Entre em contato conosco

Fórmula 1

Carlos Sainz garante a pole para o GP de Singapura

Publicado:

em

A estrela de Carlos Sainz brilhou mais forte durante a classificação para o GP de Singapura. O espanhol da Ferrari conquistou a segunda pole position da temporada, desbancando o companheiro de equipe Charles Leclerc. É a quinta pole de Sainz na carreira, todas elas com a equipe de Maranello. E com a pole deste final de semana ele supera o número de poles do conterrâneo Fernando Alonso na Ferrari. Alonso tem quatro poles pela Scuderia.

Porém a festa só não foi maior na Ferrari porque George Russell também foi mais rápido que Leclerc e larga em segundo, e o monegasco em terceiro.

Q1 – Stroll bate feio e atrapalha classificação

O Q1 começou com Leclerc liderando a tabela de tempos, seguido de Lando Norris (McLaren). Isso até a dupla da Mercedes sair dos boxes, a equipe segurou os pilotos para evitar tanto trânsito na volta de aquecimento. E logo na primeira tentativa de Russell ele bateu o tempo de Charles.

Nesse meio tempo Logan Sargeant (Williams) acabou atrapalhando a volta de Lance Stroll (Aston Martin). Logo após a sessão, a situação foi investigada pelos comissários e Sargeant foi advertido e multado em 5 mil euros.

Por consequência, Stroll teve que abandonar a volta, retornar aos boxes e depois fazer uma nova tentativa. No entanto, essa segunda tentativa acabou com uma pancada forte no muro.

“Eu tive uma volta de aquecimento muito ruim com o tráfego, não consegui colocar temperatura nos pneus e durante toda a sessão eu não tinha aderência. E no final eu forcei para tentar marcar um tempo e passar para o Q2, e não funcionou”, revelou Stroll.

Contudo a batida não afetou apenas o canadense, vários pilotos vinham em volta rápida quando a batida trouxe a bandeira vermelha e ninguém pode melhorar o tempo. Com isso, além de Stroll, também foram eliminados Valtteri Bottas (Alfa Romeo), Oscar Piastri (McLaren), Sargeant e Guanyu Zhou (Alfa Romeo).

Apesar da batida forte, Stroll nada sofreu – Imagem: Reprodução/ Fórmula 1

Q2 – decepção para a Red Bull

Assim que o reparo na barreira terminou, o Q2 finalmente pode começar. Entretanto o episódio curioso segurou alguns pilotos no pit lane. Max Verstappen (RBR) ficou parado na saída por 14 segundos, tentando evitar o tráfego daquelas que saíram a sua frente. Todavia o holandês não teve tanta vantagem assim, e levou apenas uma advertência dos comissários por atrapalhar outros pilotos.

E vantagem foi tudo que Verstappen e o companheiro Sergio Pérez não tiveram no Q2. A dupla vem reclamando do carro desde o TL1, com a Red Bull falhando em entregar um carro com tração traseira. Inesperadamente os problemas com o RB19 acabaram sendo o suficiente para que a dupla não passasse para o Q3, algo que não acontece na RBR desde o GP da Rússia de 2018.

Assim como a dupla da RBR, Pierre Gasly (Alpine), Alex Albon (Williams) e Yuki Tsunoda (AlphaTauri) não seguiram para o Q3.

Verstappen estava visivilmente frustrado com a eliminação – Imagem: Getty Images via Red Bull Content Pool

Q3 – Ferrari no topo

Depois da chocante da dupla eliminação da RBR, a surpresa no Q3 eram os dois carros da Haas. E assim que a luz verde acendeu, os 10 mais rápidos foram para a pista. Ao final da primeira tentativa, Sainz liderava, seguido por Leclerc, Norris, Russell e Hamilton.

Quando eles emergiram dos boxes para a segunda volta, Sainz marcou 1min30.984 e ninguém conseguiu superar a marca. Russell ficou a 0.072 do espanhol, batendo Leclerc por apenas 0.007s.

“A volta foi muito limpa, não foi nada muito maluco, apenas uma volta muito limpa e eu consegui o primeiro lugar, o que é muito bom”, comentou Sainz. Sobre a briga amanhã com a Mercedes de Russell, o espanhol acredita que a equipe alemã tenha um ritmo de corrida melhor, “na corrida eles tem mais ritmo, na temporada toda. Nós temos a posição na pista e dois carros no top 3e um circuito de rua que pode nos proteger de ultrapassagens. Ainda vai ser uma luta com o calor, com o carro, com os pneus, mas temos uma grande oportunidade amanhã e vou focar em acertar”, concluiu.

Resultado da Classificação do GP de Singapura – Imagem: Reprodução/ Fórmula 1

A largada para o Grande Prêmio de Singapura está marcada para às 9h da manhã (horário de Brasília)

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.