IndyCar
TL1 em Gateway: Pato O’ward abre o fim de semana no topo
O mexicano da Arrow McLaren busca encerrar um jejum de 12 corridas sem subir ao pódio ou conquistar uma vitória. E, para isso, o World Wide Technology Raceway pode ser o cenário ideal: O’Ward já terminou quatro vezes na segunda colocação no oval de Gateway, incluindo a edição do ano passado. Agora, o piloto tenta transformar o histórico favorável em um resultado ainda melhor em 2026.
Pato O’Ward começou o fim de semana da Bommarito Automotive Group 500 da melhor forma possível. O piloto da Arrow McLaren foi o mais rápido no primeiro treino livre realizado neste sábado no World Wide Technology Raceway, registrando 172,696 mph (277,9 km/h) em sua melhor volta com o Chevrolet nº 5.
O mexicano busca encerrar uma sequência incômoda sem subir ao pódio. Apesar da consistência demonstrada ao longo da temporada (com seis resultados entre quarto e quinto lugares nas oito corridas disputadas até aqui) O’Ward não conquista um pódio desde a vitória em Toronto, em julho do ano passado. Desde então, já são 12 provas sem terminar entre os três primeiros.
Em Gateway, porém, o retrospecto é animador: o piloto já foi segundo colocado quatro vezes, incluindo a edição de 2025.
O líder do campeonato, Alex Palou, apareceu logo atrás na tabela de tempos. O tetracampeão da IndyCar marcou 172,238 mph com o Honda nº 10 da Chip Ganassi Racing, mas acabou superado por O’Ward nos minutos finais da sessão.
O espanhol, que nunca venceu no oval de 1,25 milhas, tem como melhor resultado um quarto lugar conquistado em 2024.
“Até agora, tudo muito bem. Sei que temos potencial para fazer um grande fim de semana. Estou muito feliz com o carro; talvez seja a melhor sensação que já tivemos nesta pista”, afirmou Palou após o treino.
Felix Rosenqvist terminou em terceiro, com 172,073 mph no Honda nº 60 da Meyer Shank Racing. O sueco retorna à pista pela primeira vez desde sua dramática vitória nas 500 Milhas de Indianápolis, quando superou David Malukas para conquistar o maior triunfo de sua carreira.
Seu companheiro de equipe, Marcus Armstrong, chegou a liderar a atividade antes de encerrar em quarto lugar, com 171,925 mph. Marcus Ericsson completou o top 5 ao registrar 171,671 mph com o Honda nº 28 da Andretti Global.
Atual vencedor da etapa de Gateway, Kyle Kirkwood fechou o treino na nona colocação, com 171,250 mph. O piloto da Andretti ocupa atualmente a vice-liderança do campeonato, 62 pontos atrás de Palou.
A sessão também contou com uma bandeira amarela após um acidente envolvendo Rinus VeeKay. O holandês perdeu o controle do Chevrolet nº 76 da Juncos Hollinger Racing na entrada da curva 3 e atingiu a barreira SAFER entre as curvas 3 e 4, restando cerca de 20 minutos para o encerramento do treino.
Apesar dos danos na traseira do carro, VeeKay saiu ileso do incidente.
“Estávamos ganhando velocidade. Perdi o carro na entrada das curvas 3 e 4 e tentei salvá-lo, mas ele acabou rodando. Felizmente, parece ter sido um impacto mais concentrado na traseira, então acredito que não será tão difícil reparar. A equipe me deu um carro muito bom para este fim de semana”, comentou o piloto.
A programação segue ainda neste sábado com a classificação para o Prêmio NTT P1, além de mais uma sessão de treinos e o treino final. A Bommarito Automotive Group 500, disputada em 260 voltas no oval de 1,25 milhas, terá largada às 22h deste domingo (horário de Brasília)
