Automobilismo
Carlos Sainz lidera TL1 em Mônaco
O final de semana em Mônaco começou com a Ferrari na frente. Carlos Sainz foi o mais rápido na pista no primeiro treino livre. O espanhol marcou 1min13s372.
Fernando Alonso (Aston Martin) e Lewis Hamilton (Mercedes) que chegaram a liderar o TL1, terminaram em segundo e terceiro, respectivamente.
O primeiro treino foi movimentado, com pilotos passando muito perto do muro para extrair o máximo de cada volta. E alguns passaram um pouco perto demais. Nico Hulkenberg (Haas) encontrou o muro da curva 13. Uma breve bandeira vermelha levou todos de volta aos boxes.
Na volta à pista, Sainz marcou o tempo que o colocou no topo da tabela e acabou sendo o mais rápido da manhã, enquanto o companheiro de equipe, Charles Leclerc, ficou em quinto, atrás de Sergio Pérez (RBR).
Já o líder do campeonato, Max Verstappen (RBR) teve uma sessão que deixou a desejar. O bicampeão reclamou de problemas com a embreagem e com a traseira do carro, e ficou apenas em sexto.
Lando Norris (McLaren) marcou o sétimo tempo, seguido de Esteban Ocon (Alpine) e Lance Stroll (Aston Martin). Alex Albon ficou em décimo e protagonizou uma batida forte quando faltavam pouco mais de três minutos para o fim. A pancada na barreira da saída da curva 1 provocou uma bandeira vermelha e o fim antecipado do TL1.
DESTAQUES PARA O FINAL DE SEMANA
W14-B: com o cancelamento do GP da Emilia-Romagna, a Mercedes optou por estrear em Mônaco os upgrades do W14. A equipe descartou o conceito do “zeropod”, e agora o carro tem sidepods. Novidades também na suspensão dianteira. O braço principal superior agora está mais alto, o que terá efeito tanto na mecânica quando na aerodinâmica.
Tríplice Coroa: a McLaren chegou a Monte Carlo com uma pintura especial, como parte da celebração dos 60 anos. A pintura é uma homenagem para a conquista da equipe de vencer as três corridas mais famosas do automobilismo, conhecidas como Tríplice Coroa, que inclui a corrida de F1 em Mônaco, a Indy 500 da Indycar em Indianápolis e a prova de resistência – as 24 Horas de Le Mans.
A traseira no tradicional papaya comemora a primeira vitória de Johnny Rutherford na Indy 500 em 1974 com M16C/D. A parte do meio em branco celebra a vitória de Alain Prost no GP de Mônaco de F1 em 1984 com o MP4/2.
E a frente preta é em homenagem ao McLaren F1 GTR que venceu as 24 Horas de Le Mans de 1995 com JJ Lehto, Yannick Dalmas e Masanori Sekiya na primeira tentativa da McLaren na corrida de resistência.
Futuro de Hamilton: depois de rumores apontarem uma oferta da Ferrari, o heptacampeão negou qualquer negociação com a equipe de Maranello para ser o novo companheiro de Leclerc, e afirmou que a renovação com a Mercedes está adiantada e pode ser fechada em breve. O chefe da Ferrari, Frederic Vasseur, também negou qualquer proposta da equipe a Hamilton.
“Minha equipe está trabalhando de perto nos bastidores com Toto, estamos quase terminando o contrato. Ter o foco da equipe nisso, para que eu possa fazer meu trabalho, é uma posição muito melhor do que antes. Lembro que costumava fazer todas as negociações sozinho e era muito estressante, então não preciso mais fazer isso”, declarou Lewis.