Entre em contato conosco

IMSA

Experiência nas Ruas: Os Mestres dos Circuitos Temporários da IMSA

Publicado:

em

Um punhado de pilotos se destacou em Long Beach e Detroit

Conquistar um circuito de rua em um fim de semana do Campeonato IMSA WeatherTech SportsCar requer foco afiado e consciência cronometrada.

A sensação intensificada de intimidantes barreiras de concreto se torna ainda mais presente nas tradicionais corridas de rua em Long Beach e Detroit, assim como o relógio que corre mais rápido, já que ambas as corridas têm apenas 100 minutos de duração na temporada.

Inevitavelmente, alguns pilotos se destacaram mais do que outros nesses dois locais ao longo da última década desde que o WeatherTech Championship se unificou como uma única série, após ambos estarem em calendários separados de 2006 a 2013.

Aqui estão alguns para ficar de olho no próximo Acura Grand Prix de Long Beach em 19-20 de abril.

Irmãos Taylor

Ricky e Jordan Taylor são inseparáveis aqui em termos de conquistas em circuitos de rua. Ambos estão de volta à classe de protótipos (agora Grand Touring Prototype, GTP) em um circuito de rua pela primeira vez desde 2019. Surpreendentemente, nenhum dos dois venceu em nenhum dos circuitos desde 2017.

Os irmãos venceram em conjunto dirigindo para o pai Wayne Taylor de 2015 a 2017 em Long Beach e três de quatro anos em Detroit de 2014 a 2017. Jordan adicionou mais duas vitórias em Detroit em 2012 e ’13, uma em GT e outra em protótipo, totalizando cinco na Motor City.

Jordan, recém-saído de uma vitória ao lado de Louis Deletraz e Colton Herta nas 12 Horas de Sebring Apresentadas pela Cadillac, tem duas poles em Long Beach em GT Le Mans (GTLM) e GT Daytona Pro (GTD PRO). Uma terceira pole em três classes seria uma conquista e tanto se ele qualificar o No. 40 Wayne Taylor Racing com o Acura ARX-06 de Andretti.

Sobre o desafio da qualificação em Long Beach, Jordan disse após sua pole em 2021: “Os circuitos de rua são ótimos e adoramos vir a eles, mas como piloto é muito estressante quando você tem que extrair o máximo do carro em uma sessão como a qualificação. É sempre bom passar por isso sem problemas.”

Ricky divide o carro No. 10 da Acura ARX-06 com Filipe Albuquerque; o piloto português venceu em Long Beach consecutivamente em 2018 e 2019, em um Cadillac.

Sebastien Bourdais

Bourdais tem quatro vitórias em Long Beach – 2022 na IMSA e três na IndyCar – e também adicionou três vitórias em Detroit (2022 na IMSA, duas na IndyCar). Ele também está buscando se redimir de um travamento nas primeiras voltas nesta corrida no ano passado.

Sua corrida de recuperação do último ao primeiro lugar em 2022 é digna de nota, pois ele e Renger van der Zande buscam a terceira vitória consecutiva em circuitos de rua juntos como co-pilotos no No. 01 Cadillac Racing Cadillac V-Series.R da Chip Ganassi Racing.

“Quando você tem confiança em um circuito de rua e se aprofunda, pode realmente ligar os pneus de uma maneira diferente e chegar a um nível diferente”, disse ele após sua vitória em 2022.

Renger van der Zande

Caso Bourdais seja visto como o único destaque da Ganassi nos circuitos de rua, van der Zande tem um melhor histórico nos circuitos de rua da IMSA do que seu companheiro de equipe. O holandês tem cinco vitórias em circuitos de rua em seu nome.

Ele compartilhou o carro No. 01 com Bourdais para vencer tanto em Long Beach quanto em Detroit em 2022, venceu com Kevin Magnussen em Detroit em 2021 e adicionou um par de vitórias na classe Prototype Challenge com a Starworks Motorsport em Detroit em 2015 e 2016, estabelecendo a volta mais rápida em cada uma delas.

Katherine Legge

A classe GT Daytona (GTD) está em disputa em Long Beach este ano, com a equipe Paul Miller Racing, tricampeã, tendo se mudado para GTD PRO, e essa classe não está no calendário de Long Beach. Mas Legge tem tantas chances quanto qualquer outra no No. 66 Gradient Racing Acura NSX GT3 Evo22 que ela divide com Sheena Monk em uma pista que a colocou no mapa. Ela venceu sua estreia nos EUA em Long Beach na Formula Atlantic em 2005 e será introduzida no Walk of Fame do circuito este ano.

Ela venceu a primeira corrida da Acura para o NSX nas ruas de Detroit, co-dirigindo com Andy Lally em 2017 e seguiu com uma encore em 2018 ao lado de Mario Farnbacher. Coincidentemente, Farnbacher, em sua mais recente corrida em Long Beach, terminou em segundo lugar com a Gradient em 2022.

Nick Tandy

A vitória de Tandy em Long Beach no ano passado ao lado de Mathieu Jaminet no No. 6 Porsche Penske Motorsport Porsche 963 ganhou manchetes, pois foi a primeira vitória global do novo carro, inspirada por um duplo

turno de economia de pneus. Refletindo, não foi surpreendente que o inglês tenha vencido mais uma corrida de rua.

Na verdade, foi a terceira vitória consecutiva de Tandy em circuitos de rua, embora com estatísticas um tanto incomuns. Tandy venceu tanto em Detroit quanto em Long Beach no No. 4 Corvette Racing Corvette C8.R na GTLM em 2021, mas a corrida de Detroit não contou para o campeonato de classe GTLM daquele ano.

Ele também venceu a corrida GTLM para a Porsche em 2016 após emergir ileso de um incidente na última volta com outros dois e marcou a pole em Long Beach na GTLM em 2019.

Felipe Nasr

O campeão do WeatherTech Championship por duas vezes tem duas vitórias, dois segundos lugares e um terceiro em sete corridas totais de rua. Sua vitória em Long Beach em 2021, ao lado de Pipo Derani, foi fundamental em sua corrida pelo título naquela temporada. Ele está emparelhado este ano com Dane Cameron no No. 7 da Penske Porsche 963. Cameron tem duas vitórias em Detroit, mas nenhuma em Long Beach.

Frankie Montecalvo

Embora Montecalvo não tenha tantas vitórias em circuitos de rua quanto outros nesta lista, o veterano da série é um sólido candidato à vitória na GTD no No. 12 Vasser Sullivan Lexus RC F GT3. Ele é o único piloto na GTD inscrito em 2024 com múltiplos pódios na pista, tendo conquistado o terceiro lugar nos últimos dois anos co-dirigindo com Aaron Telitz.

Montecalvo também garantiu um terceiro lugar com a Vasser Sullivan em Belle Isle em Detroit em 2019.

Roman De Angelis

Uma primeira vitória em Long Beach parece iminente para De Angelis em seu No. 27 da Heart of Racing Team Aston Martin Vantage GT3 Evo. Ele foi segundo em Long Beach no ano passado, seguindo com o segundo lugar em Detroit em 2022 e uma vitória lá em 2021.

Via assessoria de comunicação: Tony DiZinno IMSA Wire Service

Foto: IMSA

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.