Entre em contato conosco

Rally

Campeonatos Mundiais de Rally-Raid da FIA-FIM

Publicado:

em

© DPPI

Capítulo 2 do W2RC acompanhou o sucesso da edição inaugural desse novo paradigma, lançado em 2022, com uma nova performance de destaque. Duas novas corridas foram adicionadas ao calendário. A competição fez sua primeira incursão no México com o Rally Sonora. Depois disso, o comboio seguiu para a Argentina para o renascimento do Desafío Ruta 40, realizado pela última vez em 2018. Com um total de cinco etapas e um campo cosmopolita de 62 competidores de 26 países diferentes, o campeonato reforçou sua visão fundamental.

Dois Benavides pelo preço de um

O Dakar deu início à competição na Arábia Saudita, onde Kevin Benavides emergiu vitorioso pela segunda vez em sua carreira, após seu triunfo em 2021. Apenas 43 segundos separaram o argentino de seu companheiro de equipe Toby Price na chegada. Seu irmão, Luciano Benavides, terminou em sexto lugar geral, mas foi o vencedor de estágios mais prolífico, com três especiais em seu nome. Isso definiu o tom para uma temporada em que os dois argentinos seriam destaque à esquerda, à direita e no centro. Luciano ficou a uma posição da vitória no Abu Dhabi Desert Challenge, que foi para Adrien Van Beveren (Monster Energy Honda), e no Rally Sonora, onde Daniel Sanders (Red Bull GasGas Factory Racing) levou a melhor. Uma fratura de fêmur em fevereiro e um pulso machucado em agosto impediram Kevin de desafiar pela vitória. Em vez disso, ele abraçou o papel de conselheiro sênior para seu irmão mais novo, ajudando-o e dando dicas nas duas etapas restantes. Essa abordagem rendeu frutos imediatos, já que o piloto da Husqvarna assumiu a liderança do campeonato com um triunfo no Desafío Ruta 40. O fato de o rali terminar na cidade natal dos Benavides, Salta, apenas adicionou à exuberância das comemorações.

No entanto, o título ainda estava em aberto indo para o Rallye du Maroc, a última corrida da temporada, com Toby Price e Adrien Van Beveren ainda na disputa pelo campeonato. O drama de alta octanagem foi até o final, já que o australiano acelerou para conquistar a vitória em Merzouga. No entanto, o resultado da classificação geral ecoou o resultado do Dakar, desta vez com um Benavides diferente cruzando a linha de chegada antes dele. Luciano se saiu bem sob pressão para terminar em segundo no Marrocos. No final, Kevin estava tão extasiado como se tivesse conquistado o título ele próprio. Foi o suficiente para Luciano vestir a coroa mundial pela primeira vez, apenas 4 pontos à frente de Price, com Adrien Van Beveren completando o pódio com 24 pontos. A consistência do argentino, que terminou no pódio de todas as corridas exceto uma, também estabeleceu um novo recorde do W2RC de 100 pontos em uma temporada. A Monster Energy Honda também registrou uma performance recorde na classificação de fabricantes para conquistar seu segundo título consecutivo, desta vez com um total de 155 pontos.

Mais de 700 convidados estiveram presentes no Arena and Convention Center Liverpool para homenagear os vencedores dos 58 títulos mundiais da FIM concedidos nesta temporada. O tradicional gala foi organizado pela primeira vez na Grã-Bretanha. Luciano Benavides desfilou no tapete vermelho ao lado de dezenas de outros campeões presentes nas celebrações. Ele foi uma das grandes estrelas do evento, já que foi classificado na categoria “Ultimate Champions” com Toni Bou (TrialGP), Steve Holcombe (EnduroGP), Bartosz Zmarzlik (Speedway), Jorge Prado (MXGP), Alvaro Bautista (Superbike) e Francesco Bagnaia (MotoGP™). O argentino recebeu sua medalha do Presidente da FIM, Jorge Viegas.

Europa retorna em 2024

Luciano Benavides iniciará sua defesa do título no Dakar em janeiro de 2024, onde sua Husqvarna ostentará o número de corrida 1, marcando-o como o campeão mundial. A nova edição da corrida na Arábia Saudita, começando com um prólogo em AlUla em 5 de janeiro e terminando em Yanbu em 19 de janeiro, dará início à terceira temporada do W2RC. Um mês depois, o comboio seguirá para os Emirados e o Abu Dhabi Desert Challenge, programado de 25 de fevereiro a 2 de março. Em seguida, enfrentará o Rally-Raid BP Ultimate inaugural, realizado em Portugal de 2 a 7 de abril. Essa visita à Península Ibérica marcará o retorno do W2RC à Europa. A quarta etapa, o Desafío Ruta 40, explorará as paisagens da Argentina de 2 a 8 de junho. Finalmente, o Rallye du Maroc encerrará novamente a temporada de 5 a 11 de outubro.

Citações:

Luciano Benavides, campeão mundial W2RC da FIM de 2023: “É um sonho estar aqui. Foi uma ótima temporada. Estive ficando mais forte em cada corrida, conseguindo um pódio em todas as rodadas, exceto no Dakar. Estou muito feliz em receber este prêmio, é algo muito especial porque sou o único argentino este ano e o primeiro a estar aqui para rally-raid, então é realmente bom. É uma honra e preciso agradecer à A.S.O., à

FIM e a todos os envolvidos no campeonato. Agora estou ansioso para 2024, minha motivação está super alta porque quero levar esse momento para o Dakar e tentar conseguir aquele pódio. Esse seria meu segundo sonho!”

Jorge Viegas, Presidente da FIM: “Os Prêmios da FIM são sempre uma ocasião muito especial, e esta noite Liverpool se juntou às grandes edições deste evento com o apoio do ACU. Novamente, é tão único ter tantos de nossos Campeões da FIM juntos em um só lugar e ao mesmo tempo, e é algo que foi muito apreciado por todos os presentes. Gostaria de agradecer a cada pessoa que contribuiu de alguma forma para tornar a temporada de 2023 um enorme sucesso, esta noite foi a maneira perfeita de comemorar e encerrar. Já estamos planejando e nos preparando para tornar 2024 ainda melhor.”

David Castera, ASO / Promotor: “Luciano Benavides é um grande vencedor. Ele esteve presente durante todos os eventos, sempre em uma boa posição, soube ficar calmo e acelerar quando necessário. Acredito que ele ganhou o campeonato de 2023 graças à sua ‘força tranquila’. Esta segunda temporada do W2RC é um sucesso. Pilotos e equipes estão muito envolvidos, estamos felizes com nossos resultados e continuaremos a construir para o futuro. Um ótimo programa nos espera em 2024, com eventos muito diferentes que têm suas próprias especificidades. É um calendário muito bom.”

Você sabia?

As cinco etapas que compuseram a temporada 2023 do W2RC foram vencidas por cinco pilotos diferentes e quatro construtores diferentes (veja acima). Isso mostra quão aberta era a competição, o quão equilibrados estavam os principais fabricantes e quão estreitas eram as diferenças entre os participantes. Na verdade, até dez pilotos conquistaram pelo menos uma vitória de estágio ao longo da temporada!

Campeões da FIM W2RC de 2023:

· Campeonato Mundial RallyGP: Luciano Benavides (ARG — Husqvarna Factory Racing)

· Campeonato Mundial de Fabricantes: Monster Energy Honda

· Copa do Mundo Rally2: Romain Dumontier (FRA — HT Rally Raid Husqvarna Racing)

· Copa do Mundo Rally3: Ardit Kurtaj (AUT — Xraids Experience)

· Copa do Mundo Quad: Laisvydas Kancius (LTU — Story Racing)

· Troféu Feminino: Mirjam Pol (NED — HT Rally Raid Husqvarna Racing)

· Troféu Júnior: Jean-Loup Lepan (FRA — Duust Diverse Racing Team)

· Troféu de Veteranos: Dominique Cizeau Girault (ESP — Xraids Experience)

 

Via assessoria de comunicação WORLD RALLY-RAID CHAMPIONSHIP 

Foto: © DPPI

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.