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Copa HB20

Entrevista com Rafael Velho, piloto e Engenheiro Mecânico que compete na Copa Shell HB20

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A Copa Shell HB20 chega ao seu quarto ano de atividades, levando aos fãs muita disputa em um grid com quase 40 carros, reforçando ainda mais o título de maior competição monomarca do automobilismo brasileiro. Além disso, traz toda a qualidade e confiabilidade do carro da marca sul-coreana que caiu no gosto do público, sendo o modelo mais vendido do país em 2022.

O novo carro voltado para a competição trouxe mudanças bem visíveis, desde seu design mais moderno até o novo câmbio automático paddle shift, que alterou a forma de como o competidor lida com o carro na hora de aumentar e reduzir as marchas. E nada melhor do que o piloto e Engenheiro Mecânico com ênfase na área automobilística, Rafael Velho, explicar um pouco dessas mudanças.

“A principal mudança é que o carro ficou mais largo, mais comprido, uns três quatro centímetros para cada uma das medidas, então é um carro que tem um pouco mais de estabilidade comparado com o do ano passado. Entretanto, vale ressaltar que a maior diferença é o câmbio que a gente saiu de um câmbio h de cinco marchas para um câmbio paddle shift. Por conta dessa mudança a gente tem um tempo agora para a redução e para a subida de marcha.”

Rafael Velho é Engenheiro Mecânico formado na FEI, e explicou como sua formação na área ajuda a entender melhor o carro nas etapas da HB20. Ele enfatizou que uma habilidade complementa a outra na hora de obter o melhor desempenho do veículo.

“Eu sempre falo que é uma junção dos dois (piloto e engenheiro) eu tenho os dois lados, que é o lado da engenharia que me ajuda na pista e o lado de pista que ajuda o da engenharia. O lado de engenharia ajuda a entender alguns detalhes sobre o carro, então a questão da construção do carro eu tendo esse conhecimento me ajuda a entender como ele traciona, como é a transferência de peso em curva, o que está acontecendo de errado nos treinos… então ter esse conhecimento sendo formado pela FEI em 2021 me trouxe um discernimento maior que eu utilizo bastante para me ajudar nesses pontos, que às vezes acaba não ficando claro na hora para um piloto, mas tendo essa experiência você acaba entendendo mais rápido. 

Apesar do domínio na área de engenharia, a Copa Shell HB20 preza muito competitividade, levando em conta o talento do piloto para que ele possa obter seus resultados, entregando carros praticamente iguais para todos os competidores. Rafael explicou até que ponto o piloto pode mexer no carro para extrair um melhor desempenho durante as corridas.

“Com relação às outras categorias, a HB20 ela tem as seguintes mudanças que pode fazer, que é: convergência, então você pode abrir um pouco a frente, fechar um pouco a frente ou você pode mexer na pressão dos pneus que aí o que que acontece, vai muito mais do piloto do que do carro em si, contando mais a habilidade do piloto, o jeito de guiar, que também, tem que casar com o acerto do carro, mas tendo feito o acerto o piloto tem que se virar na pista.”

A primeira etapa que ocorreu em Interlagos foi bastante positiva para o carioca, um P6 e uma quinta posição na corrida 2 o levando para o pódio da primeira etapa. Inicio consistente para as suas pretensões de brigar por bons resultados nessa temporada de 2023.

“Para essa temporada, carro novo, todo mundo está se acostumando, eu também já que mudei de categoria da Super para a Elite, e bom,  para mim a expectativa é andar na frente assim como eu comecei quando andei na Super, é sempre estar brigando por poles por vitórias, pódios, e claro poder chegar no final do ano brigando pelo título.”

A próxima etapa da Copa Shell Hyundai HB20 acontecerá no Autódromo de Tarumã, em Viamão, Rio Grande do Sul, nos dias 20 e 21 de maio, para a segunda etapa da temporada.

Calendário da temporada 2023 da Copa Shell Hyundai HB20

29 e 30 de abril – Etapa 1 – Interlagos – São Paulo/SP

20 e 21 de maio – Etapa 2 – Tarumã – Viamão/RS

8 e 9 de julho – Etapa 3 – Interlagos – São Paulo/SP

5 e 6 de agosto – Etapa 4 – Velocitta – Mogi Guaçu/SP

26 e 27 de agosto – Etapa 5 – Goiânia/GO

16 e 17 de setembro – Etapa 6 – Velopark – Nova Santa Rita/RS

25 e 26 de setembro – Etapa 7 – Brasília/DF*

16 e 17 de dezembro – Etapa 8 – Interlagos – São Paulo/SP

*local a confirmar

 

Foto: Rodrigo Ruiz

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