Entre em contato conosco

Automobilismo

Aston Martin anuncia Fernando Alonso para 2023

Publicado:

em

Imagem: Getty Images

As férias de verão da Fórmula 1 começaram com o anúncio de que Fernando Alonso está de saída da Alpine. O bicampeão vai assumir o assento de Sebastian Vettel, na Aston Martin.

Como tudo aconteceu

Na última quinta-feira (28) Vettel anunciou que se aposentaria ao final da temporada de 2022. Ele e a Aston Martin vem negociando a renovação do tetracampeão há alguns meses e até o GP da França tudo parecia caminhar para que o alemão ficasse mais tempo na equipe.

Mas enquanto Vettel não decidia, a Aston Martin trabalhava outros nomes para 2023. Se não pudesse contar com o alemão, a equipe gostaria de um nome de peso.

E é aí que entra Fernando Alonso, bicampeão mundial, com um longo histórico na modalidade, com Ferrari e Mclaren no currículo. E o mais importante, ainda sem contrato para o próximo ano.

Mas, e a Alpine?

Atualmente Alonso corre pela francesa Alpine, e tem como companheiro o jovem Esteban Ocon. A equipe e o espanhol também conversavam sobre uma renovação, mas a duração do novo contrato era um entrave.

Alonso gostaria de um contrato para múltiplos anos, a Alpine estava oferecendo apenas um ano.

Mas por que apenas um ano?

Bom a Alpine tem hoje como piloto reserva Oscar Piastri, da academia da equipe e campeão da F2 em 2021. A intenção é que Piastri estreie como piloto principal em 2024.

Antes de tudo, para que isso aconteça a equipe precisa ter uma vaga para o australiano. Como Ocon já tem contrato até o fim de 2024 com a Alpine, os franceses não poderiam renovar com Alonso para mais de uma temporada.

Além disso, Piastri teria sido sondado por outras equipe, como a McLaren para assumir uma posição já em 2023. A Alpine não poderia perder o piloto da casa.

Dessa forma Alonso optou por deixar a equipe.

Alonso na Aston Martin

Na quarta-feira (27),Vettel comunicou o dono da Aston Martin, Lawrence Stroll, da sua decisão. Lawrence viu em Alonso a chance de ter alguém talentoso e que demonstraria a intenção clara da equipe de se tornar uma campeã.

Enquanto não tem grandes resultados na pista, a equipe vem trabalhando duro nos bastidores para o futuro brilhante desejado por todos.

A assinatura de novo contrato entre Alonso e Aston Martin aconteceu  no último final de semana, durante o GP da Hungria. E nos termos que o bicampeão queria, múltiplos anos.

A chegada de Alonso trará para Lance Stroll um novo mentor e para equipe uma nova motivação para desenvolver um carro melhor e conquistar um desempenho vitorioso.

Mas a Aston Martin é a penúltima no campeonato

Enquanto a afirmação não deixa de ser verdadeira, agora tem Dan Fallows como chefe de aerodinâmica. Fallows integrava a vencedora Red Bull desde 2006, até abril deste ano.

Junto com a equipe austríaca ele conquistou quatro campeonatos de construtores e cinco de pilotos, os quatro de Vettel e o primeiro de Verstappen.

Então sim, o carro da equipe deste ano deixa a desejar, mas o futuro pode ser bem diferente.

Por último, a Aston Martin terá uma nova fábrica no ano que vem, e investiu também em um novo e moderno túnel de vento. E Alonso está pronto para liderar essa jornada.

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.