Entre em contato conosco

Fórmula E

Equipes de Fórmula E – Jaguar Racing

Publicado:

em

A Jaguar TCS Racing é uma equipe britânica de automobilismo que, atualmente, compete no Campeonato Mundial de Fórmula E. Contudo, a história da marca com o automobilismo começou na Fórmula 1 entre os anos 2000 e 2004. Já a criação da equipe de Fórmula E acontece em 2016. Seus melhores resultados como equipe foram dois vices de construtores, em 2021 e em 2023.

2016-17: Começo

Na sua estreia na Fórmula E em 2016, a equipe trouxe o neozelandês Mitch Evans e o britânico Adam Carroll. A estreia da equipe como um todo foi bem discreta, com apenas 27 pontos e terminando o campeonato de equipes em décimo lugar.

2017-18: Engatinhando…

Logo após uma estreia discreta, a equipe manteve Evans e trouxe o campeão da primeira temporada, Nelson Piquet Jr, para completar a dupla. Apesar de os resultados começarem a aparecer devagar, com a equipe tendo uma volta mais rápida e uma pole position, a Jaguar  terminou em sexto lugar no campeonato de construtores, com 119 pontos.

2018-19: Mudanças Abruptas…

A dupla se mantém para a temporada 2018-19, e faz uma primeira metade discreta de ano. Evans consegue sua primeira vitória no Eprix de Roma, mas Piquet não consegue acompanhar o ritmo do kiwi. E com isso ele se desliga da equipe de forma mútua na metade da temporada, sendo substituído pelo britânico Alexander Lynn. Com uma vitória e dois pódios, a equipe britânica termina o ano em sétimo lugar nos construtores, com 119 pontos. 

 

 

2019-20: Pandemia e Tropeços 

Assim como nas temporadas passadas, a equipe manteve Evans, porém contratou o britânico James Calado. A primeira metade do ano é marcada por uma discrepância de desempenho entre Evans e Calado. Enquanto o neozelandês começa a temporada com ponto em Diria e um pódio em Santiago, o melhor resultado do britânico foi um humilde oitavo lugar, também em Santiago. Como consequência, Calado é substituído pelo também britânico Tom Blomqvist, nas duas etapas de Berlim. A Jaguar termina a temporada em sétimo lugar com 81 pontos.

2021: De equipe dúvida à briga pelo título 

Para a sétima temporada do campeonato de Fórmula E, o primeiro com a chancela de mundial da FIA, a Jaguar contrata o experiente britânico Sam Bird e retém Evans. A dupla consegue trazer a equipe para um nível mais competitivo, apesar de alguns incidentes. Com um P4 e um P6, a equipe fecha a sua melhor temporada no campeonato até a data, com um vice campeonato de construtores.

2022: Quase lá!

Com o propósito de manter o nível competitivo, a Jaguar mantém a dupla de 2021. Apesar de um começo humilde na temporada, Evans deslanchou. O neozelandês conquistou duas vitórias consecutivas nas ruas de Roma para se tornar um postulante ao título.

Na contramão, Bird teve dificuldades para se manter um pontuador consistente. Além disso, sofre uma lesão na etapa de Londres, sendo substituído pelo francês Norman Nato. Ainda assim, a equipe termina 2022 em quarto lugar no campeonato de construtores, com 231 pontos.

Mitch Evans (NZL), Jaguar TCS Racing, 1st position, with his trophy

2023: Força em ascensão

2023 é o ano de uma mudança importante para a construtora Jaguar. De equipe “solitária” no grid, ela passa a fornecedora de powertrains para a Envision Racing, com o advento dos carros da Geração 3. Então, em uma demonstração de força total, a equipe conquista quatro vitórias e sete pódios, e termina o campeonato como vice-campeã, apenas 12 pontos atrás da equipe campeã.

Com isso, o powertrain Jaguar mostra que é o equipamento a ser batido.

 

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.