Entre em contato conosco

Fórmula E

Eprix de São Paulo: O que as equipes esperam

Publicado:

em

Eprix de São Paulo

No sábado, 16 de março, a cidade de São Paulo, no Brasil, receberá o Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E pela segunda vez desde a criação da série. Este evento é sem dúvida o ponto alto da temporada para os pilotos brasileiros Lucas di Grassi e Sérgio Sette Câmara que estarão lutando pelos pontos da temporada para a equipe ABT CUPRA, e ERT respectivamente.

O local do evento é o Sambódromo do Anhembi, famoso por receber o desfile de carnaval. O circuito da Fórmula E tem 2,933 quilômetros de extensão, com retas longas e curvas fechadas, criando o cenário para uma corrida que certamente será cheia de ação. A corrida de 31 voltas começa às 14h no horário local.

DS Penske

Atualmente em segundo lugar no campeonato de equipes, a DS Penske, está se preparando para voltar à pista. Stoffel Vandoorne, o campeão de 2022, está mais determinado do que nunca a trazer o máximo de pontos possíveis para a equipe franco-americana. Além disso, o francês Jean-Eric Vergne, campeão em 2018 e 2019, impulsionado por uma pole position e um excelente segundo lugar há algumas semanas em Diriyah, na Arábia Saudita, também está muito motivado em sua busca por outro pódio. 

Gohobby leva carro voador para a Fórmula E

A Gohobby, marcará presença na etapa paulista. A empresa trará para a Fan Village, um espaço reservado para os fãs do E-prix, o eVTOL 216-S, um veículo elétrico de decolagem e pouso vertical fabricado pela EHang, conhecido popularmente como “carro voador”. Os espectadores terão a oportunidade de tirar fotos com o veículo.

O eVTOL 216-S é capaz de transportar até duas pessoas e bagagem de mão, com uma carga útil total de 220 kg e um alcance de 30 km. O veículo opera com 12 baterias independentes e 16 motores. O piloto não precisa estar a bordo, pois o eVTOL é pilotado remotamente e automaticamente, através do sistema inteligente de comando e controle da EHang.

Abre Aspas ABT: 

Thomas Biermaier, CEO e Principal da Equipe ABT: “Os fãs vão impulsionar a equipe”
“Temos duas corridas em casa nesta temporada – agora na cidade natal de Lucas em São Paulo e depois para nossa equipe em Berlim no início de maio. Toda a equipe deu um suspiro profundo após os dois primeiros eventos, se preparou intensamente e agora está ansiosa pelos dias em seu país natal junto com nosso brasileiro. Os fãs certamente nos incentivarão com seu entusiasmo e o layout da pista promete muitas batalhas de posição – condições perfeitas para um dia emocionante de corrida.”

Nico Müller, #51: “O entusiasmo é simplesmente excepcional”
“Comparado com Lucas, acho que provavelmente terei um fim de semana mais tranquilo longe do cockpit – o entusiasmo dos brasileiros pelo automobilismo e por seus compatriotas é simplesmente excepcional. Do ponto de vista esportivo, podemos esperar um circuito variado com curvas rápidas, curvas de 90 graus e retas longas. Houve mais de 100 manobras de ultrapassagem no ano passado e tenho certeza de que os fãs podem esperar muita ação novamente.”

Entrevista com Lucas di Grassi, #11

Você vem trabalhando para uma corrida em São Paulo há muitos anos. Como finalmente se tornou realidade para 2023?
“Na verdade, estamos trabalhando nesta corrida há dez anos – Rio foi o primeiro circuito que a Fórmula E anunciou e que eu projetei na época. Então, por várias razões, nunca deu certo até o ano passado, quando tudo finalmente se encaixou. E a boa notícia é que é um acordo de longo prazo com São Paulo, então a Fórmula E estará correndo nesta cidade fantástica por muito tempo.”

O que correr em sua cidade natal significa para você?
“Muito. Apesar de morar principalmente em Mônaco há 13 anos e ter corrido lá em muitas categorias, São Paulo é muito especial: meus amigos moram aqui, minha família mora aqui. Fazer o que mais amo na frente dos meus compatriotas é um momento muito especial, emocionante.”

Conte-nos sobre a localização especial e os desafios do circuito de São Paulo.
“O local é único: onde nossa reta de largada e chegada está, é onde os coloridos carros alegóricos vão durante o Carnaval. A reta tem mais de 700 metros de comprimento e alcançamos uma velocidade de cerca de 270 km/h lá. Na reta de trás, atrás da área do carnaval, a pista tem uma superfície diferente, mudando de concreto para asfalto normal. Também existem várias curvas de 90 graus. Pode não ser a pista mais difícil, mas garante ótimas corridas com manobras de ultrapassagem.”

O que as pessoas podem esperar da aparição da Fórmula E em São Paulo?
“Os brasileiros são entusiastas do automobilismo e farão do evento um verdadeiro destaque do calendário. Esperamos de 30.000 a 40.000 espectadores que, após o evento inaugural do ano passado, estão ansiosos por um ótimo dia na pista.”

Abre Aspas Maserati:

Maximilian Günther, Piloto, Maserati MSG Racing
“Estou realmente satisfeito com o início desta temporada, e mal posso esperar para começar a correr novamente em São Paulo. Pontuar entre os 10 primeiros de forma consistente é extremamente importante na Fórmula E, e maximizando cada oportunidade que tivemos, é exatamente o que conseguimos fazer até agora nesta temporada. A dinâmica, o moral e o espírito na equipe estão elevados no momento, e acho que estamos em uma posição bastante competitiva com nosso pacote. Gostei de correr em São Paulo na Temporada 9, e me senti bem desde a primeira volta que dei. Acredito que teremos uma corrida emocionante neste fim de semana, e estou ansioso para ver o que podemos fazer.”
Jehan Daruvala, Piloto, Maserati MSG Racing
“Estou ansioso para correr no Brasil, especialmente após a pausa que tivemos desde Diriyah. Como o único novato na grelha na Temporada 10, acho que o intervalo que tivemos entre as corridas não foi ideal, simplesmente porque quero estar pilotando o carro o máximo que puder para continuar ganhando mais experiência. Mas foi bom descansar um pouco e passar tempo com a família, especialmente antes de entrarmos em uma sequência bastante intensa de corridas. A temporada até agora tem sido sobre aprendizado para mim, e estou animado para continuar nessa jornada. Tive um fim de semana promissor em Diriyah e cheguei perto de marcar meus primeiros pontos na Fórmula E, então espero que possamos construir sobre isso neste fim de semana.”
Cyril Blais, Engenheiro-Chefe, Maserati MSG Racing
“Aprendemos muito até agora nesta temporada, e olhando para trás nas três primeiras corridas, fica claro que demos alguns passos importantes à frente. Aproveitamos a pausa entre Diriyah e São Paulo para realmente focar em como podemos manter nossa trajetória de desempenho atual e, ao determinar o que correu bem e identificar onde podemos melhorar, implementamos algumas novas soluções. Acho que o momentum está a nosso favor neste estágio do ano, e com uma visão compartilhada e fome de sucesso em toda a equipe, estamos continuamente avançando. Na Temporada 9, vimos que nosso fim de semana em São Paulo foi um ponto de virada importante para nós como equipe, então estamos muito animados para correr lá novamente, especialmente com nosso conhecimento atual da Fórmula E Gen3 e nosso pacote. Como sempre, iremos abordar o fim de semana sessão por sessão, mas se conseguirmos maximizar nosso tempo na pista nos treinos livres e executar bem na classificação, acredito que poderemos ter uma corrida muito memorável.”
Giovanni Sgro, Chefe de Maserati Corse
“Depois de uma longa pausa, estamos ansiosos para correr novamente e retornar pela segunda vez a São Paulo, uma pista desafiadora e espetacular. Este último mês foi intenso para toda a equipe, focado em melhorar e desenvolver o carro para ser o mais competitivo possível pelo resto da temporada, especialmente com a rodada italiana logo ali. Estamos determinados a retomar de onde paramos após um bom início de temporada, que nos viu lutar e marcar pontos importantes entre os dez primeiros. Estamos satisfeitos, mas sempre há espaço para melhorias, e esta é uma de nossas prioridades começando pelo Brasil. Tanto o Max quanto o Jehan já mostraram que estão famintos e prontos para lutar na frente do grid. Tendo construído nossa história na pista, não podemos ficar longe da adrenalina por muito tempo.”

Abre Aspas DS Penske: 

Eugenio Franzetti, Diretor de Desempenho da DS Performance:
“São Paulo marca o início de um período muito intenso durante a Temporada 10. Ao longo das últimas seis semanas, a equipe trabalhou duro no software do nosso DS E-TENSE FE23, o que deve corresponder a uma melhoria no desempenho. Embora nossa temporada tenha começado bem, ainda estamos muito cientes do terreno que precisamos recuperar em relação a alguns de nossos rivais. No ano passado, estávamos na pole em São Paulo e também mostramos um bom nível de desempenho geral. Portanto, fortalecidos por essa experiência anterior e pelo trabalho realizado até agora, além dos talentos da equipe e dos pilotos, embarcamos nesta última aventura cheios de confiança!”

Foto: ABT Cupra

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.