Entre em contato conosco

Automobilismo

Ferrari lidera sexta-feira na Hungria

Publicado:

em

Ferrari

McLaren também é destaque nos treinos

O primeiro dia de atividades na pista no Hungaroring viu a dupla da Ferrari dominar a tabela de tempos. Carlos Sainz foi o mais rápido no primeiro treino livre e Charles Leclerc liderou o segundo. Já a dupla da Red Bull não conseguiu alcançar os rivais, no TL1 Verstappen foi o 2º e Pérez o sexto. Já no TL2 Max foi o 4º e Checo apenas o 9º.

“Foi uma sexta-feira interessante. O carro estava bom do momento que saiu da garagem no Tl1 e conseguimos fazer umas boas voltas. No TL2 testamos alguns ajustes para ver qual a direção correta a seguir para amanhã e para a corrida. Nem tudo funcionou, mas estamos numa boa posição em termos de ritmo e equilíbrio do carro”, comentou Sainz.

Sainz lidera TL1 – Imagem: Scuderia Ferrari

“Hoje foi difícil como esperávamos, estamos tentando achar o equilíbrio correto de alta a baixa velocidade, funcionou em partes, em outras não, temos trabalho para fazer. Acredito que as Ferraris estarão a frente de nós este final de semana e será difícil vence-las. Vamos trabalhar ao longo da noite e tentar diminuiu a vantagem deles o máximo possível. Parece que o clima vai mudar amanhã. No seco estamos com dificuldade para competir, mas pode ser uma história diferente na chuva, quem sabe, veremos amanhã”, disse Verstappen.

PRIMEIRO DIA POSITIVO

A sexta-feira foi positiva para a McLaren, a equipe que mais venceu na Hungria – foram 11 vitórias-, mostrou bom desempenho nas duas sessões e as atualizações feitas na semana anterior parecem estar funcionando. De manhã Norris foi o 4º com Ricciardo em 8º, enquanto a na parte da tarde Lando marcou o segundo melhor tempo, e Daniel foi o quinto.

“Eu acho que foi um bom dia, foi sólido. Tivemos um bom desempenho nas duas sessões, o que é positivo. Obviamente tivemos atualizações na semana passada e talvez elas estejam funcionando um pouco melhor nesta pista, o que é bom. Com certeza ainda temos que melhorar, mas foi uma sexta positiva e uma das melhores do ano. Estou feliz com isso, mas amanhã provavelmente teremos que fazer ajustes para chuva, porém é bom ter uma sexta-feira sólida e acho que todos estão animados”, destacou Ricciardo.

Ricciardo durante o TL2 – Imagem: McLaren

AJUSTES ERRADOS?

Mas se o dia foi bom para uns, para outros a história foi bem diferente. Depois do pódio duplo no GP da França, a Mercedes chegou a Hungaroring pronta para lutar por mais, mas os diferentes ajustes testados nos treinos de hoje não pareceram dar certo, com os dois pilotos reclamando do carro. No TL1 Hamilton foi o sétimo e Russel o quinto e no TL2 o heptacampeão foi 11º e George ficou em oitavo.

“Definitivamente não foi a nossa sexta mais tranquila na temporada, foi na verdade um pouco estranha porque pode chover amanhã e depois o tempo pode mudar novamente para a corrida. Tentamos algumas coisas com o carro e usamos o dia como teste, então mesmo tendo sido um dia difícil, provavelmente também foi produtivo”, declarou Russell.

“A sessão da manhã foi razoável, mas fizemos algumas mudanças de tarde nos dois carros que parecem ter nos levado na direção errada. Isso é fácil de revertermos para amanhã, e parece que vai chover então temos esperança que possamos nos recuperar. Mas fora descobrir o que não devemos fazer, a sessão da tarde não foi útil. Além disso, no stint com pouco combustível, o Lewis acabou sofrendo alguns danos que não conseguimos reparar a tempo, então no final da sessão o carro estava muito inconsistente. A classificação é mais importante aqui do que em outras pistas  então esse é o nosso foco”, explicou o diretor de engenharia da Mercedes, Andrew Shovlin.

Hamilton escapa na curva 4 e reclama da instabilidade do carro – Imagem: F1 TV

A NOVA HAAS

A equipe americana trouxe o tão esperado pacote de atualizações, mas apenas para o carro de Kevin Magnussen. Sem muitas peças de reposição, o piloto teve que ser cuidadoso durantes as sessões. Foram atualizados o assolaho, capô, entradas de refrigeração, suspensão traseira e aletas do duto traseiro de freio. A semelhança da nova versão com o carro da Ferrari – que fornece o motor – rendeu o apelido carinhoso de Ferrari branca.

“Não tivemos problemas e o carro foi bem. É mais ou menos o que esperávamos, então estou feliz com isso. Teremos mais trabalho para conseguir extrair mais e isso vai vir com o tempo, até o momento está indo bem. Esperamos conseguir ganhar algumas posições no grid amanhã e parece que vai chover, então isso pode ser uma dificuldade”, relatou Magnussen.

Haas

A nova Haas de Magnussen – Imagem: Haas

Apesar de todo o trabalho feito por todas as equipes, os esforços podem ir literalmente por água abaixo caso a chuva venha durante a classificação. Segundo os serviços de previsão do tempo da Hungria, a chuva pode ser pesada, com chances de tempestade. Caso a chuva impossibilite a classificação no horário programado no sábado, ela pode acontecer no domingo, antes da corrida.

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.