Entre em contato conosco

IMSA

Fale sobre Atendimento ao Cliente! A Mercedes Tem Isso com a Winward Racing

Publicado:

em

Via assessoria de comunicação: John Oreovicz / IMSA Wire Service Foto: IMSA

A Marca Acumulou Cinco Vitórias na Classe GT nas Últimas Quatro Corridas. A Mercedes-AMG está em uma sequência de quatro vitórias consecutivas na classe Grand Touring (GT) na competição IMSA WeatherTech SportsCar Championship. E a Winward Racing tem sido o destaque para a estrela de três pontas nesse período.

A fase atual da Winward começou na TireRack.com Battle on the Bricks no Indianapolis Motor Speedway em setembro passado, na penúltima rodada da temporada de 2023, quando Russell Ward e Philip Ellis conquistaram as honras da classe Grand Touring Daytona (GTD) no Mercedes-AMG GT3 nº 57. Acompanhados por Indy Dontje, Ward e Ellis abriram a campanha de GTD de ’24 com vitórias consecutivas na IMSA Michelin Endurance Cup no Rolex 24 em Daytona e no Mobil 1 Twelve Hours of Sebring Presented by Cadillac.

A bem-sucedida sequência de quatro corridas para o Mercedes-AMG GT3 na verdade inclui cinco vitórias na classe, pois o Mercedes da WeatherTech Racing nº 79 foi o vencedor da classe Grand Touring Daytona Pro (GTD PRO) tanto em Indianápolis quanto no Motul Petit Le Mans de encerramento da temporada ’23 em Michelin Raceway Road Atlanta.

“É claro que estamos encantados que a Winward Racing tenha feito um começo tão bem-sucedido na temporada de 2024”, disse Stefan Wendl, chefe da Mercedes-AMG Customer Racing. “Ao longo dos anos, desenvolvemos um relacionamento muito bom e uma parceria muito respeitosa e profissional com a equipe. Quando ambas as partes usam todo o potencial de cada organização e cooperam da melhor maneira possível, mais bem-sucedidos somos.

“Com o atual Mercedes-AMG GT3, ainda oferecemos às nossas equipes de corrida clientes uma ótima base para serem bem-sucedidas em diferentes pistas e sob condições especiais. Provamos isso repetidamente, tanto na IMSA quanto em outras séries de corrida ao redor do mundo.”

De Limões ao Petit Le Mans

Co-propriedade de Ward e seu pai, Bryce, a Winward Racing sempre foi um assunto de família.

“Estávamos envolvidos com carros e qualquer coisa com motor, realmente, desde jet skis até quatro rodas e tratores”, relatou Russell Ward, que recentemente celebrou seu 32º aniversário. “Seja lá o que fosse, estávamos mexendo com isso diariamente.

“Sempre assistíamos à IMSA e realmente amávamos as corridas de resistência”, continuou Russell. “Apenas por diversão, montamos um carro para a série de base 24 Hours of Lemons, um Nissan 300ZX com um tema ‘De Volta para o Futuro’ que chamamos de ‘De Volta ao Passado’. Fizemos o nosso melhor para torná-lo o mais confiável possível, e foi aí que começamos a correr de alguma forma. Realmente gostamos disso e dedicamos todo o nosso coração e alma para otimizar cada componente.”

Seja lá o que fizeram funcionou, pois os Wards ganharam seis corridas no “ZX de Volta ao Passado”. Para Russell, o próximo passo foi se tornar profissional em 2017 com a CJ Wilson Racing no IMSA Michelin Pilot Challenge, seguido pela oportunidade de formar uma equipe com seu pai que seria a primeira a competir com a versão GT4 do Mercedes-AMG GT no Michelin Pilot Challenge.

A Winward Racing encontrou seus pés no WeatherTech Championship em 2021, disputando as corridas de resistência em Daytona e Michelin Raceway. Ela opera uma equipe satélite na Europa que fornece apoio técnico considerável ao braço americano.

“Isso se transformou lentamente no que é agora, nunca com a intenção”, disse Ward. “Quando assistíamos à IMSA na TV, sempre pensávamos, ‘Ah, esses caras são bons demais. Nunca estaremos perto deles, estamos focados em hobbies.’ À medida que entramos lá, percebemos que podemos estar faltando experiência, mas temos o mesmo conjunto de ferramentas que o resto desses caras têm – bons tempos de reação, paixão e um pouco de financiamento por trás de nós para fazer acontecer. É apenas nossa vontade de fazer melhor, otimizar mais e ir mais rápido e competir com a concorrência maior e as equipes maiores, e cinco anos depois, aqui estamos.”

Carro Perdoável, Suporte Impecável

Nenhuma das vitórias da Winward em 2024 foi simples ou direta. Eles se alinharam em 17º no grid da GTD em Daytona e em 20º em Sebring (este último resultado de uma infração técnica que anulou uma volta vencedora do Motul Pole Award de Ellis). Mas o carro nº 57 saiu por cima ambas as vezes, controlando a segunda metade de ambas as corridas.

“Eu sempre soube que tínhamos o ritmo, especialmente nas corridas de resistência”, disse Ward. “É incrível sentir tudo se juntar. Há muitas pessoas envolvidas que trabalham dia e noite para colocar aquele carro de corrida lá fora e prepará-lo perfeitamente. Além disso, apenas a fome dos caras no estande de engenharia. Estamos correndo riscos quando precisamos com estratégia e estamos jogando seguro quando precisamos. É mérito desses caras porque eles praticamente se saíram impecavelmente. Só precisamos fazer nossos trabalhos como pilotos e levar para casa de maneira limpa.”

Para Wendl, o sucesso da Winward é o produto de uma filosofia de atendimento ao cliente que a Mercedes-AMG trabalhou arduamente para aperfeiçoar ao longo da última década. Introduzido em 2016, o Mercedes-AMG GT3 recebeu uma atualização Evo em 2019 e silenciosamente se tornou um dos carros mais fortes nas classes GT. Além da Winward, a Korthoff/Preston Motorsports está operando um programa Mercedes em tempo integral na GTD nesta temporada e a Lone Star Racing está competindo nas corridas da IMSA Michelin Endurance Cup.

“Iso nos deixa muito felizes e confirma que cumprimos nossa reivindicação e desenvolvemos um veículo absolutamente brilhante em term

os técnicos”, afirmou Wendl. “Na minha opinião, é a combinação de um pacote de serviços de abordagem de 360 graus, começando com um carro competitivo excelente que tem suas forças em potencial de desempenho, dirigibilidade, facilidade de uso e durabilidade. Adicione suporte técnico estabelecido e bem experiente em cada alocação de corrida emparelhada com suporte de peças de reposição em todo o mundo conforme demanda.

“Outro fato decisivo é a própria equipe da Winward, que tem uma corrida fantástica até agora”, acrescentou. “Nos últimos anos, eles investiram muito em infraestrutura e desenvolveram enormemente sua própria equipe, o que finalmente resulta nos sucessos que todos vimos nas últimas corridas.”

A Winward está no processo de finalizar sua mudança para uma nova base de 40.000 pés quadrados em Houston ainda este ano.

Juntando Tudo

Ellis, de 31 anos, de descendência suíça e inglesa, tem sido uma parte fundamental do crescimento e sucesso da Winward Racing. O piloto de fábrica da Mercedes-AMG está associado à Winward desde 2020. O ótimo começo de 2024 da Winward é a culminação de aprendizado e maturidade, incluindo por parte de Ellis. Ele admitiu que está abordando a nova temporada com uma abordagem renovada e reenergizada.

“Acho que é apenas amadurecer no automobilismo, reunir mais experiência; especialmente no próprio IMSA, que é bastante diferente de correr em comparação com outras séries na Europa”, relacionou Ellis. “Eu diria que sempre tivemos o ritmo para correr na frente, mas nem sempre conseguíamos alcançar esse resultado por várias razões. Mudamos um pouco a abordagem e parece que a equipe e os pilotos amadureceram ao longo dos anos. Nos sentamos durante o inverno e analisamos o que estava dando errado e por quê, e tentamos mudar o que pudemos.

“Acho que o principal motivo pelo qual eles são tão bem-sucedidos é que simplesmente gostam de estar na pista”, acrescentou. “Todos trabalham para o mesmo objetivo e todos são trabalhadores árduos. Erros acontecem, é claro, mas eles apenas abaixam a cabeça e trabalham em direção ao próximo.”

Abrindo a temporada com vitórias consecutivas colocou os pilotos da Winward em uma posição confortável em termos de classificação da GTD. Mas Ward e Ellis estão um pouco cautelosos ao se dirigirem ao Acura Grand Prix of Long Beach em 20 de abril, aceitando que o Mercedes-AMG GT3 está em sua melhor forma em circuitos rodoviários rápidos e fluidos, ao invés do circuito de rua apertado de Long Beach, onde uma curva fechada leva a uma longa reta.

“Todos nós realmente gostamos de Long Beach, mas nunca foi a pista para a Mercedes”, reconheceu Ellis, embora o fabricante tenha marcado uma vitória na GTD lá em 2017. “Acho que é a corrida mais curta do calendário e também uma das mais desafiadoras para ganhar posição na pista. É apenas uma pista de alto risco para fazer uma grande manobra porque não há margem para erros.

“Felizmente, podemos entrar no evento bastante relaxados e apenas ver o que temos que tentar passar pelo evento sem arranhões.”

O Acura Grand Prix of Long Beach é uma corrida de sprint de 100 minutos que apresenta as classes GTD e Grand Touring Prototype (GTP). A USA Network e o Peacock transmitirão a cobertura ao vivo de ponta a ponta das 16h30 às 18h30, horário do leste, no sábado, 20 de abril.

Via assessoria de comunicação: John Oreovicz / IMSA Wire Service

Foto: IMSA

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.