Entre em contato conosco

Automobilismo

Max Verstappen é pole no Canadá

Publicado:

em

A chuva deu um trégua em Montreal e a classificação para o GP deste domingo começou com pista molhada, mas sem chuva. As primeiras voltas no Q1 foram de intermediários, mas logo os pneus macios apareceram. Mas no Q3, a chuva veio para atrapalhar e colocar um fim a classificação antes do fim no cronômetro.

E o atual líder do campeonato, Max Verstappen (RBR) chegou a quinta pole da temporada, a 25ª da carreira neste sábado. O bicampeão foi o mais rápido e anotou 1min25s858 com pneus intermediários para garantir a pole em Montreal.

Q1 – com a pista ainda molhada da chuva que foi e voltou durante a manhã, os carros começaram o Q1 com intermediários, poças, spray e uma falta geral de aderência eram os desafios adicionais. Logo que saiu do pit lane Zhou Guanyu (Alfa Romeo) reportou a equipe que o carro não estava funcionando e acabou sendo obrigado a parar na lateral da pista e causou a primeira bandeira vermelha da classificação.

Zhou conseguiu religar o carro, mas a classificação acabou sendo um desastre depois – Imagem: Fórmula 1

Mas nem tudo estava perdido para o chinês, porque o carro voltou a ligar e ele pode voltar vagarosamente aos boxes. Com luz verde novamente, a chuva voltava a rondar o circuito e as equipes foram rápidas em mandar os carros para a pista.

Verstappen e Fernando Alonso (Aston Martin) foram os primeiros a anotar voltas rápidas, os dois inclusive alternando no topo da tabela de tempos, com o piloto da Red Bull marcando 1m21s988 para ficar meio décimo à frente de Alonso, enquanto Charles Leclerc (Ferrari) corria ao lado na chicane nas curva 8 e 9 e Lewis Hamilton (Mercedes) fez uma viagem pela grama entre as curvas 3 e 4.

Alonso assumiu o P1 com 1m21s583, e melhorando novamente para 1m21s481, apenas para Verstappen responder enfaticamente marcando 1m20s851. Enquanto Hamilton ficou em terceiro, seguido pelo companheiro de equipe George Russell.  Já Sergio Pérez (RBR) ficou mais de um segundo atrás do companheiro de equipe.

A Ferrari conseguiu arrumar o carro de Carlos Sainz a tempo da classificação e o espanhol foi para a pista decidido a lutar por posições, mas no final do Q1 o espanhol acabou atrapalhando Pierre Gasly (Alpine), que vinha em volta rápida. Como resultado, o francês não conseguiu melhorar seu tempo e foi eliminado, e Sainz ganhou um ticket direto para a sala dos comissários.

Além de Gasly, ficaram fora do Q2 Yuki Tsunoda (AlphaTaur) – que também atrapalhou pilotos durante o Q1 -, Nyck De Vries (AlphaTauri), Logan Sargeant (Williams) e Zhou.

Correria e caos no final do Q1 – Imagem: Fórmula 1

Q2 – assim como no Q1, os pneus intermediários foram a escolha da maioria para o início do Q2, mas com as linha de corrida secando, Alex Albon (Williams) e Lando Norris (McLaren) foram os primeiros a optar por pneus slicks. E a aposta de Albon pelos macios foi recompensada, ele anotou 1min18s725 e disparou para a primeira posição, sendo o mais rápido no Q2.

Tanto Leclerc quanto Pérez não conseguiram uma volta rápida o suficiente com os macios, terminando em 11º e 12º, respectivamente. O monegasco chegou a se exaltar com a equipe pelo rádio depois que a equipe resistiu ao seu chamado para os slicks mais cedo. Lance Stroll (Aston Martin), Kevin Magnussen (Haas) e Valtteri Bottas (Alfa Romeo) também caíram no Q2.

Stroll rodou na curva 6 e passou muito perto de uma batida mais feia – Imagem: Fórmula 1

Q3 – com as condições climáticas deteriorando rapidamente, os pneus intermediários foram novamente acionados, após uma breve rodada de voltas com pneus macios. Verstappen foi o primeiro a marcar tempo, seguido de Alonso. Porém o espanhol foi batido por Nico Hulkenberg (Haas). O alemão assumiu a segunda posição, e relatou para a equipe que a chuva estava aumentando.

Segundos depois do relato de Hulkenberg, Oscar Piastri (McLaren) perdeu o controle de seu carro e deslizou para trás na parede da curva 7, acionando uma bandeira vermelha. Neste momento Hamilton era o quarto, seguido de Russell, Esteban Ocon (Alpine), Lando Norris, Sainz, Piastri era o nono e Albon o 10º.

Piastri perdeu o controle do carro com a chuva aumentando – Imagem: Fórmula 1

Contudo minutos depois quando a pista foi novamente liberada, a chuva estava mais intensa e não havia mais nada que os pilotos pudessem fazer, o top 10 estava definido.

Quer dizer, pelo menos até a FIA terminar as investigações de uma série de pilotos atrapalhando outros pilotos durante a classificação. Sainz foi punido por atrapalhar Gasly, Tsunoda por impedir Hulkenberg e Stroll por atrapalhar Ocon, os três perdem três posições no grid.

Já Nico perde três posições por desrespeitar o limite de velocidade mandatório em processo de bandeira vermelha, neste caso a ocasionada por Piastri. Sainz vai de oitavo para 11º, Tsunoda de 16º para 19º, Stroll de 13º para 16º e Hulkenberg de segundo para quinto.

O GP do Canadá começa as 15h (horário de Brasília).

Resultado da classificação no Canadá. Grid de largada será afetado pelas punições – Imagem: Fórmula 1

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.