Entre em contato conosco

GT

Quem é Matteo Cairoli novo piloto da Lamborghini

Publicado:

em

Matteo Cairoli

Piloto formado na Porsche Itália e um dos grandes talentos da montadora alemã, aceitou o desafio de pilotar no hypercar da Lamborghini em 2024

A trajetória de um piloto muitas vezes passa primeiramente pelo kart, mas não foi assim que começou para Matteo Cairoli, piloto italiano que surpreendeu à muitos com sua saída da Porsche. Vale ressaltar que isso já era esperado, desde que foi noticiado que ele fez um teste privado do hypercar da Lamborghini recentemente. 

A carreira:

Matteo Cairoli começou sua carreira em 2012 na Fórmula Renault. Depois de uma temporada na Fórmula 3 alemã em 2013, Cairoli partiu para os GTs em 2014, onde venceu o título da Carrera Cup Italia com seis vitórias, sete pódios e quatro pole positions.

Em 2015, estreou na Porsche Mobil 1 Supercup, pela qual conquistou o título de ‘Novato’. No ano seguinte, graduou-se como vice-campeão na série reservada para os carros da empresa de Stuttgart, vencendo corridas em Barcelona, no exclusivo circuito urbano de Monte Carlo e, finalmente, em Hockenheim e Monza.

Em 2017, Cairoli obteve o privilégio de assinar um contrato com a Porsche e estreou no Campeonato Mundial de Endurance da FIA (FIA WEC), onde imediatamente garantiu o segundo lugar no campeonato com duas vitórias. Também completou a European Le Mans Series, onde terminou em terceiro. No mesmo ano, participou pela primeira vez das 24 Horas de Le Mans com a equipe Dempsey-Proton Racing.

Na difícil temporada de 2020, marcada pela pandemia de Covid-19, Cairoli terminou em terceiro na GT World Challenge Europe Endurance Series, conquistando uma vitória com um Porsche da Dinamic Motorsport no circuito do Grande Prêmio de Nürburgring. Ele também ficou em terceiro nas 24 Horas de Spa.

A última dança com a Porsche 

As 12h do Golfo realizada no final de semana (09 e 10 de novembro), foi o último compromisso da carreira de Cairoli com a Porsche, conquistando um terceiro lugar na classe GTE . Durante cerca de dez anos, o jovem de 27 anos tem trabalhado frequentemente como tutor de pilotos cavalheiros conduzindo o 911 GT3 e GTE em várias séries e competições internacionais, desempenhando a sua função de forma exemplar e obtendo também a satisfação de vencer as 24h de Nürburgring há alguns anos.

Este ano, Cairoli também fez a sua estreia na tradicional prova de Macau, na onde impressionou durante os treinos, chegando a ficar na liderança em um, mas não teve sorte durante a prova.

Em suas redes sociais o piloto se despediu da Porshce com o seguinte texto:

“Hoje termina minha aventura com a Porsche. Após 10 anos de colaboração, concluirei minha jornada com o fabricante que me levou a ser um profissional no mundo das corridas. Não é uma escolha fácil, considerando o tempo que passamos juntos, as lembranças e o respeito por essa marca. Mas mudanças fazem parte da vida e hoje estou passando por uma delas. Olhando para trás, sou grato pelas oportunidades que recebi e por tudo que aprendi ao longo dos anos, tanto como piloto quanto como pessoa. Estou feliz por não me arrepender. Dei tudo de mim, sempre tentando superar o limite, e isso me deixa orgulhoso do trabalho que tenho feito. Agora só falta focar no futuro e nos novos objetivos a alcançar”.

Matteo CairoliFoto: Absolute Racing

Matteo Cairoli
Foto: Porsche /Absolute Racing

O futuro

A Lamborghini anunciou a sua entrada nas competições de Hypercars tanto na WEC como na IMSA, junto da equipe Iron Lynx.  Com a equipe entrando na “segunda fase de desenvolvimento” de seu carro LMDh, de acordo com seu chefe de automobilismo, enquanto se prepara para apresentar um segundo chassi SC63 no início do próximo ano.

O novo carro será o terceiro chassi do Lamborghini SC63 no total, depois que o primeiro foi cancelado em um acidente em Paul Ricard, em agosto, durante os primeiros estágios de testes. Isso deixou o fabricante italiano com apenas um carro para passar pelo resto da corrida em pista deste ano, bem como pelo procedimento de homologação antes da sua estreia na corrida em 2024.

Em relação aos pilotos a equipe contará com Matteo Cairoli, Andrea Caldarelli e Romain Grosjean na IMSA. Já na WEC estarão presentes Daniil Kvyat, Mirko Bortolotti e Edoardo Mortara.

“Em primeiro lugar, estou muito entusiasmado por estar aqui em Austin para a minha segunda saída com o carro LMDh e quero agradecer à Lamborghini Squadra Corse, Giorgio e à família Iron Lynx por esta incrível oportunidade e por acreditarem em mim. Estou pronto para dar o melhor de mim no próximo ano; claramente, é um sonho que venho perseguindo há muito tempo e fazê-lo com uma marca italiana como piloto italiano deu-me ainda mais motivação. O objetivo é aprender o máximo possível sobre o carro para o próximo ano, mas já estou animado para o início da temporada.”

Foto: Iron Lynx

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.