Entre em contato conosco

Automobilismo

Robert Shwartzman vence corrida 1 da F2 sob chuva

Publicado:

em

Shwartzman vence corrida 1

Robert Shwartzman mostrou que tem talento na pista molhada e conquistou a vitória na corrida 1. Seu companheiro de equipe chegou em quarto.

Robert Shwartzman provou que sabe correr na pista molhada de Spielberg, abrindo caminho do sexto lugar para conquistar sua primeira vitória na FIA de FIA ​​2, e dedicá-la ao seu pai, que faleceu no início deste ano.

A vitória do piloto da PREMA tirou do estreante Yuki Tsunoda a sua primeira vitória na F2. O  pole liderou a maior parte da corrida, mas um problema com o rádio de sua equipe fez com que  a comunicação sobre a aproximação de Shwartzman fosse tardia e ele não conseguiria recuperar o P1, se contentando com o segundo lugar no pódio.

Guanyu Zhou estava liderando a corrida quando Tsunoda entrou no jogo, mas teve o problema oposto a o piloto da Carlin, depois de trocar de pneu muito cedo. A borracha de Zhou não era forte o suficiente para segurar Shwartzman e terminou em terceiro à frente de Mick Schumacher, que havia feito brilhantemente subida do nono lugar após uma dura sessão de qualificação.

Marcus Armstrong foi outro a se apresentar de forma brilhante no Red Bull Ring após um dia difícil na sexta. O piloto do ART Grand Prix se classificou em 12º e conseguiu subir para o sétimo, logo atrás seu companheiro de equipe Christian Lundgaard e Callum Ilott.

COMO ACONTECEU

O tempo chuvoso pôs em dúvida corrida no Red Bull Ring. As voltas iniciais de formação testaram as condições antes que o controle da corrida o considerasse inseguro e ordenando que  eles de voltassem aos boxes. Isso atrasou o início em mais de uma hora.

A diretora da prova, Silvia Bellot, considerou seco o suficiente para iniciar com o carro de segurança logo após as 18:30. A chuva diminuiu um pouco e o carro de segurança retornou aos boxes depois de quatro voltas, altura em que a corrida finalmente começou com bandeira verde. Tsunoda foi colocado sob pressão instantânea de Zhou, mas conseguiu manter a posição na primeira curva.

A única mudança na ordem na primeira volta foi Jack Aitken ficar à frente de Luca Ghiotto. Tsunoda estava tentando criar uma brecha entre ele e Zhou, mas apesar das condições, estava lutando para encontrar a aderência de seu carro com a pista molhada.

Lundgaard estava se divertindo com a chuva, encontrando excelente tração para avançar à frente. Aitken parecia estar ao seu alcance, mas uma leve oscilação deu o espaço do motorista da Campos para respirar.

Após ser ultrapassado por Lundgaard, Ghiotto também estava sob ameaça de Shwartzman, que permaneceu paciente em suas tentativas de ultrapassar. Ele olhou vários movimentos do italiano, mas optou pelo risco na volta 15, quando ele finalmente avançou na curva 6. O piloto da PREMA fez a jogada bem a tempo de seguir Lundgaard à frente de Aitken.

A maioria dos pilotos optaram por trocar de pneus algumas voltas depois que a Carlin trouxe o líder da corrida para sua parada, mas Tsunoda permaneceu de fora, aparentemente ignorando as ordens da equipe. Quando a mesma coisa aconteceu na volta seguinte, a equipe rapidamente percebeu que havia uma falha na equipe rádio, isso colocou em dúvida a vitória do júnior da Red Bull. Ele havia perdido muito tempo para Zhou e Ilott e voltou em quinto. 

O piloto chinês e seu companheiro de equipe Ilott estavam sob pressão de Shwartzman, que tinha os pneus mais novos. O russo mostrou-se muito forte e ambos foram ultrapassados ​​no espaço de uma volta.

Retornando em quinto com apenas cinco voltas pela frente, a vitória parecia ter sido perdida para Tsunoda, mas o piloto de Carlin estava perseguindo aqueles que estavam à sua frente em uma tentativa desesperada de recuperar o P1. Primeiro, ele despachou Ilott e depois foi a vez de Zhou. Shwartzman estava 3s à frente dele, e o tempo estava se esgotando rapidamente, mas isso não impediria Tsunoda de tentar.

O segundo  carro da PREMA de Schumacher também estava com pneus mais novos e correu para o terceiro, com um movimento arrumado em Ilott, antes de trancar Zhou.

De volta à frente, Tsunoda conseguiu chegar a um segundo do P1 na última volta, mas ele não conseguiu chegar ao Shwartzman, permitindo ao motorista russo atropelar a linha para sua primeira vitória.

Zhou completou o pódio atrás deles em terceiro, praticamente evitando a ameaça de Schumacher. Ilott ficou em quinto e Lundgaard em sexto, à frente de seu companheiro de equipe Armstrong. Dan Ticktum terminou em oitavo, com Aitken em nono e Sean Gelael em décimo.

Robert Shwartzman vence corrida 1 da F2 sob chuva

 (Photo by Joe Portlock – Formula 1/Formula 1 via Getty Images)

A vitória de Shwartzman o coloca em primeiro lugar no campeonato de pilotos, com 48 pontos, à frente de Ilott 37. Lundgaard sobe para o terceiro lugar em 26, à frente de Armstrong, Tsunoda e Ticktum, que são todos em 24.

 

f2

 

Compartilhe esta publicação