Entre em contato conosco

Automobilismo

Fórmula 1 dá início aos testes de pré-temporada nesta sexta-feira

Publicado:

em

pré-temporada
Compartilhe esta publicação

O fã de Fórmula 1 que está ansioso para ver carros novos na pista vai ter um final de semana de muita ação. Nesta sexta-feira, 12 de abril, tem início os testes da pré-temporada.

Serão três dias de testes no autódromo do Circuito Internacional do Bahrein, em Sakhir, o que é diferente, já que nos últimos anos a pré-temporada é realizada no Circuito de Barcelona, na Espanha.

A mudança da Espanha para o Bahrein se deu porque o GP da Austrália, que tradicionalmente é o pontapé inicial da temporada, só vai acontecer no 2º semestre devido as restrições do governo australiano no combate a pandemia de Covid-19. Como o GP do Bahrein seria o próximo no calendário, a F1 decidiu fazer então os testes também por lá.

Imagem: Divulgação/McLaren

Mesmo com os chassis similares aos de 2020, o período de testes é importante porque o regulamento técnico passou por mudanças que visam a redução do downforce os carros tem alterações nos componentes ligados à aerodinâmica. As unidades de potência receberam upgrades, e no caso da McLaren uma unidade nova, já que a equipe britânica passa a usar motor Mercedes a partir deste ano. Esses três dias ainda servirão para as equipes avaliarem os novos compostos dos pneus fornecidos pela Pirelli.

Além das mudanças nos carros, sete das 10 equipes tem pelo menos um piloto novo esse ano, com a Haas tem uma nova dupla de pilotos por completo. Então os testes são importantes para que os pilotos possam conhecer melhor os carros e começar a criar uma ritmo de trabalho com a equipe. Cada piloto terá tecnicamente um dia e meio dentro do carro, mas a Williams já anunciou que usará o piloto de testes Roy Nissany em um dos dias.

Será interessante prestar atenção especialmente em Fernando Alonso na Alpine, Sebastian Vettel na Aston Martin, Sergio Pérez na Red Bull, Carlos Sainz na Ferrari, Daniel Ricciardo na McLaren e os estreantes Mick Schumacher e Nikita Mazepin da Haas, e Yuki Tsunoda na Alpha Tauri.

pré-temporada

Imagem: Divulgação/ Aston Martin

Bom lembrar que o desempenho nos testes dá uma ideia do que esperar, mas não dita como realmente cada equipe vai se comportar e desenvolver o carro ao longo do ano. Nos testes de 2020 a Ferrari se sobressaiu e acabou com uma temporada desastrosa. A Red Bull parecia ter o melhor carro dos últimos anos, mas não foi capaz de bater a Mercedes. Então entre os testes e o GP do Bahrein, as equipes ainda farão ajustes nos carros.

Vale ressaltar que não existe um número máximo de voltas, então a decisão fica para as equipes e não existe punição para equipe que por qualquer razão não participe dos testes ou de alguma sessão.

pré-temporada

Imagem: Divulgação/ Alpine

Os testes serão divididos em dois períodos por dia, um da matutino e um vespertino. Mas no horário de Brasília as sessões serão das 4h às 8h e das 9h às 13h.

Será possível acompanhar todas as sessões no Bahrein ao vivo pelo aplicativo próprio da F1, o F1 Tv Pro que chegou ao Brasil na última terça-feira.

Compartilhe esta publicação