ELMS
Pit Stop Challenge 2025: Kessel Racing e VDS Panis Racing lideram classificações rumo às semifinais

Qualificação noturna em Imola define as quatro melhores equipes das categorias LMP2, LMP3 e LMGT3 para as semifinais do desafio promovido pela TotalEnergies
Sob os refletores do Autódromo Enzo e Dino Ferrari, as equipes do European Le Mans Series participaram nesta sexta-feira da eletrizante qualificação do Pit Stop Challenge 2025, promovido pela TotalEnergies. Em um evento que combina precisão, velocidade e sincronia, os times de mecânicos das categorias LMP2, LMP3 e LMGT3 tiveram a oportunidade de mostrar sua excelência em uma disputa direta pelos lugares nas semifinais, programadas para a noite deste sábado.
Na classe LMP2, a equipe de boxes do Oreca nº 48 da VDS Panis Racing brilhou, conquistando a melhor marca da noite com um tempo impressionante de 15s005 para a troca das quatro rodas. O desempenho dominante colocou a equipe mais de meio segundo à frente do segundo colocado, o time da Duqueine, responsável pelo carro nº 30, que registrou 15s579. A tradicional equipe IDEC Sport garantiu a terceira posição com o Oreca nº 18 (16s075), enquanto a Iron Lynx-Proton completou a lista dos quatro semifinalistas da categoria com o carro nº 9.
Na LMP3, a liderança ficou com a M Racing, cuja equipe trabalhou de forma cirúrgica no Ligier nº 68, cravando 17s060. A Ultimate, vencedora do desafio em 2024, ficou com a segunda melhor marca da noite com 17s665. Racing Spirit of Leman e DKR Engineering também se classificaram para a próxima fase após demonstrarem consistência e agilidade em suas execuções.
Entre os carros da LMGT3, a Ferrari nº 57 da Kessel Racing foi o destaque absoluto da sessão, ao registrar o tempo mais rápido do dia: 14s120. A marca foi apenas 0s010 mais rápida que a da Mercedes-AMG nº 63 da Iron Lynx, que também garantiu seu lugar na semifinal. A Kessel Racing ainda celebrou um feito duplo, com a Ferrari nº 74 ficando em terceiro (14s410), enquanto a Spirit of Race, com a Ferrari nº 55, completou o quarteto de semifinalistas. A campeã do ano passado, Iron Dames, não repetiu o mesmo desempenho e terminou em sétimo lugar, ficando de fora da próxima fase.
A semifinal do Pit Stop Challenge acontece neste sábado às 18h15, prometendo ainda mais emoção. Apenas as duas melhores equipes de cada categoria avançarão para a grande final, onde a agilidade e a precisão dos mecânicos serão, mais uma vez, colocadas à prova. Com margens tão apertadas e equipes altamente treinadas, a disputa promete ser tão intensa quanto as próprias corridas.
Confira o resultado aqui
A European Le Mans Series também pode ser acompanhada com narração em português, trazendo ainda mais emoção para os fãs brasileiros e lusófonos do endurance. As transmissões ficam por conta do canal A Mil por Hora, comandado pelo experiente jornalista e comentarista Rodrigo Mattar, referência no automobilismo internacional.
Treino Classificatório: https://youtube.com/live/GvtgiPanOzc?feature=share
Corrida: https://youtube.com/live/y1iBek_R9-g?feature=share
VQTTV NA EUROPA
O Vai Que Tô Te Vendo retorna ao antigo continente para a segunda cobertura internacional ‘in loco’. O repórter Vinícius de Oliveira estará presente na terceira etapa do European Le Mans Series, no circuito de Ímola, de 04 a 06 de julho, trazendo aos leitores entrevistas com pilotos, materiais exclusivos e conteúdo dos bastidores ao longo da semana na cidade italiana. Nas redes sociais, iremos mostrar o dia a dia de mais essa cobertura jornalística no Instagram pelos perfis @vqttvoficial e @_viniciusdeoliveira.