Entre em contato conosco

Automobilismo

Martelo batido! Oscar Piastri vai pilotar pela McLaren em 2023

Publicado:

em

Se você esteve morando embaixo de uma pedra no último mês e não se manteve informado sobre a silly season da Fórmula 1, talvez você não saiba do cabo de guerra entre McLaren e Alpine. O prêmio? O jovem talento Oscar Piastri.

COMO TUDO COMEÇOU: Oscar Piastri foi formado pela academia de pilotos da Alpine, e ocupa nesta temporada a posição de piloto reserva da equipe francesa, depois de vencer o campeonato mundial da F2 em 2021. Piastri vinha sendo cotado para uma vaga na Williams e chegou a ser anunciado pela Alpine para substituir Fernando Alonso na próxima temporada.

Alonso

Alonso vai substituir Vettel na Aston Martin – Imagem: Getty Images

Por outro lado, a McLaren já tinha dois pilotos sob contrato para o ano que vem, Lando Norris e Daniel Ricciardo. Sendo o segundo constante alvo de críticas do CEO da equipe britânica por falta de resultados. O fato é que Ricciardo entrou para a McLaren em 2021 e levou algum tempo para se adaptar ao carro, mas foi responsável por conquistar a única vitória da equipe nos últimos 10 anos. O australiano venceu o GP de Monza de 2021.

SILLY SEASON: as férias de verão da F1 costumam ser palco dos anúncios de renovações e novos contratos entre pilotos para a próxima temporada. Mas neste ano, o drama foi um pouco além do normal.

No dia 28 de Julho Sebastian Vettel anunciou que estava se aposentando e dias depois a equipe Aston Martin divulgou Fernando Alonso para o lugar deixado por Vettel. Com isso a atual equipe de Alonso, a Alpine, ficou com um assento vago e tomou a decisão mais lógica, decidiu promover Piastri para a posição de piloto titular, ao lado de Esteban Ocon.

Mas não demorou muito para Piastri negar que ficaria na Alpine. E foi aí que muita coisa mudou.

ONDE ENTRA A MCLAREN? Bom, Zak Brown estava descontente com Ricciardo, que também estava descontente com o próprio desempenho. Mas em 13 de julho, pouco tempo antes das férias, os dois lados confirmaram que permaneceriam juntos até o final do contrato.

Porém o alto escalão da McLaren já tinha um plano B em andamento e já tinha assinado um contrato com Piastri em 4 de julho. Contrato esse que especula-se que inicialmente era apenas para a vaga de reserva em 2023, com a promessa de titularidade a partir de 2024.

Ricciardo

Ricciardo vence Monza 21 – Imagem: Getty Images

E depois de muita conversa e negociação, Ricciardo e McLaren decidiram encerrar a parceria no fim de 2022. A confirmação veio na na volta das férias. Mas o anúncio de Piastri demorou uma semana.

COMISSÃO DE RECONHECIMENTO DE CONTRATOS: a disputa por Oscar Piastri foi levado para o âmbito legal, com a equipe francesa afirmando ter direitos contratuais com o piloto. Foram quatro dias de avaliação do documentos entregues pelas duas equipes e, nesta sexta-feira (2), a comissão decidiu que o contrato entre Piastri e McLaren era válido e o jovem australiano deveria ficar com a equipe britânica.

COMO FICA DANIEL RICCIARDO? O experiente piloto tem uma longa carreira na F1, venceu oito corrida, tem 32 pódios e por enquanto não tem uma vaga para 2023. Existem opções para Ricciardo, ele já foi citado por Otmar Szafnauer, chefe da Alpine, e por Gunther Steiner, chefe da Haas. Além disso, Alfa Romeo, Williams e AlphaTauri ainda não confirmaram suas duplas para o ano que vem.

Daniel disse em entrevista a diversos meios que não pretende deixar a categoria, e que pode sim tirar um ano sabático em 23 e retornar em 24, caso as negociações falhem. Zak Brown disse que ofereceu uma vaga na Indy, mas Ricciardo declinou a oferta.

Rumores ainda apontam o australiano como opção para piloto reserva da Mercedes, que está fazendo mudanças para ano que vem.

A VAGA NA ALPINE: Ricciardo não é o único cotado para ser companheiro de Ocon. A Alpine está explorando opções e está de olho em outro francês, Pierre Gasly, que atualmente corre pela AlphaTauri. O conselheiro da Red Bull e da AlphaTauri, Helmut Marko afirmou que as negociações existem e que a equipe não vai ser um problema caso Gasly decida ir para a Alpine.

A expectativa é que a Alpine anuncie o line-up de 2023 nas próximas semanas, depois do fim da passagem da F1 pela Europa. E como efeito dominó, a confirmação do grid completo para ano que vem não deve demorar.

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.