Entre em contato conosco

Automobilismo

Roberval Andrade e Welligton Cirino levam a segunda etapa da Copa Truck

Publicado:

em

Roberval Andrade venceu pela primeira vez com a nova equipe (Vanderley Soares/P1 Media Relations)

O Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul (RS) recebeu neste domingo (13) a segunda etapa da Copa Truck 2022. A garoa intermitente durante toda a manhã e o vento baixaram a temperatura da pista  e a insistente chuva deu trégua no início da tarde para a disputa dos caminhões, que terminou com vitória dupla da Mercedes com Roberval Andrade na primeira e Wellington Cirino na segunda. Felipe Giaffone subiu ao pódio pela segunda vez na temporada com o quinto lugar na corrida 2.

Raphael Abbate venceu a corrida 1 e foi terceiro na segunda prova da Super Truck, além de subir ao pódio nas quatro provas disputadas na pista gaúcha lidera o campeonato na classe. Djalma Pivetta teve uma atuação perfeita neste domingo e colocou o caminhão #21 no pódio da corrida 2 da Super Truck com o quinto lugar. O piloto de Laranjal Paulista fez uma excelente prova de recuperação e escalou sete posições para fechar a segunda prova no 10º lugar geral.

Com pista úmida Giaffone e Abbate mantiveram suas posições na largada enquanto Pivetta escapava dos incidentes e vinha no 18º lugar. No segundo giro Raphael Abbate superou Evandro Camargo, assumiu o 11º lugar e a liderança na Super Truck. O restante dos caminhões da Iveco Usual Racing manteve suas posições.

Nos minutos finais Felipe Giaffone passou a atacar Wellington Cirino e Regis Boessio em busca do quarto lugar, o multicampeão tentou de todas as formas, mas sem espaço para a manobra no travado circuito de Santa Cruz do Sul recebeu a bandeira quadriculada na 6ª posição.

Raphael Abbate conseguiu manter o bom rendimento do sábado e venceu na Super Truck, sendo o 11º geral. Djalma Pivetta também fez uma excelente prova de recuperação e conquistou o quarto lugar na Super Truck.

Com o grid invertido entre os oito melhores da corrida 1 Giaffone partiu do terceiro lugar na segunda prova, Abbate saiu em 11º e Pivetta largou do 17º lugar.

Foi a primeira vitória de Roberval por sua nova equipe ASG Motorsports, que tomou a posição de Paulo Salustiano já na freada da primeira curva após a largada, e Salustiano ainda foi superado pelo colega de Volkswagen Beto Monteiro – com os dois disputando posição durante toda a prova até fechar o pódio com Monteiro em segundo e Salustiano em terceiro. Régis Boessio, Wellington Cirino, Felipe Giaffone, Adalberto Jardim e Débora Rodrigues fecharam os oito primeiros na inversão do grid para a largada da corrida 2.

A exemplo do sábado, Débora largou na frente novamente na segunda disputa. No entanto, ela perdeu a ponta na largada e ainda foi envolvida em uma série de toques com outros caminhões. Embora tenha conseguido retornar à pista, ela terminou em 11º, enquanto Roberval Andrade, Regis Boessio e Ricardo Alvarez tiveram de abandonar a segunda prova.

Cirino assumiu a ponta com o Mercedes-Benz tendo o Volkswagen de Beto Monteiro em seu encalço por todas as 11 voltas da corrida. O pernambucano tentou o tempo todo a ultrapassagem, especialmente nos principais pontos de frenagem da pista, como nas curvas 1, 3 e 4, mas o paranaense soube se manter à frente. A dupla cruzou a linha de chegada na bandeirada separada por apenas 0,151 segundo. Paulo Salustiano completou mais uma vez o pódio, com Danilo Alamini e Felipe Giaffone fechando os cinco primeiros.

Se na pista a diferença foi mínima, na classificação geral do campeonato após as duas primeiras etapas realizadas neste final de semana ela praticamente não existe. Cirino e Monteiro estão empatados na liderança com 67 pontos, com ligeira vantagem ao piloto da Mercedes-Benz por ter já anotado duas vitórias, contra nenhuma do da Volkswagen – Beto fez dois segundos lugares neste domingo.

 

Classificação Copa Truck (top-5)

1-Wellington Cirino 67 pts

2-Beto Monteiro 67 pts

3-Paulo Salustiano 65 pts

4-Felipe Giaffone 53 pts

5-Debora Rodrigues 49 pts

 

Classificação Super Truck (top-5)

 1-Raphael Abbate 76 pts

2-Danilo Alamini 63 pts

3-Evandro Camargo 63 pts

4-Fabio Fogaça 49 pts

5-Rodrigo Taborda 44 pts

 
Com informações da assessoria de comunicação

Compartilhe esta publicação
1 Comentário

1 Comentário

  1. Pingback: GIAFFONE É POLE EM INTERLAGOS - Vai Que To Te Vendo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.