Entre em contato conosco

Automobilismo

Charles Leclerc crava pole em Singapura

Publicado:

em

Leclerc

Depois de ser o mais rápido no último treino livre, Charles Leclerc (Ferrari) garantiu a pole position para a corrida deste domingo (02). Mas a disputa com Sergio Pérez (RBR) e Lewis Hamilton (Mercedes) foi apertada. O monegasco cravou o tempo de 1min49s412, apenas 0s022 a frente de Pérez, que ficou em segundo, e 0s054 de Hamilton, que largará em terceiro.

“Eu estava forçando tanto, foi tão perto! Eu realmente pensei que talvez…talvez com a volta perfeita poderíamos lutar pelo primeiro lugar. Não tinha aderência na última volta, mas estou feliz de estar na segunda fila”, comentou Hamilton. O heptacampeão nunca passou tão perto de uma pole nesta temporada.

“Estou muito feliz com hoje, especialmente com os problemas que tivemos na sexta, mas nos recuperamos. Não temos muitos dados de simulação para a corrida, mas se executarmos tudo perfeitamente, tenho certeza que podemos vencer”, declarou Leclerc.

Q1 – para a primeira etapa da classificação, todas as equipes mandaram os carros para a pista com pneus intermediários. A chuva prevista não caiu, mas com alta umidade de Marina Bay, o circuito seguia bem molhado. a dupla da Mercedes foi a primeira seguir para a pista. E rapidamente a maioria dos pilotos fizeram o mesmo.

Leclerc foi o primeiro a marcar um tempo competitivo, mas foi superado por Max Verstappen (RBR) e depois por Hamilton. E nessa ordem os três terminaram o Q1. Já na outra ponta da tabela, Valtteri Bottas (Alfa Romeo), Daniel Ricciardo (McLaren), Esteban Ocon (Alpine) e a dupla da Williams, Alex Albon e Nicholas Latifi foram eliminados.

Ricciardo eliminado no Q1 – Imagem: McLaren

Q2 – mesmo com as condições da pista evoluindo, os 15 pilotos saíram para a primeira volta ainda com pneus intermediários. Leclerc logo marcou o tempo mais rápido do Q2, 1min52s343. Verstappen ficou a 0s380 do tempo do monegasco na primeira tentativa e acabou superado por Hamilton.

Com seis minutos para o fim, Leclerc chegou a sugerir o uso de pneus slick, mas a Ferrari o mandou de volta com novos intermediários. Enquanto isso a Aston Martins calçou pneus macios nos dois carros, e a Alfa fez a mesma opção no carro de Zhou. A aposta se provou prematura e os três pilotos não seguiram para o Q3. Além deles também ficaram de fora George Russell (Mercedes), eliminado por apenas 2 milésimos, e Mick Schumacher (Haas).

Aston Martin erra com pneus macios e é duplamente eliminada no Q2 – Imagem: Aston Martin

Q3 – a disputa pela pole position foi acirrada, e apesar de Leclerc garantir o primeiro lugar, tanto Hamilton quanto Fernando Alonso (Alpine) figuraram no topo da tabela. O espanhol acabou ficando com o quinto tempo no final, atrás de Carlos Sainz (Ferrari), que reclamou que não foi avisado pela equipe que tinha tempo para mais uma tentativa.

Já Max Verstappen, que tinha todo potencial para uma possível pole ficou com a oitava posição. Depois de abortar a segunda volta tendo em mente a evolução da pista, o líder do campeonato teve que abandonar a terceira tentativa a pedido da equipe. O problema? Se ele completasse a volta não teria combustível suficiente para a amostra obrigatória exigida pela FIA, podendo ser desclassificado e a equipe multada.

Ao fim do Q3 Lando Norris (McLaren) conseguiu a sexta posição, com Pierre Gasly (AlphaTauri) logo atrás em sétimo, Kevin Magnussen (Haas) ficou em nono e Yuki Tsunoda (AlphaTauri) foi o décimo.

Resultado da classificação em Singapura – Imagem: Fórmula 1

O Grande Prêmio de Singapura tem largada as 9h da manhã (horário de Brasília) e pode ver Max Verstappen ser coroado campeão mundial pelo segundo ano consecutivo.

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.