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Automobilismo

Carômetro da F1: Alexander Albon

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As idas e vindas na Fórmula 1

O piloto britânico/tailandês, filho do ex-piloto Nigel Albon, Alex Albon começou no kart aos oito anos de idade. Ele tem múltiplos títulos britânicos e europeus, incluindo a Copa do Mundo FIA de Kart na categoria KF3 em 2010 e o Campeonato Europeu da FIA de KF3, no mesmo ano.

A carreira nos monopostos começou em 2012, quando ele fez a transição para a Fórmula Renault 2.0, categoria na qual ficou três anos e representou duas equipes diferentes. Com a KTR, Albon conquistou seu melhor resultado, um terceiro lugar na Eurocopa.

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Albon durante a corrida na Bélgica na Eurocopa de Fórmula Renault – Imagem: Dutch Photo Agency via Red Bull Pool Content

Em 2015 veio a mudança para a Fórmula 3, onde foi o sétimo colocado no Campeonato Europeu da FIA. No ano seguinte um novo desafio, a GP3 Series com a ART Grand Prix. Alex foi vice-campeão. No mesmo ano ele defendeu a Hitech GP no Masters of Formula 3.

E em 2017 mais uma nova categoria, a Fórmula 2. Ele ficou dois anos na categoria, no primeiro representou a ART Grand Prix, e no segundo defendeu a DAMS. Com a equipe francesa ele ficou em terceiro lugar no campeonato da FIA, perdendo apenas para George Russell e Lando Norris.

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Albon comemora pódio em Sochi – Imagem: Fórmula 2

O bom desempenho na F2 o levou direto para a vaga na Scuderia Toro Rosso na Fórmula 1, em 2019. Com um desempenho que impressionou os chefões da Red Bull, Alex foi promovido à equipe principal com apenas 12 corridas. A RBR estava descontente com o que Pierre Galsy estava apresentando, ou melhor deixando de apresentar, e resolver colocar Albon ao lado de Max Verstappen.

Nas nove corridas que disputou com a RBR ainda 2019, Alex ficou fora da zona de pontuação apenas uma vez. O que garantiu a ele mais um ano com a equipe.

Albon durante o GP da Hungria de 2020 – Imagem: Mark Thompson/Getty Images via Fórmula 1

E foi em 2020 que ele entrou para a história da F1 a ser o primeiro piloto correndo com a bandeira tailandesa a chegar ao pódio. E foram dois naquele ano. O primeiro no GP da Toscana, em terceiro, e depois no GP do Bahrein, também em terceiro.

Porém ao final da temporada a RBR optou por não renovar com Albon e trazer Sergio Pérez. Alex foi mantido como piloto reserva na Red Bull, enquanto também competia na DTM em 2021.

Albon celebra primeira vitória na DTM – Imagem: Julian Kroehl

Na nova categoria ele continuou provando ser habilidoso, conseguindo uma vitória e mais quatro pódios. Ele terminou o ano em sexto lugar, mas antes mesmo do final temporada, já tinha retorno garantido à F1. Em setembro de 2021 foi confirmado pela Williams para 2022.

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Albon ganhou uma nova chance na F1 com a Williams – Imagem: Divulgação/Williams

A temporada de 22 se provou difícil com um carro menos competitivo e Albon pontuou em apenas três corridas. Porém foi o suficiente para impressionar a equipe, que em agosto renovou seu contrato para múltiplos anos.

Para a temporada de 2023 Albon tem um novo companheiro, o rookie Logan Sargeant. E o desafio de pontuar em mais corridas.

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