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Domínio da Porsche marca Corrida 1 das 12 Horas de Spa na 24H Series

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Foto: 24H Series

Neste final de semana ocorreu a segunda etapa da temporada europeia da 24H Series organizada pela Creventic, e o palco não poderia ser mais especial: o colossal e clássico circuito de Spa-Francorchamps.

Ao todo, 36 carros foram a pista, divididos da seguinte forma: 16 GT3, 3 GTX, 10 Porsche Cup, 4 GT4, 2 TCE/TCX e 1 SP4. Sim, eu também fiquei confuso e precisei recorrer ao regulamento para entender o que seria essa tal classe SP4. Descobri que ela é destinada a carros elétricos, híbridos ou em desenvolvimento.

Depois de ter entendido o que é a classe, fui atrás de descobrir qual é o carro que está inscrito nela: trata-se de um Porsche 911 GT3 R da Herberth Motorsport, um carro que será lançado oficialmente apenas no ano que vem. A Porsche está usando a 24H Series justamente como plataforma para testes, e o desempenho tem sido promissor: o carro tem andado na frente durante todo o final de semana, o que indica que estão no caminho certo.

No início deste sábado foi realizada a primeira parte da corrida, com duração de 5 horas. Para quem não sabe, as corridas de 12 horas na 24H Series são divididas em duas partes: uma de 5 horas e outra de 7. Esse formato tem sido muito bem aceito pelas equipes das diversas categorias.

Com um grid bastante variado e com alguns GT3 largando entre os carros das classes menores, o primeiro setor da volta inicial foi relativamente tranquilo. Porém, o mesmo não se pode dizer do fim da reta Kemmel, onde um dos GT3 que largou mais atrás acabou se envolvendo em um acidente com dois Porsche Cup, ocasionando a primeira code 60 da prova.

A primeira hora de corrida foi bastante movimentada. Por volta dos 45 minutos, dois Audis da classe GT3 se enroscaram na Curva 1: o Audi #68 da Continental Racing acertou em cheio o #2 da HAAS RT, causando danos significativos em ambos os carros e espalhando muitos detritos pela pista.

Quem também teve azar foi a Mercedes da Red Ant, que largou na pole position, mas sofreu um furo na Kemmel. O carro precisou completar quase uma volta inteira com o pneu destruído, o que causou danos na parte dianteira do GT3 e resultou em uma grande perda de tempo para reparos.

Por outro lado, quem se deu muito bem foi justamente o novo Porsche em testes, que liderava a prova com 15 segundos de vantagem sobre o segundo colocado por volta das duas horas de corrida.

Ao longo da parte intermediária da prova, aconteceram algumas rodadas, algo comum, considerando o nível variado dos pilotos, mas nada que causasse uma nova code 60.

Na última hora da primeira parte da corrida, três carros surgiam como principais candidatos à vitória: o Porsche #193 da Ziggo Sport Tempesta Racing, o #91 da Herberth Motorsport e, surpreendentemente, a tripulação amadora da Ferrari #56 da Scuderia Praha.

Mas não teve jeito: o inglês Christopher Froggatt trouxe com maestria o Porsche #193 da Ziggo Sport Tempesta Racing para a liderança ao fim da primeira parte da corrida. Ele conseguiu abrir impressionantes 36 segundos de vantagem sobre o Porsche da Herberth Motorsport e colocou três voltas de diferença para o terceiro colocado o que evidencia a discrepância de nível entre alguns carros do grid.

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