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CADILLACS VIVEM ALTOS E BAIXOS PARA PERMANECER NA DISPUTA PELO TÍTULO DE GTP

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Cadillacs

As Equipes Action Express e Chip Ganassi Ocupam o Terceiro e o Quarto Lugares nos Pontos

A temporada de 2024 tem sido tudo menos rotineira até agora para os dois Cadillacs no Campeonato WeatherTech SportsCar da IMSA. Os altos e baixos nas primeiras duas corridas foram emocionantes e exaustivos, mas ambas as equipes permanecem firmemente inseridas na disputa pelo campeonato rumo ao Grande Prêmio Acura de Long Beach em 20 de abril.

O Cadillac No. 31 Whelen Cadillac Racing Cadillac V-Series.R está em terceiro lugar na classificação do Grand Touring Prototype (GTP), 106 pontos atrás dos líderes empatados No. 7 Porsche Penske Motorsport Porsche 963 e No. 40 Wayne Taylor Racing com Andretti Acura ARX-06. O Cadillac No. 01 da Cadillac Racing está mais seis pontos atrás.

Cada Cadillac mostrou um ritmo tremendo em alguns momentos este ano, e cada um tem um segundo lugar nas corridas para mostrar por isso. Mas cada carro também enfrentou suas próprias dificuldades.

Pipo Derani levou o No. 31 Whelen Caddy ao Motul Pole Award tanto no Rolex 24 At Daytona quanto nas 12 Horas de Sebring Mobil 1 Apresentadas pela Cadillac, e o carro já liderou um total combinado de 362 voltas. Depois de terminar em segundo em Daytona em janeiro, Derani estava correndo para longe com uma liderança de 12 segundos em Sebring com 4,5 horas para o final quando ele bateu espetacularmente depois de tocar em um carro Grand Touring Daytona (GTD) enquanto o ultrapassava.

Derani saiu ileso do incidente que o deixou pendurado de cabeça para baixo na cabine até que a Equipe de Segurança AMR pudesse resgatá-lo do carro que capotou e pousou em uma barreira de pneus. O resultado também virou de cabeça para baixo a classificação do GTP, já que a entrada da Whelen da Action Express Racing perdeu a chance de pódios consecutivos para começar a temporada e a chance provável de estar na liderança da classe.

“Primeira vez que vi um carro de corrida capotar”, disse Derani depois de ver sua tentativa de conseguir sua quinta vitória em Sebring interrompida. “Não é a melhor sensação ficar de cabeça para baixo até conseguirem virar o carro. Bom que estou correndo em 2024 e não nos anos 60.

“Nosso campeonato levou um pequeno golpe com este, mas temos um carro forte”, acrescentou o afável brasileiro. “Temos mais corridas pela frente. Eu queria ter tentado minha quinta vitória (em Sebring). Terei que tentar novamente no ano que vem.”

Enquanto isso, o Cadillac No. 01 superou sua própria parcela de adversidades para permanecer na disputa. Depois de liderar mais da metade das primeiras 150 voltas em Daytona, um problema mecânico de trem de força amarrou o carro da Chip Ganassi Racing e eventualmente o forçou a se aposentar em 10º lugar no GTP.

Em Sebring, o No. 01 se juntou ao No. 31 para dominar no início. A dupla de Cadillacs bloqueou a primeira fila na classificação e se uniu para liderar as 81 voltas iniciais da histórica corrida de 12 horas. Um problema eletrônico de repente reduziu a velocidade do carro sete horas depois, no entanto, com o piloto Sebastien Bourdais perdendo três posições em uma única volta.

A equipe conseguiu diagnosticar e depurar o problema, permitindo que Bourdais e os co-pilotos Scott Dixon e Renger van der Zande trabalhassem seu caminho de volta à frente. Bourdais liderou indo para a última hora climática, mas sabia que seu carro não tinha o ritmo do No. 40 WTRAndretti Acura que o seguia e que tinha pneus Michelin mais novos e Louis Deletraz ao volante.

Bourdais segurou Deletraz até menos de seis minutos restantes, quando Deletraz fez uma ousada manobra por dentro na famosa curva 7 para assumir a liderança e a vitória dramática.

“Dei tudo o que tinha”, disse Bourdais. “O carro (No.) 40 estava fora de sincronia e eles colocaram pneus novos na última parada e nós não, porque não tínhamos tempo para isso, e eles vieram como um foguete no final. … Obviamente decepcionado por todo o grupo e Cadillac porque tivemos um dia realmente forte. Não foi tão direto quanto queríamos, mas na frente na maior parte do tempo. Sempre dói ser feito assim nas voltas finais, mas é corrida.”

Enquanto Bourdais estava decepcionado, seus co-pilotos elogiaram uma performance que viu o francês que mora na Flórida pilotar quase metade da corrida no No. 01, incluindo as últimas 2,5 horas na escuridão da noite no traiçoeiro circuito do Sebring International Raceway.

“Acho que fizemos tudo o que podíamos”, disse Dixon, o seis vezes campeão da IndyCar que serve como o terceiro piloto da equipe nas provas da IMSA Michelin Endurance Cup. “Tentamos ficar fora de problemas. A equipe fez um trabalho fantástico; estratégia, eles acertaram. No final, ficamos um pouco aquém, o que é frustrante. Tenho que agradecer o Seb. Ele fez um trabalho tremendo.”

Van der Zande ecoou o pensamento de Dixon. “Posso dizer apenas que o Seb tirou o máximo do nosso carro, com certeza”, disse ele. “É legal ver ele ir, como ele está lutando até o fim para fazer acontecer. Ei, segundo lugar, bons pontos, chuvas de champanhe. Vamos para casa e nos preparar para Long Beach.”

De fato, Long Beach é o próximo destino, a corrida completa de 100 minutos para as classes GTP e GTD apenas. A corrida será transmitida ao vivo na USA Network às 16h30 ET, no sábado, 20 de abril.

Ingressos para o fim de semana da corrida estão disponíveis em gplb.com.

Via assessoria de comunicação: Mark Robinson / Serviço IMSA Wire

Foto: IMSA

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