Entre em contato conosco

Fórmula E

Bird conquista vitória épica em São Paulo

Publicado:

em

Bird

Sam Bird protagonizou uma das manobras mais espetaculares da história da Fórmula E ao vencer o E-Prix de São Paulo de 2024, na quarta etapa do campeonato. Em uma última volta emocionante, o piloto da NEOM McLaren superou seu ex-companheiro de equipe Mitch Evans (Jaguar TCS Racing), garantindo a primeira vitória da equipe na categoria.

Liderança disputada:

  • Bird assumiu a ponta no início da corrida com o MODO ATAQUE, segurando o ímpeto de Pascal Wehrlein (TAG Heuer Porsche), detentor da pole position.
  • A disputa foi acirrada, com os 15 primeiros colocados separados por apenas alguns segundos e os 10 primeiros por apenas três segundos em diversos momentos.
  • Bird, os Porsches de Wehrlein e Antonio Félix da Costa, o Jaguar de Evans e Jake Dennis da Andretti se revezaram na liderança.

Safety Car e reviravolta:

  • Dois períodos de Safety Car, incluindo um para remover o Jaguar de Nick Cassidy (líder do campeonato) após um acidente na volta 16, transformaram a corrida em uma disputa frenética até a linha de chegada.
  • Nas últimas sete voltas (incluindo as três adicionadas pelo Safety Car), Evans parecia ter a vitória garantida após ultrapassar Bird na Curva 3.

Ultrapassagem memorável:

  • Demonstrando grande determinação e resiliência, Bird não desistiu. Sabendo que sua última vitória havia sido em Nova York em 2021, ele arriscou tudo na última chance, ultrapassando Evans na Curva 10 e assumindo a liderança na Curva 11.
  • A manobra espetacular de Bird resultou em uma vitória memorável, considerada uma das melhores jogadas e resultados da história da Fórmula E.

Pódio e classificação:

  • Oliver Rowland (Nissan) ultrapassou Dennis e Wehrlein na última curva para conquistar o terceiro lugar.
  • Antonio Félix da Costa (TAG Heuer Porsche) completou o top 5.
  • Os brasileiros Lucas Di Grassi (ABT CUPRA) e Sérgio Sette Câmara (ERT) terminaram em 13º e 16º, respectivamente.
  • Com o abandono de Cassidy, Wehrlein assume a liderança do campeonato com 57 pontos, seguido por Evans com 39 pontos.

Momentos marcantes:

  • A incrível ultrapassagem de Bird na última volta.
  • A disputa acirrada entre os líderes durante toda a corrida.
  • Os dois períodos de Safety Car que agitaram a corrida.
  • O desempenho decepcionante dos pilotos brasileiros.

Abre Aspas:

“Que resultado excepcional para mim e para a NEOM McLaren conseguirmos nossa primeira vitória juntos. É especialmente especial fazer isso aqui no Brasil, lar de Ayrton Senna e com o apoio de Emerson Fittipaldi no pódio. Esta é uma grande recompensa para todos que trabalharam incansavelmente com a equipe desde o início – eu me juntei à NEOM McLaren no segundo ano e já vi tanto progresso.

Não poderia estar mais orgulhoso de cada pessoa na equipe. Um grande obrigado também à Nissan, nossos fornecedores de powertrain, por continuarem a melhorar e nos fornecerem o powertrain capaz de fazer o que fizemos hoje. Estou ansioso para continuar celebrando, e vamos nos concentrar em Tóquio daqui a algumas semanas.” – Sam Bird

“Pudemos tirar aspectos positivos e negativos desta semana em São Paulo. O maior ponto positivo é a vitória de Sam, e é um crédito para todos na equipe e para todo o trabalho árduo que cada pessoa colocou. Conseguir uma vitória tão cedo na temporada – esperávamos fazer isso e é um crédito para todo o trabalho árduo nos bastidores durante a entressafra.

Do meu lado, foi uma corrida difícil. Tive um começo muito bom – cheguei ao P7, mas fui empurrado para trás ao tentar uma manobra e perdi cerca de quatro lugares. A partir daí, foi uma corrida difícil – estávamos no meio do pelotão onde não conseguíamos usar a força do nosso carro. Quando estamos entre os cinco primeiros, somos capazes de ter uma boa corrida, mas quando estamos no meio do pelotão, é um pouco mais difícil. É uma pena termos que abandonar. Lutamos com a confiabilidade, mas vamos nos reagrupar. Vamos olhar para Tóquio e ter em mente que temos um carro forte se nos classificarmos bem, o que deve ser nosso objetivo para a próxima corrida.” Jake Hughes

“Que dia incrível para a equipe NEOM McLaren de Fórmula E! Acabamos de testemunhar um momento histórico nos 61 anos de história da McLaren. A primeira vitória totalmente elétrica para a McLaren Racing, e não poderia estar mais orgulhoso da equipe.

A corrida de Sam, a maneira como ele a gerenciou junto com toda a equipe, foi absolutamente perfeita – o que se mostrou crucial em uma corrida incrivelmente difícil. Acho bastante apropriado que a pessoa que trouxe à McLaren Racing seu primeiro Campeonato Mundial de Construtores, Emerson Fittipaldi, tenha sido quem acenou para Sam ao cruzar a linha com a bandeira quadriculada, aqui em São Paulo. Mais uma vez, um momento chave para a McLaren Racing; é avançar e crescer a partir daqui.

Foi uma corrida muito mais difícil para o Jake. Dito isso, uma das coisas que dissemos desde o início é que Jake faz parte desta equipe desde o início, e sem seu trabalho árduo e dedicação, não estaríamos comemorando a vitória aqui hoje. Portanto, um enorme agradecimento também vai para ele. Entendemos o que deu errado com sua corrida, e estou confiante de que, com ele e a equipe por trás dele, encontraremos nosso caminho de volta.

Um enorme, enorme agradecimento e parabéns ao nosso fornecedor de powertrain, Nissan. Não poderia estar mais orgulhoso de ver dois carros com motor Nissan nos degraus mais altos hoje, então parabéns a Ollie, parabéns a toda a equipe. Por fim, uma menção especial aos nossos Parceiros que nos apoiaram ao longo do tempo – estamos ansiosos para lhes dar mais pódios e vitórias no futuro.” – Ian James

“Observamos uma melhoria clara de sessão para sessão, a performance na qualificação foi a melhor da temporada até agora. Entramos na corrida com um bom pressentimento, mesmo sendo difícil implementar uma estratégia ótima devido às altas temperaturas. A corrida turbulenta, com muitas ultrapassagens, foi ótima para os espectadores, mas custou a corrida para Nico após uma colisão. Fizemos o melhor da situação e lutamos por pontos até o final.” Martin Tomczyk, Diretor da ABT Motorsport

“Foi uma semana incrível aqui na minha cidade natal – muitíssimo obrigado a todas as pessoas que tornaram este evento tão especial para mim. Dedicamos tudo na corrida para também estabelecer um destaque esportivo. No final, o 13º lugar é o melhor resultado da temporada até agora, mas obviamente não é o que esperávamos. O calor drenou muita energia das baterias, e foi muito difícil encontrar a estratégia certa. Podemos ver que resultados melhores são possíveis, e não desistiremos até alcançarmos nossos objetivos.” Lucas di Grassi

“Este foi um dia de corrida com altos e baixos. Na qualificação, fomos rápidos em uma volta e chegamos à fase de duelo – foi bom ver isso. A própria corrida foi turbulenta, houve muita confusão, o que não ajudou. Após dois contatos, tivemos que trocar a asa dianteira, depois um pedaço de plástico que provavelmente pegamos impediu o resfriamento ótimo e tivemos que nos aposentar.” Nico Müller

“Nunca queremos estar lutando fora das dez primeiras posições, mas em alguns fins de semana essa é a nossa realidade. Acredito que tirei o máximo que pude do carro neste fim de semana. Poderia ter terminado em 14º lugar, mas tive um pequeno problema no final da corrida em termos de gerenciamento de energia, mas no geral estou feliz por ver minha família aqui, meus amigos e todos os fãs brasileiros – mal posso esperar para voltar no próximo ano, mas o que quero mudar é estar lutando pelas cinco primeiras posições ou por pódios da próxima vez aqui, sabendo que teremos um carro muito mais competitivo, e agora estou realmente ansioso por Tóquio.” Sette Câmara

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.