Fórmula 1
50 vitórias de Max Verstappen
Neste domingo (22), Max Verstappen (RBR) venceu o GP dos EUA e chegou a 50ª vitória da carreira. O holandês largou em sexto, mas superou os adversáriso e sai de Austin, Texas, vitorioso. Lewis Hamilton (Mercedes) superou Lando Norris (McLaren) e ficou com a segunda posição, enquanto Norris foi o terceiro.
Largada
Logo que as luzes vermelhas se apagaram, Norris largou melhor que Charles Leclerc (Ferrari), enquanto Carlos Sainz (Ferrari) ultrapassou Hamilton e Verstappen superou George Russell (Mercedes), que perdeu três posições. Mais atrás as duplas da Haas e da Aston Martin se juntavam aos outros pilotos depois de largaram do pit por trocas de peças e no ajustes do carros.
Na volta 4 Hamilton devolve a ultrapassagem de Sainz, e assume a terceira posição. Duas voltas depois o heptacampeão passa também por Leclerc, e passa a ser segundo.
Abandonos
Ao final das primeiras 10 voltas, dois carros já não estavam mais na corrida. Primeiro foi Esteban Ocon (Alpine), que tocou com Oscar Piastri (Mclaren) nas voltas iniciais. O incidente deixou um buraco no sidepod direito do carro, e forçou o abandono na volta 7. Três voltas depois foi Piastri quem deixou a corrida com problemas de super aquecimento.
Nesse meio tempo, Verstappen já tinha superado Sainz e estava a caça de Leclerc. A ultrapassagem veio na volta 11, porém seis voltas depois o tricampeçao foi para os boxes, trocando os médios usados pos novos, o que já deixava claro que a estratégia era de duas paradas. Norris parou na volta seguinte, calçando pneus duros, e deixando o caminho livre para Hamilton assumir a liderança da corrida.
Contudo a liderança de Lewis durou apenas até a volta 21 quando ele fez a sua parada e também colocou pneus duros. E assim, depois que todos fizeram seus pit stops, Norris reassumiu a liderança na volta 24, seguido de Verstappen e Hamilton.
Ultrapassagem da vitória
Embora Norris tivesse pneus mais novos que Max, o composto médio e o excelente desempenho do RB19 ajudaram Verstappen a superar o britânico e, pela primeira vez na corrida, assumir a ponta. Inegavelmente, essa ultrapassagem foi crucial para a vitória do holandês.
Nesse interim, Sergio Pérez (RBR), que largou em nono, agora já era quinto e seguia Sainz de perto, na busca de uma ultrapassagem.
Na volta 35, Norris via Hamilton cada vez mais perto, assim a equipe decidiu fazer o segundo pit stop. A Red Bull então chamou Verstappen na volta seguinte. Hamilton ficou na liderança até a volta 38, quando parou e colocou pneus médios novos, uma vantagem importante quando Norris e Verstappen tinham agora pneus duros. Lewis voltou à pista em quarto, mas precisou de apenas duas voltas para passar por Leclerc. E na volta 49 ele batalhou com Norris e se saiu melhor, assumindo a segunda colocação.
Altos e baixos
Com o propósito de fazer uma corrida de recuperação, Fernando Alonso (Aston Martin) parecia ter tudo sob controle e estava na zona de pontuação, quando foi obrigado a abandonar com uma suspeita de danos ao assoalho. Na contramão, Lance Stroll (Aston Martin) conseguiu terminar a corrida e conquistou os dois pontos da nona colocação.
Lá na frente, Sainz passou por Leclerc e até tentou chegar em Norris, mas não conseguiu. O espanhol foi o quarto, enquanto Leclerc ainda perdeu a quinta posição para Pérez. Russell ficou em sétimo, seguido de Pierre Gasly (Alpine), que teve um domingo bem melhor que seu companheiro. Yuki Tsunoda (AlphaTauri) foi o décimo e ainda faturou o ponto extra da volta mais rápida, porém seu companheiro, Daniel Ricciardo, foi o último por conta de danos ao carro.
A Fórmula 1 segue de Austin direto para a Cidade do México já nesta semana para o GP do México, que acontece no domingo 29.
Desclassificação
Horas depois do final da prova, a FIA anunciou que Hamilton e Leclerc deveriam se reportar aos comissários porque na análise pós corrida ambos os carros não passaram no teste das pranchas que controlam a altura do carro. Representantes das equipes se reuniram com os comissários, e ficou comprovadoa a falha. Assim, tanto Lewis quanto Charles foram desclassificados.
Com isso, Norris é oficiamente o segundo e Sainz o terceiro. Por conta da desclassificação dos dois pilotos, a dupla da Williams ganhou duas posições e Logan Sargeant pontuou pela primeira vez na temporada. Sargeant é o primeiro piloto norte americano a pontuar desde 1993.