Entre em contato conosco

Automobilismo

10 Destaques da temporada 8 da Fórmula E

Publicado:

em

Fórmula E

No último fim de semana, entre os dias 12 a 14 de Agosto em Seul na Coréia do Sul, aconteceu a última etapa da temporada da Fórmula E em que Stoffel Vandoorne se sagrou campeão da categoria. 

Contudo, esse não foi o único destaque da temporada. Vamos aqui relembrar alguns ocorridos dessa temporada que foi a mais longa até agora desde o início da categoria. 

  1. 9 pilotos de 7 equipes diferentes ganharam pelo menos uma corrida. Vamos nos lembrar deles: Edoardo Mortara da Venturi Racing; Mitch Evans da Jaguar Racing; Nyck de Vries da Mercedes; Lucas di Grassi da Venturi Racing; Pascal Wehrlein da Porsche; Antônio Félix da Costa da DS Techeetah; Stoffel Vandoorne da Mercedes; Nick Cassidy da Envision e Jake Dennis da Andretti. Os destaques dentre os vencedores foram Edoardo Mortara e Mitch Evans que venceram 4 corridas cada. Contudo, o grande número de vitórias não foi o suficiente para tirar o título de Vandoorne.

  1. Todas equipes pontuaram! Até o ePrix de Londres a única equipe a não pontuar foi a Dragon Penske e por um instante até imaginava-se que tal feito não seria possível. O piloto brasileiro Sérgio Sette Câmara em vários momentos conseguiu boas posições de largada e durante algumas provas até conseguia manter bom ritmo em determinados momentos. Todavia, o carro sofria com um alto gasto da bateria e era péssimo em regenerar energia. Mas em Londres, Sette Câmara conseguiu administrar a corrida do domingo e marcar os únicos dois pontos da equipe na temporada. A Dragon Penske terminou em último nos construtores. 

  1. Aproveitando o momento que estamos falando da Dragon Penske e Antonio Giovinazzi, o italiano foi o único piloto da temporada regular a não pontuar. Sofrendo muito com a adaptação com os monopostos elétricos e a baixa competitividade do seu equipamento, não conseguiu fazer nada além de algumas classificações impressionantes para o nível de carro que tinha em mãos. Certamente o seu destaque foi para o P3 na classificatória do ePrix de Londres, mas infelizmente não conseguiu pontuar. 

  1. A Mahindra foi a única equipe que fez pódio, mas não ganhou nenhuma corrida.  A equipe indiana teve seu melhor momento da temporada no ePrix de Seul contando com uma boa classificação de Oliver Rowland que contou com a chuva para ter um destaque na temporada, marcando uma pole position e o único pódio da temporada. 

  1. Quebra de recordes! Lucas di Grassi entrou na história da categoria ao ser o primeiro piloto a ultrapassar 1000 pontos marcados e 100 largadas. Como se não bastasse isso, Di Grassi se tornou ao lado de Buemi, o piloto com mais vitórias na categoria e, de maneira isolada, o maior recordista de pódios, com 39 até o presente momento. 

  1. A Mercedes foi a montadora que mais ganhou corridas na temporada. A equipe alemã foi o grande destaque na temporada, não só por ter conquistado o título de pilotos e construtores por duas vezes seguidas, mas por ter sido a montadora com mais vitórias na temporada. Ao todo foram 8 vitórias, sendo que 5 delas com a Venturi, equipe cliente que comprava seus Powertrains. Com a própria Mercedes foram apenas 3 vitórias, duas de Nyck de Vries e uma de Stoffel Vandoorne. 

  1. Mudança no sistema de treinos classificatórios. Certamente uma coisa que trouxe bastante mudança na Fórmula E foi o classificatório que até ano passado seguia de uma forma que se assemelhava aos tradicionais Q1, Q2 e Q3 em que tornavam as coisas mais imprevisíveis, principalmente por conta das mudanças de condições da pista. Tanto que no ano passado, por conta dessa imprevisibilidade, vários pilotos chegaram com chances de título. Agora com o sistema de mata-mata, os principais pilotos e equipes tinham destaque.  

  1. 6 montadoras diferentes ganharam corridas! Entre as categorias de monopostos existentes, a Fórmula E até a temporada de 2022 era a categoria que mais possuía montadoras diferentes em seu grid. Mesmo com a saída oficial de algumas, elas ainda forneceram seus Powertrains para algumas equipes, possibilitando a elas serem competitivas e brigar por vitórias. As montadoras que ganharam corrida foram: BMW, Audi, Mercedes-Benz, Porsche, DS e Jaguar. 

  1. O piloto com mais pódios foi Stoffel Vandoorne. Com 8 pódios no total e deixando de pontuar em apenas uma corrida, no ePrix do México, o belga da Mercedes levou o título muito pautado pela regularidade e constância. Só ganhou uma corrida, mas soube administrar a situação para não perder a oportunidade de levar o título da temporada para casa. 

  1. A despedida do Gen 2. O modelo que fez a sua estreia em 2018 fez sua última corrida em Seul deixando uma grande marca na categoria em termos de revolução tecnológica já que, um dos seus grandes destaques, era a não necessidade de troca de carros. A eficiência da bateria e do carro permitia ter corridas sem a mudança de carros, algo que era comum no carro de primeira geração já que não tinha uma bateria que durasse o tempo da prova.   

Certamente poderíamos mencionar outros destaques e outros momentos marcantes, mas acreditamos que esses 10 pontos resumem o que foi a temporada 8 da categoria em que teve muita emoção e disputas. 

Agora a Fórmula E dá uma pausa para reorganização já que a dança das cadeiras está muito agitada e também com muita correria para a finalização dos carros de terceira geração fazem estreia ano que vem prometendo corridas mais dinâmicas e disputadas.

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.