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Automobilismo

Jake Dennis vence o E-Prix do México na abertura da temporada Fórmula E

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Lucas di Grassi fez a pole e chegou em terceiro. 

Nesse sábado, 14, o Campeonato Mundial de Fórmula E deu início a sua nona temporada e a fez a estreia do Gen3 tão aguardado por todos. O fim de semana da etapa mexicana foi bastante movimentado trazendo muitas surpresas e emoções para os fãs da categoria de monopostos elétricos. Vamos aos destaques! 

Classificatório

Na tomada de tempos para a formação grid da primeira etapa do ano, tivemos vários destaques a começar pela pole position, o brasileiro Lucas di Grassi da Mahindra. A pole surpreendeu até o próprio piloto que em alguns momentos chegou a afirmar que a equipe indiana estava atrás no desenvolvimento e que demoraria um pouco para crescer na temporada. Todavia, dado o bom histórico de Lucas no México, o brasileiro conseguiu fazer diferença e cravar a primeira pole position do Gen3. 

Outro destaque foi o estreante da McLaren, o britânico Jake Hughes, que fez uma ótima classificação e largou da terceira posição, se colocando em posição de disputa pelo pódio em sua corrida de estreia na categoria. A NIO 333 teve seu destaque também e começou logo nos treinos classificatórios em que cravou dois terceiros lugares com o brasileiro Sérgio Sette Câmara. Contudo, no qualy o britânico Dan Ticktum foi destaque da equipe chinesa fazendo a quinta colocação na tomada de tempos classificatória. 

O também estreante da temporada, o franco-argentino Sascha Fenestraz da Nissan, fez o oitavo tempo na classificação. Entre as montadoras, a Porsche começou o ano com bastante destaque. A montadora alemã além da produção da própria unidade de energia também é fornecedora tendo a Andretti equipe cliente. O bom trabalho da Porsche colocou 4 carros equipados com suas unidades nas 10 primeiras posições. 

A corrida 

Na largada, Di Grassi salta bem e consegue abrir um pouco de vantagem em um primeiro instante, mas logo em seguida, Robin Frijns da ABT Cupra, se envolve em um acidente com Norman Nato da Nissan e abandona a corrida logo no início. Passado o período de Safety Car na pista, acontece a relagarda, mas mais um piloto tem problemas em seu carro dessa vez, Sam Bird da Jaguar têm problemas em seu carro e precisa abandonar a corrida e com isso, o Safety Car é acionado mais uma vez. 

Depois que o carro de Sam Bird é retirado da pista, recomeça a corrida e Jake Dennis da Andretti ultrapassa Di Grassi assumindo a ponta da corrida até o final. Nisso, Dan Ticktum da NIO 333 recebe uma punição de passagem pelos boxes – Drive Through – por uso excessivo de potência de seu carro. A corrida, após algumas voltas em bandeira verde seguiu disputada e um drama na ponta: Lucas di Grassi estava com uma porcentagem menor de energia em seu carro e precisava administrar a sua corrida para se manter no pódio. 

Após algumas voltas em Bandeira Verde, mais uma bandeira amarela é acionada por conta de uma batida de sozinho de Edoardo Mortara da Maserati MSG que trouxe o Safety Car mais uma vez para a corrida. Depois que o carro de Mortara foi retirado da pista e a Bandeira Verde foi acionada novamente, uma bela disputa pelo pódio se intensificou entre Lucas di Grassi (Mahindra), Pascal Wehrlein (Porsche), Jake Hughes (McLaren) e Andre Lotterer (Porsche). 

Di Grassi não ofereceu resistência alguma a Wehrlein quando o alemão o atacou, já que o brasileiro precisou economizar energia enquanto tentava salvar um pódio em sua estreia pela Mahindra. Em poucos instantes, Di Grassi formou um trem atrás do seu carro de vários pilotos juntos que não conseguiram ultrapassá-lo. Lotterer ainda conseguiu ultrapassar Hughes e Di Grassi em uma corrida heroica salvou um pódio, o de número 40 em sua carreira na Fórmula E. Sebastian Buemi, que estava de estreia em equipe nova – a Envision Racing -, Antônio Félix da Costa, que também estava de estreia em equipe nova – a Porsche -, Mitch Evans (Jaguar), Nick Cassidy (Envision) e Stoffel Vandoorne, de estreia pela DS Penske, fecharam o top-10 da corrida e dos que pontuaram. 

O primeiro pódio do ano foi composto por Jake Dennis (Andretti), Pascal Wehrlein (Porsche) e Lucas di Grassi (Mahindra). Veja o que eles disseram:

Jake Dennis da Andretti, disse:

“Os torcedores aqui foram sensacionais. Naquela volta final eu realmente pude ouvi-los torcendo. Começar na primeira fila e depois vencer por tanto, com uma dobradinha da Porsche, um grande grito para minha equipe.

“Foi uma corrida tão física. Esses carros são tão difíceis de pilotar fisicamente e com a aderência mais baixa também, torna tudo mais desafiador. Mas é ainda mais gratificante, especialmente quando você vence por cinco segundos. Hora de tomar tequila com a equipe, uma corrida incrível.

“Minha equipe e eu temos um relacionamento tão bom juntos. Nós apenas trabalhamos tão bem. Não parecia que estava acontecendo na qualificação, nós invertemos, fizemos alguns pequenos ajustes para a corrida e acertamos em cheio. Muitos parabéns para meu pessoal, este é um pequeno reembolso para eles e espero ter mais sucesso porque a Arábia Saudita não está tão longe.”

Pascal Wehrlein da Porsche, disse:

“Ótima maneira de começar a temporada, este lugar foi incrível. Quando você começa em P6 e termina em P2 – isso é realmente muito bom. Sou muito grato ao carro e aos meus companheiros de equipe por isso, acho que nos últimos meses demos muito trabalho – especialmente nas últimas semanas depois do Valência – só quero agradecer a todos na equipe pelo trabalho duro. Temos um objetivo claro nesta temporada, e essa é a melhor maneira de começar.”

“Parecia que o ritmo na corrida estava muito bom, mesmo na classificação todos os carros da Porsche foram super fortes. Esperamos que não seja um caso isolado e continuaremos trabalhando duro. No ano passado, o México também foi nossa melhor corrida, então temos que ter certeza de que continuamos trabalhando duro para entender o carro muito bem e progredir. Queremos lutar pelo campeonato e é uma boa maneira de começar.

Lucas di Grassi, nº 11, Mahindra Racing, disse:

“Foi uma corrida muito dura, claro que sabemos nesta corrida que os Porsches são muito rápidos, lembre-se que no ano passado eles ganharam P1, P2 e desapareceram. Era impossível segurar Jake e Pascal, eu estava com pouca energia mas tentei defender o máximo que pude. No final, um pódio é como uma vitória para nós com apenas três ou quatro dias neste carro, há muito potencial para ir mais longe, então estou muito feliz.”

A próxima etapa vai ser daqui duas semanas, nos dias 27 e 28 em Diriyah na Arabia Saudita. 

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