SportsCar Championship
Adelson e De Angelis Motoring rumo a Long Beach com Impulso
Os pilotos do No. 120 Porsche da Wright Motorsports e do No. 27 Aston Martin da Heart of Racing querem construir sobre seus promissores resultados em Sebring
Recém-saídos de performances impressionantes na última corrida do Campeonato IMSA WeatherTech SportsCar, duas equipes veteranas de Grand Touring Daytona (GTD) que estão integrando novos elementos em 2024 estão buscando levar esse impulso para a próxima corrida.
A Wright Motorsports está apresentando uma dupla de pilotos em tempo integral novos no WeatherTech Championship este ano, mas isso não impediu o No. 120 Porsche 911 GT3 R (992) de terminar em terceiro na Mobil 1 Twelve Hours of Sebring Presented by Cadillac em 16 de março. A Heart of Racing Team ainda está se familiarizando com a nova versão Evo do Aston Martin Vantage GT3, mas conseguiu um quarto lugar em Sebring na entrada No. 27. Como resultado, os pilotos de ambas as equipes estão olhando para o Acura Grand Prix of Long Beach com renovado vigor após seus sucessos em Sebring.
Adam Adelson está emparelhado com o treinador de longa data Elliott Skeer no Porsche No. 120 da Wright. Embora a dupla tenha corrido junta em outras séries, incluindo no ano passado com a Nolasport no IMSA Michelin Pilot Challenge, ambos estrearam no WeatherTech Championship em janeiro no Rolex 24 At Daytona. Juntando-se a Fred Makowiecki e Jan Heylen, eles terminaram em sétimo antes que Adelson, Skeer e Heylen sobrevivessem aos solavancos e surpresas de Sebring para alcançar o pódio GTD.
Adelson, que completou as três primeiras horas no carro, usou as palavras “incrível” e “incrível” várias vezes para descrever como foi terminar em terceiro em apenas sua segunda corrida na série. Ele lutou contra contato na primeira volta com outro carro e uma penalidade por passar o sinal vermelho na saída do pit antes de entregar para Skeer e Heylen.
“Ser capaz de ter qualificado o carro, largado e feito meu primeiro triplo turno desde o início até o final dos meus requisitos mínimos de tempo de pilotagem torna isso ainda mais especial para mim”, disse Adelson, “apenas porque eu senti que o que fiz na pista e sobreviver ao que sobrevivi e suportar o que suportei realmente nos ajudou a obter esse resultado – mais do que minha participação em algumas outras corridas pode ter ajudado a obter bons resultados. É uma sensação incrível participar apenas da minha segunda corrida no WeatherTech, minha favorita no calendário, pelo menos como fã, e sair com hardware.”
Roman De Angelis está em sua quinta temporada completa com a Heart of Racing Team. O vencedor de sete corridas e campeão da temporada GTD de 2022 se juntou ao compatriota canadense Zacharie Robichon e ao diretor da equipe Ian James em Sebring para o quarto lugar, seguindo a aposentadoria precoce do carro em Daytona devido a problemas mecânicos com o novo Aston Martin Vantage fazendo sua estreia.
“Eu não acho que tivemos o ritmo absoluto do (vencedor) Mercedes e do Porsche e até mesmo do (segundo lugar) Ferrari na classe GTD, então honestamente eu e a equipe ficamos muito felizes com o resultado em quarto lugar”, disse De Angelis. “Se você considerar todos os eventos que aconteceram em Sebring naquelas 12 horas como sempre acontece, é uma corrida um pouco bagunçada. Se você puder estar entre os cinco primeiros no final da corrida e juntar alguns bons pontos com um carro que entrou no trailer sem nenhum dano, sempre é uma boa perspectiva.
“Nós gostaríamos de ganhar corridas e gostaríamos de pegar troféus, mas há um troféu no final do ano que meio que importa mais que as pessoas se lembram”, acrescentou De Angelis. “Então, estamos apenas tentando acumular alguns pontos após nossa luta em Daytona e continuar progredindo e obtendo bons resultados.”
O Aston Martin No. 27 ainda está em 14º distante na classificação GTD, 330 pontos atrás do Mercedes-AMG GT3 da Winward Racing No. 57 que venceu os dois primeiros eventos. O Porsche No. 120 está em terceiro na classe, 155 pontos atrás do líder. Mas com oito corridas restantes e grids de GTD variando de 17 a 22 carros pelo caminho, ninguém desistiu das aspirações ao campeonato.
De Angelis acredita que a maneira como o Aston Martin lidou com as infames irregularidades de Sebring o torna um concorrente para o circuito de rua igualmente acidentado em Long Beach.
“Na verdade, Long Beach é provavelmente um pouco mais suave (do que Sebring)”, disse ele. “No passado, tivemos um bom sucesso lá – o carro (GTD PRO) ganhou lá antes, tivemos um pódio lá no ano passado – então sabemos que a equipe entende o que precisa ser feito para ter um carro rápido em Long Beach. Mais uma vez, vamos entrar nesse fim de semana e reunir o máximo de pontos possível sem cometer nenhum erro.”
Enquanto isso, Adelson está contando com a vantagem de jogar em casa, já que mora em Los Angeles, além do comprimento da corrida de 100 minutos.
“O formato de sprint é realmente onde tenho toda a minha experiência”, disse ele, “então sinto que a mentalidade de apenas acelerar o pedal até o metal durante toda a corrida é honestamente a que estou mais confortável e tenho mais experiência.
“Eu tenho uma afinidade especial por pistas de rua”, acrescentou Adelson. “Eu as amo, adoro a natureza de alto risco delas e a direção precisa que elas exigem. E é minha corrida em casa também; eu moro em Los Angeles e isso me deixa ainda mais animado por poder dormir na minha própria cama, levar meu cachorro para passear de manhã e depois aparecer na pista. Isso lhe dá um nível adicional de relaxamento e clareza mental que sinto que talvez você não consiga quando está viajando.”
O Acura Grand Prix of Long Beach começa com treinos livres e classificatórios na sexta-feira, 19 de abril. A corrida será transmitida ao vivo às 16h30 (ET) no sábado, 20 de abril, na USA Network. Ingressos estão disponíveis em gplb.com.
Via assessoria de comunicação: Mark Robinson / Serviço IMSA Wire
Foto: IMSA