Fórmula E
Eprix de São Paulo: O que as equipes esperam
No sábado, 16 de março, a cidade de São Paulo, no Brasil, receberá o Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E pela segunda vez desde a criação da série. Este evento é sem dúvida o ponto alto da temporada para os pilotos brasileiros Lucas di Grassi e Sérgio Sette Câmara que estarão lutando pelos pontos da temporada para a equipe ABT CUPRA, e ERT respectivamente.
O local do evento é o Sambódromo do Anhembi, famoso por receber o desfile de carnaval. O circuito da Fórmula E tem 2,933 quilômetros de extensão, com retas longas e curvas fechadas, criando o cenário para uma corrida que certamente será cheia de ação. A corrida de 31 voltas começa às 14h no horário local.
DS Penske
Atualmente em segundo lugar no campeonato de equipes, a DS Penske, está se preparando para voltar à pista. Stoffel Vandoorne, o campeão de 2022, está mais determinado do que nunca a trazer o máximo de pontos possíveis para a equipe franco-americana. Além disso, o francês Jean-Eric Vergne, campeão em 2018 e 2019, impulsionado por uma pole position e um excelente segundo lugar há algumas semanas em Diriyah, na Arábia Saudita, também está muito motivado em sua busca por outro pódio.
Gohobby leva carro voador para a Fórmula E
A Gohobby, marcará presença na etapa paulista. A empresa trará para a Fan Village, um espaço reservado para os fãs do E-prix, o eVTOL 216-S, um veículo elétrico de decolagem e pouso vertical fabricado pela EHang, conhecido popularmente como “carro voador”. Os espectadores terão a oportunidade de tirar fotos com o veículo.
O eVTOL 216-S é capaz de transportar até duas pessoas e bagagem de mão, com uma carga útil total de 220 kg e um alcance de 30 km. O veículo opera com 12 baterias independentes e 16 motores. O piloto não precisa estar a bordo, pois o eVTOL é pilotado remotamente e automaticamente, através do sistema inteligente de comando e controle da EHang.
Abre Aspas ABT:
Thomas Biermaier, CEO e Principal da Equipe ABT: “Os fãs vão impulsionar a equipe”
“Temos duas corridas em casa nesta temporada – agora na cidade natal de Lucas em São Paulo e depois para nossa equipe em Berlim no início de maio. Toda a equipe deu um suspiro profundo após os dois primeiros eventos, se preparou intensamente e agora está ansiosa pelos dias em seu país natal junto com nosso brasileiro. Os fãs certamente nos incentivarão com seu entusiasmo e o layout da pista promete muitas batalhas de posição – condições perfeitas para um dia emocionante de corrida.”
Nico Müller, #51: “O entusiasmo é simplesmente excepcional”
“Comparado com Lucas, acho que provavelmente terei um fim de semana mais tranquilo longe do cockpit – o entusiasmo dos brasileiros pelo automobilismo e por seus compatriotas é simplesmente excepcional. Do ponto de vista esportivo, podemos esperar um circuito variado com curvas rápidas, curvas de 90 graus e retas longas. Houve mais de 100 manobras de ultrapassagem no ano passado e tenho certeza de que os fãs podem esperar muita ação novamente.”
Entrevista com Lucas di Grassi, #11
Você vem trabalhando para uma corrida em São Paulo há muitos anos. Como finalmente se tornou realidade para 2023?
“Na verdade, estamos trabalhando nesta corrida há dez anos – Rio foi o primeiro circuito que a Fórmula E anunciou e que eu projetei na época. Então, por várias razões, nunca deu certo até o ano passado, quando tudo finalmente se encaixou. E a boa notícia é que é um acordo de longo prazo com São Paulo, então a Fórmula E estará correndo nesta cidade fantástica por muito tempo.”
O que correr em sua cidade natal significa para você?
“Muito. Apesar de morar principalmente em Mônaco há 13 anos e ter corrido lá em muitas categorias, São Paulo é muito especial: meus amigos moram aqui, minha família mora aqui. Fazer o que mais amo na frente dos meus compatriotas é um momento muito especial, emocionante.”
Conte-nos sobre a localização especial e os desafios do circuito de São Paulo.
“O local é único: onde nossa reta de largada e chegada está, é onde os coloridos carros alegóricos vão durante o Carnaval. A reta tem mais de 700 metros de comprimento e alcançamos uma velocidade de cerca de 270 km/h lá. Na reta de trás, atrás da área do carnaval, a pista tem uma superfície diferente, mudando de concreto para asfalto normal. Também existem várias curvas de 90 graus. Pode não ser a pista mais difícil, mas garante ótimas corridas com manobras de ultrapassagem.”
O que as pessoas podem esperar da aparição da Fórmula E em São Paulo?
“Os brasileiros são entusiastas do automobilismo e farão do evento um verdadeiro destaque do calendário. Esperamos de 30.000 a 40.000 espectadores que, após o evento inaugural do ano passado, estão ansiosos por um ótimo dia na pista.”
Abre Aspas Maserati:
Abre Aspas DS Penske:
Eugenio Franzetti, Diretor de Desempenho da DS Performance:
“São Paulo marca o início de um período muito intenso durante a Temporada 10. Ao longo das últimas seis semanas, a equipe trabalhou duro no software do nosso DS E-TENSE FE23, o que deve corresponder a uma melhoria no desempenho. Embora nossa temporada tenha começado bem, ainda estamos muito cientes do terreno que precisamos recuperar em relação a alguns de nossos rivais. No ano passado, estávamos na pole em São Paulo e também mostramos um bom nível de desempenho geral. Portanto, fortalecidos por essa experiência anterior e pelo trabalho realizado até agora, além dos talentos da equipe e dos pilotos, embarcamos nesta última aventura cheios de confiança!”
Foto: ABT Cupra