Entre em contato conosco

WRC

Segundo dia: Tänak é o novo líder e mantém viva a chance de título

Publicado:

em

Foto: Jaanus Ree/Red Bull Contentpool

Ott Tänak segue vivo na disputa pelo título e domina segundo dia no Japão

Ott Tänak segue firme na busca pelo bicampeonato. O piloto da Hyundai Motorsport foi bastante consistente nos nove estágios disputados nesta sexta-feira (22), sendo o mais rápido na Isegami’s Tunnel 2 e, em seguida, na Inabu/Shitara 2. Ele terminou o dia à frente de Elfyn Evans, da Toyota, com 20,9 segundos de vantagem, mantendo vivas suas chances de título rumo à terceira etapa.

“As etapas foram bem ok”, disse Tänak. “Há duas etapas [amanhã] que conhecemos, mas uma é nova. Estou ansioso pelo desafio que temos pela frente.”

Por outro lado, o dia foi bastante desafiador para seu concorrente e companheiro de equipe, Thierry Neuville, que viu suas chances de título apertarem após a rodada de hoje. Neuville começou em alta no estágio Isegami’s Tunnel 1, fazendo o melhor tempo com seu Hyundai i20 N Rally1 Hybrid, porém na terceira especial tudo mudou quando o carro começou a perder potência devido a um problema na pressão do turbo.

Com isso, Thierry Neuville e seu co-piloto, Martijn Wydaeghe, foram obrigados a continuar na competição mesmo com o carro comprometido, enfrentando cinco estágios antes de chegar à assistência mecânica. Essa adversidade resultou em uma perda de mais de sete minutos, fazendo Neuville despencar para a 15ª posição geral. Agora, o belga enfrenta um grande desafio de retornar à zona de pontuação, com suas esperanças de conquistar o título da temporada 2024 dependendo do Super Sunday. Para isso, ele precisará somar pelo menos seis pontos nesta etapa que pode ser decisiva.

“Definitivamente foi difícil”, admitiu Neuville. “Não consigo realmente encontrar nada positivo no dia. Quando o carro estava funcionando, a sensação era boa. Esse é o único ponto positivo.”

A Toyota segue firme na disputa pelo título de equipes e teve um desempenho sólido nesta sexta-feira, liderado por Elfyn Evans, que encerrou o dia na segunda posição geral. O piloto finlandês brilhou ao vencer os estágios 4 e 7 (Shinshiro 1 e Shinshiro 2). Já Adrien Fourmaux, vencedor da superespecial no Toyota Stadium, não conseguiu acompanhar o ritmo dos líderes, terminando 1m53.0s atrás de Evans, mas à frente do piloto da casa, Katsuta Takamoto. Sébastien Ogier completou o top 5.

Fim do segundo dia (sexta-feira):

1 Ott Tänak/Martin Järveoja (Hyundai i20 N Rally1 HÍBRIDO) 1h26m17,6s

2 Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR YARIS Rally1 HÍBRIDO) +20,9s

3 Adrien Fourmaux/Alexandre Coria (Ford Puma Rally1 HYBRID) +1m53,9s

4 Takamoto Katsuta/Aaron Johnston (Toyota GR YARIS Rally1 HÍBRIDO) +1m54.0s

5 Sébastien Ogier/Vincent Landais (Toyota GR YARIS Rally1 HYBRID) +2m15,6s

6 Grégoire Munster/Louis Louka (Ford Puma Rally1 HYBRID) +2m37,4s

7 Nikolay Gryazin/Konstantin Aleksandrov (Citroën C3 Rally2) +3m43,6s

8 Sami Pajari/Enni Mälkönen (Toyota GR Yaris Rally2) +4m57,1s

9 Josh McErlean/James Fulton (Škoda Fabia RS Rally2) +5m55.7s

10Hiroki Arai/Shunsuke Matsuo (Škoda Fabia R5) +5m57,4s

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.