Entre em contato conosco

F3

Stenshorne vence na Austrália

Publicado:

em

Stenshorne segura Lindblad para conquistar sua primeira vitória na F3,

Martinius Stenshorne, duelou, mostrou frieza e aguentou a pressão de Arvid Lindblad, para conquistar a primeira vitória em Melbourne Sprint Race. Lindblad chegou e, segundo,e  Laurens van Hoepen, em terceiro.

Dino Beganovic e Gabriele Minì cruzaram a linha de chegada em sexto e sétimo respectivamente, em uma corrida acirrada para ambos e para o pelotão em geral. Apesar de um início difícil, o sueco conseguiu fazer grandes avanços. Embora parecesse garantir seu primeiro resultado nos pontos do ano após a desastrosa corrida do Bahrain, uma penalidade por não deixar espaço suficiente o rebaixou para fora do top-10.

A Corrida

O início de corrida para a Fórmula 3 teve disputas e muitos toques, mas que não foram prejudiciaois aos pilotos. Os cinco primeiros permaneceram os mesmos no início, com van Hoepen se mantendo a frente de Stenshorne. Christian Mansell, permaneceu em terceiro à frente de Oliver Goethe e Lindblad. Browning conseguiu ultrapassar Boya, mas levou um x na sequencia, enquanto Fornaroli sofria pressão de Tsolov.

A segunda volta começou agitada com Dufek e Montoya ( sim o filho de Juan Pablo Montoya) disputando posições e mais a frente Beganovic passando por Tsolov.

Van Hoepen e Stenshorne rapidamente se envolveram em uma batalha de várias voltas pela liderança que se iniciou na terceira volta, o que trouxe para perto os demais competidores, incluindo Masell que se aventurou na disputa e acabou tocando no piloto noroeguês.  Stenshorne eventualmente assumiu a liderança na 5ª volta na corrida até a Curva 1.

Com toda a confusão a frente, Lindblad já aparecia em quarto e vinha faminto pelas primeiras posições. Na 6ª volta, Mansell estava agora sendo atacado por Lindblad, que assumiu o terceiro lugar na Curva 9. Logo atrás, Goethe perdeu a posição para Bedrin, depois recuperou e escapou o que levou ele a perder mais uma posição, desta vez para Mari Boya.

Na batalha pelos pontos, Boya passou Mansell,  Beganovic ultrapassou Fornaroli que então escapou e acabou caindo para 15º, tudo isso ainda na sétima volta da prova. Na sequencia uma disputa tripla entre Minî, Bedrin e Beganovic incendiou a prova, enquanto Mansell, despencava para fora da zona de pontuação e Lindblad passava por Van Hoepen.

Enquanto Smith aprovaitava as zebras para decolar, Beganovic tinha Montoya em seu cangote. O piloto da Campos fez a ultrapassagem na corrida até a Curva 1, com o sueco então perdendo outra posição para Charlie Wurz da Jenzer Motorsport duas curvas depois e ainda levando um toque de Leon.

A décima segunda volta teve uma passagem dupla de Montoya e Wurz sobre Bedrin e Tsolov despencando na tabela. Na volta seguinte foi a vez de Leon cair, enquanto Beganovic deixava Bedrin para lidar com Dunne.

Na batalha pela liderança, Lindblad agora estava bem dentro da zona DRS de seu rival norueguês quando cruzaram a linha, mas a intervenção do Safety Car interrompeu seu ataque. Tommy Smith, colidiu com a traseira de Tasanapol Inthraphuvasak na Curva 1. O piloto tailandês foi parar na brita e precisou do resgate.

De volta à corrida com bandeira verde na 17ª volta Beganovic ultrapassou Wurz pelo oitavo lugar na Curva 9. O austríaco acabou escapando, perdendo mais posições e caindo para décimo terceiro. Na décima oitava volta começou a caça de Lindblad por Stenshorne.

Goethe e Minì se aproximaram de Boya e Van Hoepen para a festa, e na sequencia Beganovic compareceu após passar Montoya.

No final o pódio ficou com os três estreantes, Stenshorne, Lindblad e Van Hoepen. Goethe seguiu seu companheiro de equipe Boya cruzando a linha em quinto, enquanto Beganovic ultrapassou  Minì, na última curva da última volta para terminar em sexto. Nikita Bedrin ficou em oitavo à frente de Alex Dunne da MP Motorsport, com Montoya levando o último ponto em décimo.

 

Abre Aspas:

“Acabei de terminar a Sprint Race aqui na Austrália e terminamos em P1. Foi uma corrida realmente boa, lutamos um pouco na metade do caminho e então o Safety Car saiu e isso realmente nos salvou. Feliz com a corrida e bom estar no lugar mais alto do pódio.” – Stenshorne

“Boa corrida hoje com pontos sólidos, de P5 para P2. Acho que o ritmo foi bastante forte o tempo todo. Foi uma pena com o safety car no final, já que o ritmo estava muito bom naquele momento, eu estava alcançando o líder, mas de qualquer forma acho que foi uma corrida muito boa, o carro estava bom então vamos analisar o que podemos fazer para amanhã para conseguir um bom resultado novamente.” – Lindblad

“Uma corrida de Sprint bastante agitada aqui em Melbourne. Não foi um grande começo, fiquei um pouco para trás no início da corrida, mas depois consegui me recuperar um pouco após o safety car. A degradação dos pneus foi definitivamente maior do que esperávamos, acho que para todos. No final, acho que o ritmo parecia realmente forte, especialmente após o safety car quando recuperamos os pneus e recuperamos algumas posições. Definitivamente aprendemos algo para amanhã, onde estão os grandes pontos, então temos algo para olhar.” – Beganovic

“Foi uma boa corrida, tivemos um bom começo ganhando imediatamente uma posição. O ritmo também foi bom, ganhando algumas posições, fazendo algumas ultrapassagens também aproveitando os erros dos outros. No final, chegamos a um ponto em que tanto o carro na minha frente quanto o de trás estavam longe, então tivemos o safety car que nos ajudou bastante com o desgaste dos pneus e esfriou os pneus. Nas duas últimas voltas foi uma luta final, tentei uma ultrapassagem, mas infelizmente fui empurrado um pouco para fora e sujei meus pneus e não consegui manter o carro na linha para a última curva perdendo uma posição. No geral, porém, acho que foi uma corrida bastante positiva hoje e estou ansioso para amanhã.” – Minì

Punições pós corrida

Após a Sprint Race em Melbourne, quatro pilotos receberam penalidades, enquanto a penalidade durante a corrida de Kacper Sztuka foi anulada.

Primeiramente, Sztuka recebeu uma penalidade de cinco segundos durante a Sprint por exceder os limites da pista quatro vezes. No entanto, após examinar evidências em vídeo após a corrida, os Comissários determinaram que o piloto polonês havia excedido os limites da pista três vezes, e não quatro, tornando a penalidade atribuída ao piloto da MP Motorsport inválida. Com os cinco segundos subtraídos de seu tempo de corrida, Sztuka sobe da 24ª para a 16ª posição.

Enquanto isso, Dino Beganovic recebeu uma penalidade de cinco segundos por forçar outro carro a sair da pista. O piloto da Prema Racing foi julgado como tendo obtido uma vantagem duradoura contra o carro #11 da Campos Racing, de Sebastián Montoya.

Após os Comissários ouvirem ambos os pilotos e examinarem todas as evidências disponíveis, concluíram que Beganovic havia obtido uma vantagem duradoura com a manobra. Como resultado, o sueco cai da sexta para a 13ª posição na classificação.

Gabriele Minì, Alexander Dunne, Montoya, Leonardo Fornaroli e Christian Mansell cada um são promovidos uma posição, com o piloto da ART Grand Prix sendo o último pontuador em 10º lugar.

Além disso, Nikita Bedrin também recebeu uma penalidade de 10 segundos após o término da Sprint Race. O piloto da PHM AIX Racing foi considerado como tendo obtido uma vantagem duradoura contra Montoya ao não ceder posição ao piloto da Campos Racing após cortar a curva 10, tendo passado lado a lado com o colombiano pela curva 9. Os Comissários determinaram que, ao fazer isso, Bedrin havia obtido uma vantagem.

Como resultado, o italiano cai da oitava para a 21ª posição na classificação.

Max Esterson, da Jenzer Motorsport, recebeu uma penalidade de cinco segundos após a corrida. O piloto americano foi considerado como tendo excedido os limites da pista quatro vezes durante a Sprint. Com sua penalidade aplicada, Esterson cai da 19ª para a 26ª posição.

Por fim, Tommy Smith também recebeu uma penalidade de 10 segundos após a Sprint Race. O piloto da Van Amersfoort Racing foi considerado como tendo causado uma colisão com Tasanapol Inthraphuvasak, da PHM AIX Racing, contato que deixou o piloto tailandês fora da corrida.

Os Comissários determinaram que Smith foi totalmente responsável pelo incidente e optaram por atribuir uma penalidade de 10 segundos como resultado. Com a penalidade aplicada, Smith cai da 25ª para a 27ª posição na classificação.

Foto: Prema Racing

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.