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Fórmula Indy

QUASE CHEGANDO AS 500 MILHAS DE INDIANÁPOLIS

Publicado:

em

Domingo, 26 de Maio, no
Indianapolis Motor Speedway
acontecerá a 103ª edição das 500 Milhas de Indianápolis, a corrida mais
tradicional e antiga do mundo!  Seu
charme só é comparável ao GP de Mônaco (Fórmula 1), entre aquele, aquelas que
qualquer piloto deseja vencer, e que se não conseguir dá a sensação que “faltou
algo” na carreira. É tão diferente que, não raras vezes, pilotos de outras
categorias se inscrevem apenas nesta prova do calendário da Indy (por exemplo,
Fernando Alonso em 2018; esse ano o espanhol correrá pela segunda vez, em um
McLaren / Chevrolet. Importante ressaltar que a McLaren tem um projeto para
entrar em definitivo na categoria, e o brasileiro e ex-bicampeão da Indy e
vencedor da Indy 500 Gil de Ferran, faz parte da equipe). O atual vencedor da
prova, Will Power, terá outros 32 concorrentes a tentar desbancá-lo nas 200
voltas do oval. Entre eles, 2 brasileiros que já venceram lá: Helio Castroneves
(2001/2002/2009) e Tony Kanaan (2013). O GP terá transmissão da Rede
Bandeirantes, iniciando às 13:45.

Um
pouco de história…

Em 1906, o vendedor de carros
Carl Fisher deu a idéia de se construir uma pista para testar os carros dos
fabricantes de automóveis, pois as vias públicas se encontravam em péssimo
estado. Assim surgiu o Indianapolis Motor Speedway. Foi construído sobre 132
hectares de terras agrícolas, a 8 km noroeste do centro de Indianapolis. Inicialmente,
a idéia era que ocorressem algumas corridas esporádicas para provocar a
competição entre os fabricantes, que mostrariam do que seus carros eram capazes
frente aos concorrentes, e em frente ao público que fosse ver esses eventos. O
prêmio para o vencedor da corrida de 500 milhas seria o maior já pago por um
evento deste tipo.
Assim, em 30 de maio de
1911, 40 carros  se perfilaram pela 1ª
vez para fazer história: o vencedor foi Ray Harroun, dirigindo um Marmon Wasp, e levou para casa o prêmio de
14.250 dólares. Assim se iniciou uma das mais belas histórias do automobilismo
mundial: as 500 Milhas de Indianapolis.
Sobre o ano passado…

A Indy 500 de 2018 teve como vencedor Will Power (Team Penske/Chevrolet),
com Ed Carpenter (Ed Carpenter Racing / Chevrolet) em 2º, e Scott Dixon (Chip
Ganassi / Honda) em 3º, fechando o pódio. Foi uma corrida bem movimentada, com
159 voltas sob bandeira verde, e 30 trocas de liderança divididas entre 15
pilotos. Um dos pontos a se destacar nesta corrida foi,sem dúvida, a reação
espetacular de Alexander Rossi, largando em 32º e chegando em 4º! Já os
brasileiros Hélio Castroneves (Team Penske /Chevrolet) e Tony Kanaan (A.J. Foyt
/ Chevrolet), infelizmente abandonaram. Tony chegou a liderar a prova, e após
um pneu furado ainda proporcionou um dos melhores momentos da corrida, ao
ultrapassar 5 pilotos de uma vez em uma relargada! Castroneves ainda cravou a
melhor volta… mas não deu. Já o novato 
Matheus Leist terminou em 13º; estava bem na prova, e poderia ter
chegado nos pontos, mas teve uma relargada ruim e não deu. Sem problemas. O
garoto mostrou que é bom, e foi o melhor estreante da prova! Quem sabe esse ano
nossos 3 representantes – 2 deles já tendo vencido a Indy 500 – possam ter
melhor sorte? Aguardemos.

E em 2019…?

A Fórmula Indy chega às 500 Milhas de Indianápolis com a
seguinte classificação no mundial de pilotos:

1
Josef Newgarden (EUA) –
PENSKE : 182 pontos
2 – Scott Dixon (NZL) – GANASSI :          176 pontos
3 – Alexander Rossi (EUA) – ANDRETTI: 146 pontos
4 – Simon Pagenaud (FRA) – PENSKE :   138 pontos
5 – Takuma Sato (JAP) – RLL :                  132 pontos
6 – Will Power (AUS) – PENSKE :             
119 pontos
Os brasileiros Matheus
Leist
(FOYT), Tony
Kanaan (FOYT)
e Hélio Castroneves
(PENSKE)
, estão em 16º,22º e 27º lugares, com 78, 66 e 09 pontos, respectivamente.
É interessante
notarmos que os 3 primeiros colocados são das 3 gigantes da categoria;
diferente de outras épocas, não há uma equipe dominando com seus pilotos a
disputa pela ponta.
Importante também
lembrar que as 500 milhas “distribuem” mais de 100 pontos, pois nessa prova a
pontuação é dobrada; um erro, uma batida, pode custar o campeonato, posto que
nas outras provas não há essa chance.
Ainda, temos o
vencedor do GP de Indianápolis em 4º no campeonato; Simon Pageneaud venceu a
prova debaixo de chuva, e os boatos no paddock dizem que após este desempenho,
a Penske já decidiu que ele será titular na equipe; péssima notícia para Hélio
Castroneves, que há um bom tempo sonha em recuperar a posição. A conferir…
Como se não
bastasse, há Will Power em 6º lugar; o atual vencedor da prova e campeão do
mundo em 2014, com certeza quer  manter o
troféu da Indy 500 e recuperar o título da categoria, e para isso essa prova é
fundamental!
Pode-se ter
surpresas? Claro, afinal é Indy, não Fórmula 1, Mas da forma como o campeonato
se desenha até o momento, somado ao histórico dos primeiros colocados na
própria pista, acho mais difícil. Mas sim,tudo pode acontecer. Já tivemos
calouros vencendo essa prova, como em 2016 ocorreu com o próprio Alexander
Rossi, e antes, em 2001, tinha acontecido com Hélio Castroneves. Mas em
“condições normais de temperatura e pressão”, os favoritos para a vitória em
minha opinião ficam entre esses 4: Newgarden, Dixon, Rossi e Power (sim, estou
desconsiderando Takuma Sato; não creio que seu RLL possa fazer frente a esses 4
nesta prova. Mas é apenas uma opinião).
Enfim… como de
praxe, podemos aguardar mais uma corrida sensacional no próximo dia 26 de maio!
Se você realmente curte automobilismo, marque no seu calendário, e se prepare
para um verdadeiro show na pista mais mitológica do mundo!!!

Curosidades…

 – Bate-Bate e mau perdedor:
 No 1º 500 Milhas de Indianapolis, em 1911, já na 13ª volta aconteceu um
acidente envolvendo muitos carros; o caos que se seguiu fez com que a pontuação
fosse temporariamente suspensa, ocasionando uma confusão em relação ao
resultado final: o vice-campeão da prova,
Ralph Mulford, contestou o resultado exigindo ser
proclamado vencedor… mas o 1º lugar ficou mesmo com Ray Harroun, que foi quem entrou para a história.

 – Quem
não tem parceiro, vai com espelhinho…
 Ray Harroun correu em 1911 sem um mecânico ao seu lado para lhe
informar a situação dos outros carros na pista; por isso, instalou um espelho retrovisor – algo que ainda não
existia nas pistas – , o que facilitou muito sua prova.
 – Olha os “brazucas”!!!!!!!!!!!!!!

O Brasil já venceu 7 vezes as 500 Milhas de Indianápolis,
com 4 pilotos: Emerson Fittipaldi (1989/1993) ; Hélio Castroneves (2001/2002/2009)
; Gil de Ferran (2003) ; e Tony Kanaan (2013) .

 
“Nossa Equipe” nas 500 !!!
Das 7
vitórias brasileiras
nas 500 Milhas , 6
foram
com brazucas na Equipe Penske
(89,93,2001,2002,2003 e 2009).
Somente em 2013, na última vitória
com Tony Kanaan, foi por uma equipe
diferente: Tony venceu com a Equipe KV .

 – Vem, querida… só falta você…
Fernando
Alonso
, que correrá em
Indianápolis pela 2ª vez, tenta um feito raro: conquistar a “Tríplice Coroa do Automobilismo”. Ele
já venceu o GP de Mônaco (F-1) e as 24 Horas de Le Mans. A Indy 500 é a última
que falta. Segundo o próprio Alonso, vencer em Indianápolis pode ser a vitória
mais importante de sua vida!
É isso, galera! E aí? Curtiram o texto? Faltou algo? Querem sugerir
alguma coisa? Sem problemas: Deixem nos comentários aí o que acharam, sentem o
dedo no teclado sem dó! Aqui queremos e precisamos das críticas e sugestões de
vocês, para melhorarmos cada vez mais! Participem das nossas redes sociais,
entrem em contato, e vambora!!!
Grande abraço a todas e todos,
Renato Mello

foto: indycar 

Por: Renato Mello
Twitter: @mellorenato
            @vaiquetotevendo

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