Fórmula Regional
Freddie Slater vence em Zandvoort e conquista segunda vitória na FRECA 2025
Piloto da Prema Racing assume liderança na largada e domina a Corrida 1 no circuito holandês
Freddie Slater confirmou sua excelente fase no Campeonato Europeu de Fórmula Regional by Alpine (FRECA) ao conquistar uma vitória segura e convincente na Corrida 1 disputada neste sábado no circuito de Zandvoort. O piloto da Prema Racing largou da segunda posição, mas logo assumiu a liderança com uma manobra decisiva sobre Pedro Clerot (Van Amersfoort Racing) ainda na primeira volta, e não perdeu mais a ponta até a bandeirada final.
Slater demonstrou controle absoluto ao longo da prova, mesmo com a pressão de dois períodos de safety car que ameaçaram embaralhar as posições. Sua segunda vitória na temporada consolida sua presença na briga pelo título e evidencia a força do conjunto entre piloto e equipe.
Pedro Clerot, que havia conquistado sua primeira pole position na categoria na manhã do sábado, garantiu um importante segundo lugar para a Van Amersfoort Racing. O brasileiro, em sua segunda temporada na FRECA, fez uma corrida sólida e celebrou um ótimo resultado em casa para sua equipe, sediada na Holanda.
Completando o pódio, Akshay Bohra (R-ace GP) também teve uma atuação consistente. Largando da primeira fila, o piloto manteve-se competitivo ao longo da prova e somou pontos importantes na disputa pelo campeonato.
Evan Giltaire (ART Grand Prix) ficou com a quarta posição após superar Enzo Deligny (R-ace GP), que terminou em quinto. O líder da classificação geral, Matteo De Palo (Trident), cruzou a linha em sexto, mantendo sua regularidade e liderança no campeonato.
Hiyu Yamakoshi (VAR) finalizou em sétimo, enquanto Rashid Al Dhaheri (Prema Racing) venceu a disputa interna contra o companheiro Jack Beeton pelo oitavo lugar. Beeton terminou em nono, seguido por Dion Gowda (VAR), que completou o top 10 e foi o melhor estreante da corrida, reforçando o bom desempenho da Van Amersfoort Racing com três carros entre os dez primeiros.
Fora da zona de pontuação, Michael Belov (CL Motorsport) chegou em 11º, seguido por Kanato Le (ART Grand Prix), Jin Nakamura (R-ace GP), Enzo Peugeot (RPM) e Taito Kato (ART), que fecharam o grupo dos quinze primeiros.
A prova teve dois momentos de interrupção com safety car. O primeiro foi causado por um incidente na volta inicial envolvendo Edouard Borgna (G4 Racing) e Aditya Kulkarni (Akcel GP). O segundo surgiu após Nikita Bedrin (Saintéloc Racing), que vinha em forte recuperação desde o fim do grid, enfrentar problemas mecânicos na saída da Curva 10 quando já ocupava a 16ª colocação.
A etapa holandesa segue neste domingo com a Corrida 2, que promete mais emoções em uma das pistas mais desafiadoras do calendário.
Abre aspas
Freddie Slater – Prema Racing
Foi um dia bem longo – fomos os últimos carros na pista e largamos bem cedo esta manhã. Terminar com uma vitória é ótimo. Fiquei um pouco decepcionado com a classificação porque não maximizei meu potencial, e isso sempre me irrita. Mas esta foi a maneira perfeita de me recuperar.
Eu sabia exatamente o que tinha que fazer desde o início – o objetivo estava claro na minha cabeça e eu só precisava executá-lo. Sinceramente, eu não esperava estar em P1 na curva 1, parecia um pouco arriscado. Mas milagres acontecem, e deu certo.
As relargadas do safety car foram difíceis de administrar, especialmente com o vento, a inclinação, a pista suja – e nessas condições frias, não é fácil manter a temperatura dos pneus. Você precisa de algumas curvas para voltar ao ritmo. Mas eu realmente gostei da corrida. É sempre divertido correr aqui. Amanhã parece que pode estar molhado, então vamos ver como vai ser. O objetivo principal é me classificar bem e depois brigar na corrida.”
Pedro Clerot – Van Amersfoort Racing
“Eu estaria mentindo se dissesse que estou completamente feliz depois da corrida. Acho que fizemos o melhor que podíamos. Tive um pouco de dificuldade na largada, mas o ritmo geral foi forte. Conquistar a pole position esta manhã em condições difíceis foi ótimo, e a segunda colocação ainda é um resultado sólido para começar o fim de semana.”
Não foi fácil – o Freddie fez um ótimo trabalho nas relargadas do safety car. Acho que poderia ter lidado melhor com elas; tive que me defender nas duas vezes. Temos algumas coisas para melhorar, mas estou confiante no nosso conjunto. A equipe merece resultados fortes e acredito que tínhamos potencial para mais hoje. Mesmo assim, um bom dia no geral.
Akshay Bhora – GP de corrida
Acho que foi um dia muito positivo no geral. Tivemos uma sessão de classificação forte, onde extraímos praticamente tudo o que podíamos. A largada foi complicada, por estar na pista suja, e não consegui a melhor largada. Talvez eu pudesse ter brigado pela segunda posição na curva 2, mas, tirando isso, acho que foi uma corrida bem executada.
É a minha primeira vez correndo nesta pista, então o importante é progredir e me desenvolver como piloto. Não é um circuito fácil para ultrapassagens, com curvas de alta velocidade e retas curtas. Da minha parte, o objetivo era administrar a corrida na Curva 1 e no Setor 2, evitando o ar sujo e tentando me aproximar o suficiente depois da Curva 13. Mesmo me sentindo mais rápido no final, ainda era difícil me aproximar o suficiente para fazer uma ultrapassagem.
Meu foco continua sendo fazer o melhor que posso — seja terminando em último ou em primeiro, o importante é ter um bom desempenho.”
Dion Gowda – Van Amersfoort Racing
Classificação difícil – largando em 12º em uma pista onde ultrapassagens são complicadas. Mas consegui ficar entre os 10 primeiros e marcar alguns pontos, além de garantir a vitória como estreante. A equipe fez um ótimo trabalho durante todo o fim de semana. Estivemos sempre entre os cinco primeiros nos treinos livres, mas as coisas simplesmente não correram como queríamos na classificação.
Amanhã é um novo dia, uma nova sessão de classificação, e acho que temos ritmo para ir mais longe. Parabéns ao Pedro pelo pódio – espero que possamos lutar lá também com uma largada melhor amanhã.
É definitivamente um avanço em relação ao F4, com tantas pistas legais como Spa, Zandvoort e Budapeste. Estou aprendendo algo novo a cada fim de semana e melhorando cada vez mais.
Veja os resultados.
