ELMS
United Autosports lidera TL1 das 4 Horas de Imola

Treino livre tem domínio britânico na LMP2 e disputas apertadas em todas as categorias sob temperaturas de até 35 graus no Autódromo Enzo e Dino Ferrari
Sob um céu limpo e sob forte calor de 35 graus Celsius, teve início o fim de semana das 4 Horas de Imola, terceira etapa do European Le Mans Series (ELMS) 2025. A sessão de abertura, realizada nesta sexta-feira (4), foi marcada por grande competitividade nas três categorias e pelo desempenho dominante da United Autosports, com o Oreca 07 Gibson de número 22 registrando a volta mais rápida da sessão de 90 minutos.
O destaque ficou por conta de Ben Hanley, que levou o protótipo da equipe britânica à liderança com o tempo de 1min31s878, superando por 0s266 o também Oreca nº 25 da Algarve Pro Racing, conduzido por Theo Pourchaire. Na sequência, a Inter Europol Competition, equipe vencedora das 24 Horas de Le Mans na classe LMP2, garantiu o terceiro melhor tempo com Nick Yelloly cravando 1min32s247, ficando a 0s369 do topo da tabela.
A disputa na LMP2 foi tão acirrada que os dez primeiros ficaram separados por menos de 0s8. O carro da IDEC Sport, número 18, atual líder do campeonato, terminou a sessão apenas na décima posição, com uma volta em 1min32s658 — ainda dentro do mesmo segundo do líder. Na subclasse LMP2 Pro/Am, a TDS Racing foi quem se destacou com Mathias Beche registrando 1min32s491 no Oreca nº 29, garantindo o sétimo lugar geral. Seu principal adversário, o Proton Competition nº 77 com Bent Viscaal, foi o 11º colocado no geral, com o tempo de 1min32s736.
Entre os LMP3, a Rinaldi Racing, com o Duqueine nº 12 pilotado por Griffin Peebles, ficou no topo com 1min39s787. O M Racing Ligier nº 68, conduzido por Quentin Antonel, ficou logo atrás, apenas 0s064 mais lento. Em um empate de tempos curioso, Theodor Jensen marcou exatos 1min39s851 com o Ligier da CLX Motorsport, mesma marca do segundo colocado, o que o colocou em terceiro por critério de desempate. A categoria mais leve dos protótipos também promete uma etapa altamente competitiva.
Na LMGT3, o domínio inicial ficou com o Corvette Z06 GT3.R nº 82 da TF Sport, pilotado por Charlie Eastwood, com o tempo de 1min42s827. A Ferrari nº 51 da AF Corse, uma das favoritas da classe, ficou em segundo, a apenas 0s187. Na cola, o brasileiro Daniel Serra brilhou com a Ferrari nº 57 da Kessel Racing, marcando 1min43s021 — apenas 0s007 atrás do carro da AF Corse. O top 4 foi completado pelo McLaren Artura GT3 nº 23 da United Autosports, que fechou a sessão a meros 0s033 da Ferrari de Serra.
Com um grid altamente competitivo e condições de pista desafiadoras devido ao calor intenso, a expectativa é de que o fim de semana em Imola entregue mais um capítulo emocionante do campeonato europeu de endurance. As atividades continuam neste sábado, com mais treinos livres e a sessão classificatória que definirá o grid para a corrida principal, marcada para domingo.
Confira os tempos aqui
A European Le Mans Series também pode ser acompanhada com narração em português, trazendo ainda mais emoção para os fãs brasileiros e lusófonos do endurance. As transmissões ficam por conta do canal A Mil por Hora, comandado pelo experiente jornalista e comentarista Rodrigo Mattar, referência no automobilismo internacional.
Treino Classificatório: https://youtube.com/live/GvtgiPanOzc?feature=share
Corrida: https://youtube.com/live/y1iBek_R9-g?feature=share
VQTTV NA EUROPA
O Vai Que Tô Te Vendo retorna ao antigo continente para a segunda cobertura internacional ‘in loco’. O repórter Vinícius de Oliveira estará presente na terceira etapa do European Le Mans Series, no circuito de Ímola, de 04 a 06 de julho, trazendo aos leitores entrevistas com pilotos, materiais exclusivos e conteúdo dos bastidores ao longo da semana na cidade italiana. Nas redes sociais, iremos mostrar o dia a dia de mais essa cobertura jornalística no Instagram pelos perfis @vqttvoficial e @_viniciusdeoliveira.