Entre em contato conosco

WRC

Sébastien Ogier vence o Rali de Monte Carlo e quebra recorde no WRC

Publicado:

em

Francês vence abertura da temporada de 2023 do Mundial de Rali e, com Kalle Rovanperä, Toyota inicia o ano com dobradinha

Ogier não deu chance aos concorrentes no clássico rali francês de Monte Carlo e de ponta a ponta fatura sua 9° vitória na carreira, batendo seu compatriota Sébastien Loeb que detém 8 triunfos. Imprimindo um forte ritmo no início do rali, Ogier abriu uma importante vantagem de mais de 30 segundos, porém seu companheiro de equipe Rovanperä conseguiu diminuir esse déficit em 16 segundos antes da última etapa no domingo.

Mesmo com o finlandês e atual campeão do WRC na cola, Ogier espantou o azar da temporada passada onde um furo de pneu – causado por uma pedra – o tirou da briga pela vitória. Assim, a bordo do GR Yaris, o francês subiu no mais alto degrau do pódio.

Com essa importante conquista, Ogier se torna o maior vencedor nos Alpes franceses. Cinco das nove vitórias foram alcançadas com cinco montadoras diferentes (Citroën, Peugeot, Volkswagen, Ford e Toyota). O dia também foi especial na carreira de seu co-piloto Vincent Landais que comemorou seu primeiro triunfo a nível mundial.

“É enorme”, sorriu Ogier. “Adoro este rali. É aquele que me deu o sonho logo no início e estou muito feliz por Vincent. Para mim é bom, mas para ele é um sonho conquistar sua primeira vitória. Ainda precisamos de aproveitar estes momentos e é por isso que ainda estamos aqui [no WRC], para obter algumas vitórias como esta. Vencer um famoso como o Monte não tem preço.”

No Wolf Power Stage – estágio que concede pontos adicionais aos competidores – Rovanperä foi o mais rápido, conquistando além da pontuação do segundo lugar mais cinco pontos na tabela de classificação.

“Foi bom”, ele concordou. “Acho que podemos ficar muito felizes com o segundo lugar.”

Thierry Neuville não foi capaz de levar a pontuação máxima do Power Stage conquistada por Rovanperä. O principal fator foi o forte desgaste de pneus no seu Hyundai i20 N e após 18 estágios teve que se contentar com um terceiro lugar, 27,8 segundos à frente de Elfyn Evans.

Estreante na M-Sport com o Ford Puma, Ott Tänak resolveu ir pro tudo ou nada na busca pelos pontos extras. Com pneus macios o estoniano atacou com força total o último estágio, mas perdeu tempo de referência por apenas meio segundo, terminando a etapa com um quinto lugar.

“Ainda temos uma longa temporada pela frente, mas este é um começo positivo,” comentou o estoniano. “Pelo menos já marcamos alguns pontos – ao contrário dos três anos anteriores!”

O campeonato muda para a Escandinávia no próximo mês para a única rodada de inverno puro da temporada. O Rally da Suécia acontece em Umeå de 9 a 12 de fevereiro.

Classificação geral (Top-5):

  1. S Ogier / V Landais DE Toyota GR Yaris 3h 12min 2.0seg
  2. K Rovanperä / J Halttunen FIN Toyota GR Yaris +18,8 seg
  3. T Neuville / M Wydaeghe BEL Hyundai i20 N +44,6 seg
  4. E Evans / S Martin GBR Toyota GR Yaris +1min 12,4s
  5. O Tänak / M Järveoja EST Ford Puma +2min 34.9sec

Pontos do campeonato de pilotos (após a 1ª rodada de 13):

  1. S Ogier 26pts
  2. K Rovanperä 23pts
  3. T Neuville 17 pontos

Foto de destaque: Red Bull Content Pool

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.