ao longo do ano, Lewis subiu nove vezes ao pódio e acabou em sexto.

Hamilton

Hamilton vence em casa pela oitava vez – Imagem: Fórmula 1

Além de ser heptacampeão, ele é também o dono de alguns recordes dentro da F1:

  • Maior número de poles: 103
  • Maior número de vitórias: 103
  • Maior número de vitórias largando da pole: 61
  • Maior número de pódios: 191
  • Maior número de vitórias em casa: 8 no GP da Grã-Betanha
  • Maior número de voltas lideradas: 5.396
  • Maior número de pontos na carreira: 4.165,5
  • Maior número de Grand Chelem (quando o piloto faz a pole, vence e tem a volta mais rápida da corrida) em uma mesma temporada: 3

Para 2023, os fãs de Hamilton (e também da Mercedes) desejam um carro mais confiável e mais rápido, mais vitórias e quem sabe, o oitavo título mundial.

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.