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Iwasa mostra a que veio e conquista a pole na F2

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Iwasa

Brasileiro da academia de pilotos da Red Bull vinha em volta rápida no final da classificação na Austrália, mas a sessão foi encerrada após um acidente de outro competidor e tirou chance de lugar no top-5

A Fórmula 2 teve os desafios aflorados durante os treinos, já que durante o livre a pista se encontrava seca e no de classificação a chuva se fez presente. O treino livre foi marcado por três bandeiras vermelhas, enquanto o de classificação foi interrompido duas vezes.

Ayumu Iwasa conquistou sua terceira pole position na Fórmula 2 em uma frenética sessão de qualificação em Melbourne. O piloto da DAMS manteve-se longe de problemas e marcou 1: 45.118 antes uma bandeira vermelha encerrar o treino.

Jack Doohan não encontrou problemas para acelerar em sua corrida em casa, marcando 1: 28,989 para terminar o treino mais rápido por três décimos de segundo. O piloto da Invicta Virtuosi Racing foi um dos primeiros em pista e passou quase toda a sessão no primeiro lugar, encontrando melhorias volta após volta, no treino livre.

No início da classificação, Ollie Bearman foi pego de surpresa pelo molhado e bateu nas barreiras. O piloto britânico conseguiu voltar aos boxes por conta própria, e a equipe fez os reparos necessários para mandá-lo de volta a pista após a bandeira vermelha.

Treino Livre

Jack Doohan marcou o tempo de 1: 28,989 para terminar o treino mais rápido por três décimos de segundo. O piloto da Invicta Virtuosi Racing foi um dos primeiros em pista e passou quase toda a sessão no primeiro lugar. Isack Hadjar terminou em segundo com o companheiro de equipe Jak Crawford quarto, com Victor Martins do ART Grand Prix dividindo a dupla em terceiro.

Ayumu Iwasa estabeleceu o tempo inicial em 1m32s927. Isso foi prontamente superado por Jack Doohan que marcou 1: 31.487.

A primeira bandeira vermelha apareceu faltando 32 minutos para o treino se encerrar, quando Roy Nissany pegou um pouco de grama na entrada para a última curva, o que o levou a rodar e bater. Quando a bandeira foi acionada os três primeiros eram Doohan, Fittipaldi e Iwasa.

Os treinos foram retomados faltando 21 minutos para o final da sessão. Crawford foi o primeiro a derrubar o temo para 1:30s antes que o companheiro de equipe Isack Hadjar vencesse aquele esforço com 1: 30,749.

Outra bandeira vermelha foi necessária com 16 minutos para o fim, desta vez Jehan Daruvalafoi o responsável. O piloto da MP Motorsport repetiu o erro anterior de Nissany, mas evitou o contato com o muro, mas infelizmente o carro precisou de ajuda para ser retirado.

Faltando pouco mais de 10 minutos para o finalo treino foi reiniciado. O favorito da casa, Doohan, estava imediatamente no ritmo e foi para o topo com 1: 30,132. A dupla Hitech manteve o homem da Invicta Virtuosi Racing em sua mira, melhorando para segundo e terceiro e permanecendo a um décimo do primeiro tempo.

O australiano parecia rápido enquanto o relógio avançava em direção ao encerramento e ele foi o primeiro na casa do 1:29s. Isso foi superado uma volta depois, quando ele mudou para 1.28.989 seguido por Hadjar e Crawford. Enquanto isso Iwasa enfrentava problemas no carro e estava parado nos boxes.

Um giro de Oliver Bearman na curva 1 no minuto final trouxe a terceira bandeira vermelha da sessão e encerrou o treino. Victor Martins melhorou pouco antes disso para ser o terceiro mais rápido à frente de Crawford, enquanto Enzo Fittipaldi chegou aos cinco primeiros. Bearman terminou em sexto à frente de Iwasa, Zane Maloney, Richard Verschoor e Boschung.

Classificação treino livre

Classificação treino livre

 

Treino Classificatório  

ART Grand Prix continuou sua sequência de fortes atuações na sexta-feira, com Théo Pourchaire garantindo uma vaga na primeira fila à frente do companheiro de equipe Victor Martins.

Somando-se ao desafio de correr na pista australiana pela primeira vez, a chuva torrencialse fez presente e mostrou que oito pilotos diferentes se revezando em primeiro ao longo dos 30 minutos se deram muito bem com a pista.

A primeira bandeira vermelha apareceu com cinco minutos após o início da sessão. As condições escorregadias pegaram vários pilotos eOliver Bearman, girou e bateu contra a parede entre as curvas 8 e 9, enquanto Jak Crawford danificou a asa dianteira de seu carro e Arthur Leclerc redou sem causar danos ao carro.

Após esperar que as condições de pista melhorassem, o treino foi retomado e Jack Doohan liderou estabelecendo o tempo de 1: 52,238. A evolução da pista significava que os tempos estavam mudando constantemente com
Isack Hadjar, Frederik Vesti e Roman Stanek se encaixaram na pole provisória, antes de Doohan marcar com 1: 47,721.

Quebrando a marca de 1:46s pela primeira vez, Iwasa conseguiu uma confortável vantagem de oito décimos sobre os demais pilotos. 

Apesar da pista seca, as condições permaneceram complicadas. Bearman, Arthur Leclerc, Clément Novalak e o líder do campeonato Ralph Boschung conheceram a grama na penúltima curva, enquanto Dennis Hauger teve a sorte de evitar encalhar na brita.

Com menos de quatro minutos restantes, Pourchaire ultrapassou seu companheiro de equipe por apenas quatro milésimos, no entanto, uma terceira pole position consecutiva da ART não aconteceria. Iwasa marcou 1: 45,118, disparando seis décimos à frente.

Martins escapou entre as curvas 5 e 6 para acionar a segunda bandeira vermelha do treiono, a dois minutos do fim, o que causou a não retomada do treino.

O brasileiro Enzo Fittipaldi foi afetado com a bandeira vermelha e acabou com o décimo sexto tempo.

Classificação do Qualy

Classificação do Qualy

Punição

Isack Hadjar foi penalizado após a sessão de qualificação da Fórmula 2. O piloto da Hitech Pulse-Eight recebeu uma penalidade de três posições no grid por impedir Roman Stanek. Os comissários determinaram que Hadjar impediu o piloto do Trident nas curvas 11 e 13 sem nenhum fator atenuante válido aparente. Como resultado, agora alinhará em 10º em vez de sétimo para a Sprint Race de sábado.

O que eles disseram: 

“Considerando tudo, podemos ficar felizes com esta classificação. Na largada, aquaplanei. Estava tentando trazer o carro de volta para o box porque era muito perigoso completar uma volta, mas perdi completamente. Acho que foi talvez estivesse muito molhado para a bandeira verde. Depois disso, acho que a equipe fez um trabalho incrível consertando os danos ao carro e estou muito orgulhoso deles. Eles realmente me salvaram. Depois disso, consegui colocar um bom volta. Poderíamos ter feito mais, mas com o que aconteceu, P6 é um resultado positivo, pois nos coloca em uma boa posição para as duas corridas.” – Bearman

“P13 definitivamente não era o ritmo para o qual tínhamos ritmo. Estivemos entre os 5 primeiros na maior parte da sessão, mas uma bandeira vermelha no final significava que não poderíamos melhorar. Às vezes, é assim, e podemos “Não faça nada a respeito. Voltaremos mais fortes nas corridas e marcaremos alguns pontos.” – Vesti

“Estava em uma volta para, pelo menos, entrar no top-5. Fiz dois setores muito bons e, acredito, brigaria ao menos pelo segundo lugar. Infelizmente um piloto bateu e a bandeira vermelha me impediu de completar a volta e encerrou a classificação” – Fittipaldi 

 

Foto: Instagram Fórmula 2

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