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Fórmula 1

50 vitórias de Max Verstappen

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Neste domingo (22), Max Verstappen (RBR) venceu o GP dos EUA e chegou a 50ª vitória da carreira. O holandês largou em sexto, mas superou os adversáriso e sai de Austin, Texas, vitorioso. Lewis Hamilton (Mercedes) superou Lando Norris (McLaren) e ficou com a segunda posição, enquanto Norris foi o terceiro.

Largada

Logo que as luzes vermelhas se apagaram, Norris largou melhor que Charles Leclerc (Ferrari), enquanto Carlos Sainz (Ferrari) ultrapassou Hamilton e Verstappen superou George Russell (Mercedes), que perdeu três posições. Mais atrás as duplas da Haas e da Aston Martin se juntavam aos outros pilotos depois de largaram do pit por trocas de peças e no ajustes do carros.

Na volta 4 Hamilton devolve a ultrapassagem de Sainz, e assume a terceira posição. Duas voltas depois o heptacampeão passa também por Leclerc, e passa a ser segundo.

Norris reagiu mais rápido que Leclerc na largada – Imagem: Reprodução/ Fórmula 1

Abandonos

Ao final das primeiras 10 voltas, dois carros já não estavam mais na corrida. Primeiro foi Esteban Ocon (Alpine), que tocou com Oscar Piastri (Mclaren) nas voltas iniciais. O incidente deixou um buraco no sidepod direito do carro, e forçou o abandono na volta 7. Três voltas depois foi Piastri quem deixou a corrida com problemas de super aquecimento.

Nesse meio tempo, Verstappen já tinha superado Sainz e estava a caça de Leclerc. A ultrapassagem veio na volta 11, porém seis voltas depois o tricampeçao foi para os boxes, trocando os médios usados pos novos, o que já deixava claro que a estratégia era de duas paradas. Norris parou na volta seguinte, calçando pneus duros, e deixando o caminho livre para Hamilton assumir a liderança da corrida.

Contudo a liderança de Lewis durou apenas até a volta 21 quando ele fez a sua parada e também colocou pneus duros. E assim, depois que todos fizeram seus pit stops, Norris reassumiu a liderança na volta 24, seguido de Verstappen e Hamilton.

Ultrapassagem da vitória

Embora Norris tivesse pneus mais novos que Max, o composto médio e o excelente desempenho do RB19 ajudaram Verstappen a superar o britânico e, pela primeira vez na corrida, assumir a ponta. Inegavelmente, essa ultrapassagem foi crucial para a vitória do holandês.

Norris jogou duro, mas Verstappen conseguiu a ultrapassagem – Imagem: Reprodução/ Fórmula 1

Nesse interim, Sergio Pérez (RBR), que largou em nono, agora já era quinto e seguia Sainz de perto, na busca de uma ultrapassagem.

Na volta 35, Norris via Hamilton cada vez mais perto, assim a equipe decidiu fazer o segundo pit stop. A Red Bull então chamou Verstappen na volta seguinte. Hamilton ficou na liderança até a volta 38, quando parou e colocou pneus médios novos, uma vantagem importante quando Norris e Verstappen tinham agora pneus duros. Lewis voltou à pista em quarto, mas precisou de apenas duas voltas para passar por Leclerc. E na volta 49 ele batalhou com Norris e se saiu melhor, assumindo a segunda colocação.

Altos e baixos

Com o propósito de fazer uma corrida de recuperação, Fernando Alonso (Aston Martin) parecia ter tudo sob controle e estava na zona de pontuação, quando foi obrigado a abandonar com uma suspeita de danos ao assoalho. Na contramão, Lance Stroll (Aston Martin) conseguiu terminar a corrida e conquistou os dois pontos da nona colocação.

Lá na frente, Sainz passou por Leclerc e até tentou chegar em Norris, mas não conseguiu. O espanhol foi o quarto, enquanto Leclerc ainda perdeu a quinta posição para Pérez. Russell ficou em sétimo, seguido de Pierre Gasly (Alpine), que teve um domingo bem melhor que seu companheiro. Yuki Tsunoda (AlphaTauri) foi o décimo e ainda faturou o ponto extra da volta mais rápida, porém seu companheiro, Daniel Ricciardo, foi o último por conta de danos ao carro.

A Fórmula 1 segue de Austin direto para a Cidade do México já nesta semana para o GP do México, que acontece no domingo 29.

Classificação final do GP dos EUA – Imagem: Reprodução/ Fórmula 1

Desclassificação

Horas depois do final da prova, a FIA anunciou que Hamilton e Leclerc deveriam se reportar aos comissários porque na análise pós corrida ambos os carros não passaram no teste das pranchas que controlam a altura do carro. Representantes das equipes se reuniram com os comissários, e ficou comprovadoa a falha. Assim, tanto Lewis quanto Charles foram desclassificados.

Com isso, Norris é oficiamente o segundo e Sainz o terceiro. Por conta da desclassificação dos dois pilotos, a dupla da Williams ganhou duas posições e Logan Sargeant pontuou pela primeira vez na temporada. Sargeant é o primeiro piloto norte americano a pontuar desde 1993.

Resultado final do GP dos EUA: Imagem: Reprodução/ FIA

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