Entre em contato conosco

WEC

Akkodis ASP Team continua seu aprendizado

Publicado:

em

A segunda rodada do Campeonato Mundial de Endurance (WEC) aconteceu no último fim de semana em um dos principais centros automobilísticos do mundo, no circuito de Imola, na Itália. Após um começo complicado da temporada no Catar, a Akkodis ASP Team prosseguiu com seu aprendizado na disciplina. Embora os treinos livres fossem promissores, as sessões de classificação foram um pouco decepcionantes (P16 para o #78 e P17 para o #87). Mas durante a corrida de 6 horas, a chuva chegou, definindo o ritmo para o pelotão de carros LMGT3. Depois de uma corrida de altos e baixos, onde pneus slick e de chuva desempenharam papéis cruciais, José María López, Esteban Masson, Takeshi Kimura no Lexus RCF GT3 #87 terminaram em 15º lugar, enquanto Kelvin Van der Linde, Timur Boguslavskiy e Arnold Robin, a bordo do #78, ficaram em 14º. A próxima rodada do campeonato será as 6 Horas de Spa-Francorchamps em 11 de maio.

Marcada pelos nomes de curvas lendárias, como a Tamburello Variant e Acqua Minerale, as primeiras voltas dos dois Lexus RCF GT3 da Akkodis ASP Team foram encorajadoras. Após terminar a primeira corrida com apenas um carro, a equipe francesa continuou sua descoberta do campeonato. Os treinos livres permitiram que a equipe se adaptasse e testasse diferentes configurações. Eles terminaram com um Top 9 para o #87 e um Top 17 para o #78.

As sessões de classificação foram acirradas e, em apenas alguns minutos, marcar um bom tempo se tornou um exercício de estilo, pontuado por um pouco de sorte. No final da sessão, a entrada no Hyperpole LMGT3, reservada para os Top 10, escapou. Seguindo as regulamentações, Arnold Robin (#78) e Takeshi Kimura (#87) estavam ao volante, terminando respectivamente em 16º e 17º lugares.

Uma corrida encharcada!
A largada da corrida de 6 horas foi dada no domingo às 13h00. O clima estava incerto e a temperatura estava bastante fria, o que nunca é um bom sinal em Imola… A chuva poderia chegar e estragar a festa. A largada foi tumultuada e colisões eram inevitáveis, tanto nas classes GT quanto Hypercar. O primeiro procedimento de Bandeira Amarela Total foi acionado.

No recomeço, Arnold Robin (#78) e Takeshi Kimura (#87) entraram na dança. As voltas passavam e o ritmo aumentava. Após 1h30 de corrida, Arnold Robin estava em 11º, enquanto Takeshi Kimura ocupava o P13.
Kelvin Van der Linde assumiu o volante do #78 na marca das duas horas e aproveitou as paradas nos boxes para ganhar posições, adotando uma abordagem particularmente assertiva. Pouco antes da metade da corrida, o #78 estava em P5, graças a uma parada a menos que seus adversários e uma excelente performance de Kelvin. Infelizmente, eles perderam a vantagem devido a uma penalidade por ultrapassar os limites da pista, o que também os fez sair da volta do líder. Uma primeira chuva tornou a pista traiçoeira, mas foi com 2h20 restantes que os eventos se intensificaram. A chuva ficou mais intensa e a Race Control declarou pista molhada, acionando o safety-car. Jogando com o equilíbrio por um tempo, os pilotos tiveram que usar pneus de chuva.

Timur Boguslavskiy estava no #78 enquanto Esteban Masson entrou no #87. As condições eram delicadas e gerenciar o tráfego era primordial. Os dois pilotos da Akkodis ASP Team gerenciaram bem a relargada. Infelizmente, em Rivazza, Timur saiu da pista, mas conseguiu voltar ao asfalto. Esta saída não planejada forçou o #78 a voltar aos boxes e colocar pneus de chuva no momento errado. No #87, Esteban Masson teve uma ótima recuperação, chegando ao 6º lugar durante sua passagem. Mas durante a parada nos boxes, o carro não quis ligar. Um minuto se passou e o Lexus RCF GT3 #87 se viu uma volta atrás. Para a última perna, José María López assumiu o volante e recuperou posições, mantendo um olho nos limites da pista.

A última parte da corrida foi dominada pela batalha acontecendo na frente. Na classe LMGT3, o jogo estava encerrado. Os dois Lexus RCF cruzaram a linha de chegada. Kelvin Van der Linde, Timur Boguslavskiy e Arnold Robin (#78) ficaram em 14º, logo à frente de José María López, Esteban Masson e Takeshi Kimura no #87. Informações valiosas foram coletadas no último fim de semana para melhorar o desempenho de ambos os carros. Para a terceira rodada, no circuito de Spa-Francorchamps (11 de maio), um traçado que a equipe conhece bem, eles terão que ficar de olho no clima, sempre imprevisível nas Ardenas belgas.

Via assessoria de comunicação Akkodis

Foto: Akkodis

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.