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Kirkwood domina às ruas de Detroit

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Foto/Reprodução: IndyCar

Kyle Kirkwood volta a vencer na IndyCar. Nas ruas de Detroit, o piloto conseguiu uma ótima atuação, mesmo com problemas em sua asa dianteira em grande parte da prova. Dessa forma, o piloto alcança duas vitórias na temporada, sendo o único piloto a conseguir parar Álex Palou em 2025. Assim, com esse triunfo, o piloto da Andretti chegou a quatro vitórias na categoria.

Como de costume, as ruas de Detroit foram palco de um grande espetáculo, regado a bandeiras amarelas, levando a máxima da Indy ao pé da letra, com uma amarela chamando outra. Porém, apesar das diversas paralisações ao longo da prova, a corrida proporcionou diversas boas disputas e surpresas ao longo de suas 100 voltas.

Momentos iniciais da corrida em Detroit

A pole position foi marcada por Colton Herta, que na largada percebeu que manter a dianteira da prova não seria tarefa fácil. Na conclusão do primeiro giro, Herta seguiu liderando, mas antes viu a ameaça iminente de Lundgaard, que chegou a assumir a liderança. Apesar das trocas constantes nos momentos iniciais, a largada da corrida foi limpa.

Ainda na primeira volta, Kirkwood assumiu o segundo lugar após um belo mergulho em cima de Christian Lundgaard. Assim a prova seguiu até a volta 8, quando ocorreu o primeiro abandono. Rinus VeeKay  reportou problemas com a potência de seu motor e foi para os boxes, deixando a prova de maneira prematura.

A primeira ronda de paradas começou na volta 12, com Kyle Kirkwood sendo o primeiro a passar. Na sequência, o pelotão da frente também optou por fazer suas paradas, onde seguiram na mesma estratégia por toda a prova. Alguns pilotos, como Scott Dixon, seguiram com estratégias alternativas, tentando prolongar o stint ao máximo, parando apenas quando o marcador já estava na casa das 30 voltas.

A primeira bandeira amarela da prova apareceu no giro 14, quando Rosenqvist rodou na pista, a verde foi dada na volta 17, mas não durou muito. Assim, um giro mais tarde, foi a vez de Nolan Siegel chamar a próxima amarela, após atingir o muro, onde conseguiu sair rapidamente. Na volta 19, o pneu de DeFrancesco se soltou na pista, prolongando o período de interrupção.

Entre estratégias e amarelas

Nesse momento, Pato O’Ward, que até aquele instante seguia a estratégia dos líderes, aproveitou o momento de interrupção para voltar aos boxes, entrando em uma estratégia alternativa. A prova foi retomada na 23ª volta. Na sequência, Scott McLaughlin foi punido com um drive through após infringir as regras de pit stop e entrar quando o mesmo estava fechado.

Momentos depois, Rahal entrou nos boxes e teve problemas com um de seus pneus, que ficou preso. O piloto, que flertava com as primeiras colocações, viu seu desempenho em pista sendo jogado no lixo, voltando três voltas atrás do líder.

Na volta 44, os pilotos que optaram por parar mais cedo, voltaram para os boxes. Dessa vez, David Malukas iniciou os trabalhos. Logo, quando os líderes Kirkwood, Power e Herta voltaram para a pista, um pedaço da asa dianteira do futuro vencedor se soltou, indo na direção do carro de Power, o destroço passou por baixo do assoalho da Penske e foi direto no pneu dianteiro direito de Herta, mas não causou maiores estragos.

Dessa forma, mesmo com a asa danificada, Kirkwood seguiu na prova e liderando o pelotão da frente. Após mais uma rodada de paradas, a prova seguia no ritmo de conservação dos pneus. Nesse momento, mais especificamente na volta 68, Callum Ilott estampou sua PREMA no muro, causando uma nova bandeira amarela.

Novamente, os pilotos aproveitaram o momento de interrupção do pace car para fazerem suas paradas para troca de pneus e/ou reabastecimento. Assim, com a bandeira amarela ainda em vigor, logo após a saída dos boxes, David Malukas acertou a traseira de Álex Palou, que abandonou a corrida. Logo, esse foi o pior resultado do líder do campeonato na atual temporada.

Bandeira vermelha e o triunfo de Kirkwood

O momento que definiu a vitória ocorreu na volta 79, onde Kirkwood venceu a ousada disputa com Ferrucci, retomando a liderança da prova. Porém, no giro 83, a prova viveu o momento de maior tensão. Louis Foster perdeu o controle de seu carro, bateu no muro e voltou para a pista; nesse momento, acabou acertando o carro de Rosenqvist, que parou na barreira de pneus.

No primeiro instante, foi acionada a bandeira amarela. Porém, com a gravidade do incidente, a direção de prova decidiu que a bandeira vermelha era a ideal. Assim, os carros saíram da pista, enquanto os envolvidos na batida eram socorridos. Logo, ambos precisaram de atendimento médico, mas foram liberados após avaliação.

Assim, quando a prova foi retomada, a vantagem construída por Kirkwood não existia mais. Finalmente, a prova foi retomada restando 11 voltas para o final. Com todos os pilotos juntos no pelotão e com problemas em sua asa dianteira, Kirkwood conseguiu impor o ritmo necessário para manter a liderança, enquanto mais atrás, Will Power lutava para manter o segundo lugar.

A tentativa foi em vão, já que o ritmo do carro da Penske não era páreo para o dos adversários. Primeiro, o australiano foi ultrapassado por Ferrucci e por fim, Herta assumiu o terceiro lugar, completando o pódio.

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Kirkwood no topo do Pódio em Detroit. Foto/Reprodução: Paul Hurley/ IndyCar

Kyle Kirkwood venceu após largar de terceiro, Ferrucci foi para o pódio após largar de 21° e Herta conquista seu primeiro pódio em 2025. Assim se encerrou a IndyCar em Detroit, o próximo compromisso da categoria é no oval de St. Louis, em 15 de junho. Confira o resultado completo da corrida aqui.

 

 

 

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