Entre em contato conosco

Mundial de SBK

SCRIPT OUT THE WINDOW: Toprak surpreende com novo recorde de volta enquanto pilotos da BMW lutam contra a Ducati

Publicado:

em

Toprak

A primeira volta na história do WorldSBK na casa dos 1’39s foi completada por cinco pilotos em uma eletrizante sessão de Superpole da Tissot, enquanto Toprak Razgatlioglu conquistou sua primeira pole position pela BMW.

Toprak Razgatlioglu (Equipe ROKiT BMW Motorrad WorldSBK) conquistou sua primeira pole position pela BMW no Campeonato Mundial de Superbike MOTUL FIM com um ritmo de quebra de recorde, marcando uma volta nos 1’39s para liderar seus rivais no Circuit de Barcelona-Catalunya. A velocidade em toda a grade foi incrível, com DEZ pilotos abaixo do recorde de volta de todos os tempos durante a Rodada Pirelli Catalunya.

A PRIMEIRA VOLTA: ritmo impressionante no WorldSBK, dez pilotos abaixo do recorde de volta

As primeiras voltas foram completadas com Razgatlioglu marcando incríveis 1’39.489s para liderar seus rivais por mais de dois décimos. Inicialmente, Michael van der Mark estava em P2, mas perdeu sua primeira e melhor volta em sua primeira rodada por uma infração de limites de pista na Curva 13, com aquele tempo sendo de 1’40.088s. Isso deixou Nicolo Bulega (Aruba.it Racing – Ducati) em segundo, 0.251s atrás de Razgatlioglu, com Sam Lowes (Equipe ELF Marc VDS Racing) provisoriamente completando a primeira fila – meio segundo atrás do #54. O bicampeão Alvaro Bautista (Aruba.it Racing – Ducati) estava em P8, cerca de nove décimos atrás da pole depois que as primeiras voltas foram completadas.

UM DÉCIMO DE DIFERENÇA: Bulega se aproxima, Iannone na primeira fila

Com o ritmo quente nas primeiras voltas, o tempo de Razgatlioglu permaneceu imbatível quando ele conquistou sua primeira pole position pela BMW em sua segunda rodada na M 1000 RR. Nicolo Bulega (Aruba.it Racing – Ducati) foi capaz de reduzir a diferença para ‘El Turco’ para apenas 0.102s para respaldar sua pole na Austrália com o P2 em Barcelona, enquanto Andrea Iannone (Equipe GoEleven) completou a primeira fila. ‘The Maniac’ marcou 1’39.799s para garantir uma largada na primeira fila em sua Panigale V4 R. A BMW é o primeiro fabricante a conquistar duas poles em Barcelona, enquanto foi a sétima da fábrica alemã no WorldSBK.

VAN DER MARK DE VOLTA: melhor resultado na Superpole em quase três temporadas

Van der Mark respondeu à perda de sua melhor volta anterior com um 1’39.947s ao sair em conjunto com seu companheiro de equipe. O #54 e o #60 foram vistos conversando entre as sessões para melhorar sua posição e isso deu resultado, com duas BMWs entre os quatro primeiros pela primeira vez em 2024. Também foi o melhor resultado de Superpole do holandês desde que ele foi segundo em Donington Park em 2021. Sam Lowes caiu para o quinto lugar nos estágios finais e foi o último piloto a fazer uma volta abaixo de 1’40s, com Dominique Aegerter (Equipe GYTR GRT Yamaha WorldSBK) completando a segunda fila em sexto.

PODEM AVANÇAR? Alex Lowes, Rea mirando mais…

Alex Lowes (Equipe Kawasaki Racing Team WorldSBK) subiu na ordem em comparação com os treinos de sexta-feira para liderar a terceira fila na Corrida 1, com o #22 mirando lutar na frente na rodada caseira da KRT. Remy Gardner (Equipe GYTR GRT Yamaha WorldSBK) conquistou o oitavo lugar com Andrea Locatelli (Equipe Pata Prometeon Yamaha) em nono. ‘Loka’ e o companheiro de equipe Jonathan Rea saíram juntos – como visto em temporadas anteriores na equipe Pata Prometeon Yamaha – mas tiveram dificuldades para avançar, com o #65 afundado em 13º. É o pior resultado de Superpole de Rea em Barcelona por dez lugares, com sua posição mais baixa anterior sendo terceiro em 2021, 2022 e 2023.

COMEÇANDO DA QUARTA FILA: ritmo de quebra de recorde só te dá o P10, Bautista apenas em 11º

A quarta fila apresenta alguns nomes de peso enquanto eles visam progredir na corrida. Danilo Petrucci (Equipe Barni Spark Racing) conquistou o décimo lugar com um 1’40.240s, 0.751s atrás da pole, e ‘Petrux’ estava abaixo do recorde de volta anterior apesar de ficar em décimo, enquanto o bicampeão Alvaro Bautista (Aruba.it Racing – Ducati) largará em 11º. Ironicamente, o #1 foi o primeiro piloto que foi mais lento do que o recorde do ano passado, um tempo que ele marcou na sessão de Superpole da Tissot de 2023

. Seu ritmo de corrida foi impressionante na sexta-feira e, com seis vitórias seguidas aqui, estará procurando avançar o mais rápido possível. Scott Redding (Equipe Bonovo Action BMW) completará a quarta fila.

Via assessoria de comunicação SBK

Foto: SBK

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.