Entre em contato conosco

Automobilismo

Estreia do Road course no calendário da Nascar Cup series tem vitória de Christopher Bell

Publicado:

em

Road course

Depois de um teste em 2020, o Daytona Road course estréia no calendário regular na Nascar e é palco da primeira vitória da carreira de Christopher Bell (20) na Nascar Cup Series.

Uma semana já se passou desde que a Nascar nos brindou com a tradicional Daytona 500, uma prova que este ano foi no mínimo, atípica. Neblina, chuva, bandeira vermelha, e é claro os famosos big ones de Daytona. Neste domingo (21), a Nascar nos apresentou mais uma das várias novidades da temporada 2021. Não que o Nascar Road course de Daytona seja novidade, ele estreou no ano passado, mas como uma alternativa à restrição que o circuito de Watkins Glen sofria devido à pandemia. Mas em 2021 o Road course de Daytona veio para ficar na Nascar, e sua data ficou estrategicamente posicionada a uma semana da Daytona 500, o que obviamente simplifica muito a vida das equipes que não precisam se preocupar com o tempo dedicado ao deslocamento para outro estado. Essa é a O’Reilly Auto Parts 253 at Daytona.

Foto: Divulgação Nascar

Para quem não acompanhou no ano passado, o road course da Nascar não é a mesma pista usada nas 24 hs de Daytona, há uma segunda Chicane logo após a “Bus Stop”, no segmento final da pista e possui 5.745 m de extensão. A prova foi programada com 70 voltas divididas em 3 estágios como é o padrão da Nascar. Há o hino americano, há o show da Nascar, mas desde o começo entendemos que essa prova não dispõe de toda “pompa” da Daytona 500. É difícil explicar, mas algo está diferente: Não temos big one; temos carros virando à direita; temos carros usando forte seus freios; temos limpadores no para-brisa; carros cheios de grama por baixo e uma corrida nitidamente mais curta, mas ainda sim é Daytona!

O primeiro estágio da corrida veio para provar que tudo aqui está diferente. A curva 1 é a entrada para a parte interna do circuito, mesmo com a adição de uma chicane na reta principal, os carros chegavam nesta curva em alta velocidade e principalmente nas primeiras voltas era comum ver os carros se “espalharem” para a parte externa da curva. Kyle Bush (18) foi uma das vítimas do circuito misto e dentre os vários pilotos que foram para grama o carro dele foi um dos que ficou mais danificado, exigindo muito tempo nos pits para reparo. Brad Keselowski (2) andou muito forte neste estágio, mas foi Chase Elliot (9) quem levou a vitória.

Foto: Divulgação Nascar

No estágio 2, Ross Chastain (42) sofreu um acidente colidindo com o muro e tivemos uma bandeira amarela. Na relargada faltando 5 voltas, 16 e 11 brigam pela liderança, mas é Hamlim que vence, Joey Logano (22) e Kurt Bursh (1) chegam na P2 e P3 com uma diferença de centímetros entre os carro.

Road course

Foto: Divulgação Nascar

Na relargada do estágio 3, Suarez (99) saiu na frente nas primeiras voltas, mas logo após as primeiras paradas nos pits, Daytona resolve ser Daytona e as nuvens chegam. As equipes começam a correria para separar os pneus de chuva, afinal, diferente da prova da semana passada, hoje temos pneus de chuva. A bandeira amarela vem faltando 16 voltas para o fim da corrida por causa da garoa, mas a decisão das equipes é de não colocar os pneus de chuva. A relargada faltado somente 12 voltas foi uma das mais complicadas do dia, Chase Elliot (9) vai com o carro para a grama, mas é Tyler Reddick (8) quem sofre um acidente mais sério (com principio de incêndio) e uma nova bandeira amarela é acionada. Joey Logano (22) liderava a relargada, mas antes de completar a primeira volta tivemos mais uma bandeira amarela.

Road course

Foto: Divulgação Nascar

Após a relargada o destaque foi para Chase Briscoe (14) que correu quase duas voltas com problemas de visibilidade após o capo de seu carro ter levantado e obstruído praticamente toda sua visão. Logano que tinha ficado apagado ao longo da corrida dominava as ultimas voltas, mas Christopher Bell (20) ultrapassou Logano em uma disputa espetacular na ultima volta e faturou sua primeira vitória na Cup Series e também nesta Daytona Road Course. Vamos aos resultados:

 

1. Christopher Bell
2. Joey Logano
3. Denny Hamlin
4. Kurt Busch
5. Brad Keselowski
6. Kevin Harvick
7. AJ Allmendinger
8. Michael McDowell
9. Ryan Preece
10. Alex Bowman
11. Chris Buescher
12. Martin Truex Jr
13. Cole Custer
14. Erik Jones
15. Ryan Blaney
16. Daniel Suarez
17. Aric Almirola
18. Ricky Stenhouse Jr
19. Ty Dillon
20. Ryan Newman
21. Chase Elliott
22. Anthony Alfredo
23. James Davison
24. Justin Haley
25. Cody Ware
26. Bubba Wallace
27. Garrett Smithley
28. Scott Heckert
29. Timmy Hill
30. Kyle Larson
31. Corey LaJoie
32. Chase Briscoe
33. William Byron
34. Austin Dillon
35. Kyle Busch
36. Josh Bilicki
37. Matt DiBenedetto
38. Tyler Reddick
39. Ross Chastain
40. Quin Houff

 

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.