Entre em contato conosco

Fórmula 1

Lewis Hamilton troca Mercedes pela Ferrari em 2025

Publicado:

em

O dia 1º de Fevereiro de 2024 vai ser um daqueles que o fã da Fórmula 1 vai falar exatamente onde estava quando viu a notícia que abalou a categoria: Lewis Hamilton está de mudança. O heptacampeão anunciou nesta quarta-feira que vai correr pela Ferrari, a partir de 2025.

A mudança de equipes surpreende porque, ainda em 2023, a Mercedes confirmou que manteria tanto Lewis quanto George Russell até o final de 2025. Além disso, tem o fato óbvio de que a parceria Hamilton e Mercedes é de sucesso e muitos recordes conquistados. Foram seis títulos do mundial de pilotos, oito títulos de construtores em 11 anos juntos.

Trajetória de sucesso

Lewis chegou à Mercedes em 2013 para substituir Michael Schumacher, depois de 6 temporadas na McLaren e um mundial de pilotos com a equipe papaya. Na época, a troca de equipes surpreendeu a todos, já que a Mercedes estava longe de ser a potência que é hoje.

Em 2014 veio o segundo título mundial, primeiro com a Mercedes e no ano seguinte o terceiro. Mas em 2016 Nico Rosberg o superou e levou o mundial. Após isso, ele venceu o campeonato de pilotos consecutivamente entre 2017 e 2020.  Assim, ele igualou a marca de Schumacher ao se tornar sete vezes campeão mundial.

Porém, em 2021, Max Verstappen quebrou a hegemonia do rival e no polêmico GP de Abu Dhabi, conquistou seu primeiro campeonato. Em 2022, a Mercedes teve vários problemas com o carro, as novas especificações e regulamentos trouxeram mudanças e FW13 foi um desafio.

Do mesmo modo, 2023 não foi um grande ano, mesmo com a equipe terminando em segundo no campeonato de construtores. E Hamilton viu o sonho do oitavo título adiado novamente.

O fim de uma parceria exitosa

Apesar de ter renovado o contrato recentemente, Lewis ativou a opção de rescisão e deixa as Flechas de Prata no fim desta temporada.

“Em termos de parceria entre piloto e copiloto, nossa relação com Lewis se tornou a mais bem-sucedida que o esporte já viu, e isso é algo que podemos recordar com orgulho; Lewis será sempre uma parte importante da história do automobilismo da Mercedes. No entanto, sabíamos que nossa parceria chegaria a um fim natural em algum momento, e esse dia chegou agora. Aceitamos a decisão de Lewis de buscar um novo desafio, e nossas oportunidades para o futuro são empolgantes de se contemplar. Mas, por enquanto, ainda temos uma temporada pela frente, e estamos focados em competir para alcançar um forte desempenho em 2024”, disse Toto Wolff, chefe de equipe e CEO da Mercedes.

“Foram 11 anos incríveis com esta equipe, e estou muito orgulhoso do que conquistamos juntos. A Mercedes faz parte da minha vida desde os 13 anos. É um lugar onde cresci, então tomar a decisão de sair foi uma das decisões mais difíceis que já tive que tomar. Mas o momento é certo para dar esse passo, e estou empolgado para encarar um novo desafio. Serei eternamente grato pelo incrível apoio da minha família na Mercedes, especialmente ao Toto, pela amizade e liderança, e quero encerrar isso em alto estilo juntos. Estou 100% comprometido em entregar o melhor desempenho possível nesta temporada e fazer meu último ano com as Flechas de Prata ser inesquecível”, revelou Hamilton.

Um novo desafio

2024 será o fim da parceria vencedora e 2025 o início de um novo desafio. Hamilton terá Charles Leclerc como companheiro de equipe e a missão dele é grande, terminar o jejum de títulos da Ferrari, que já dura 16 anos.

Ainda sem muitas informações, a Ferrari apenas confirmou que o contrato com o heptacampeão é de múltiplos anos.

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.