Entre em contato conosco

Rally

Neil Woolridge Motorsport encerra 2023 como campeão sul-africano de rali-raid, planos emocionantes para 2024

Publicado:

em

NWM Ford Castrol Team - SARRC Waterberg 400 (2) (Mileman Media)

Título na África do Sul, título no Brasil e planos empolgantes para o Dakar na agenda da NWM para 2024

A Neil Woolridge Motorsport (NWM) teve sua temporada mais bem-sucedida até o momento na competição de rali-raid, construída nas décadas de experiência da equipe no esporte e no desempenho excepcional de seu mais recente Ford Ranger T1+ EcoBoost V6.

Como concorrentes consistentes no Campeonato Sul-Africano de Rali-Raid (SARRC), a NWM conquistou os títulos gerais de Veículo de Produção e Classe FIA T1+ este ano com o T1+ Ranger, projetado e construído internamente pela equipe da NWM sediada em Pietermaritzburg, África do Sul.

O Ranger T1+ também mostrou seu potencial notável no cenário internacional durante sua estreia no exterior, como parte de uma colaboração entre NWM, Ford Performance e M-Sport para enfrentar o Rali Dakar 2024. Um terceiro lugar no Rally Morrocco, que faz parte do Campeonato Mundial de Rali-Raid (W2RC), foi uma conquista fantástica contra as melhores equipes do mundo.

O T1 NWM Ford Ranger V8 mais uma vez mostrou sua qualidade no Brasil, onde conquistou vários títulos nacionais e sul-americanos. Duas equipes do cliente X-Rally Team encerraram a temporada de 2023 como campeãs brasileiras T1 e FIA T1, respectivamente, no V8 Ranger.

“Este foi um ano incrível, coroado por Gareth Woolridge e Boyd Dreyer vencendo o Campeonato Sul-Africano de Rali-Raid com nosso T1+ Ranger para a equipe NWM Ford Castrol”, disse Neil Woolridge, proprietário da NWM e diretor da equipe. “Vencemos três das corridas locais este ano, conquistamos pódios em seis dos sete eventos e conseguimos dois 1-2 na difícil maratona de 1.000 km no Desert Race em Botswana e na final da temporada.”

“Superar a Toyota Gazoo Racing, que é a melhor equipe de rali-raid do mundo, como os múltiplos campeões SARRC, vencedores do Rali Dakar por três vezes e campeões W2RC por duas vezes, é uma conquista incrível”, disse Neil. “Isso é um testemunho da qualidade e desempenho de nosso carro, do talento de nossos pilotos e navegadores, e do trabalho árduo e dedicação de toda a equipe NWM que investimos neste esporte ao longo dos últimos 27 anos.”

Até o momento, a NWM produziu um total de 45 Rangers T1 e T1+, desde a introdução dos veículos com chassi tubular. A equipe venceu em sua estreia na série sul-africana com o T1 Ranger V8 em 2013 e conquistou os títulos das Classes T SA em 2018 e 2019. A equipe venceu novamente na estreia com o T1 Ranger EcoBoost V6 de 3,5 litros em 2021, inaugurando a era turbo a gasolina, e agora levou o veículo T1+ ao topo do jogo de rali-raid em 2023. No total, a NWM produziu quase 70 veículos de produção padrão e com chassi tubular como parte de seu legado longo e orgulhoso na competição de rali-raid de elite.

Campeonato Sul-Africano de Rali-Raid

O campeonato sul-africano é amplamente considerado como uma das séries de rali-raid domésticas mais competitivas do mundo, o que não é surpreendente considerando que cerca de 60% dos carros que competem no Rali Dakar e W2RC são construídos na África do Sul.

Ao focar na melhoria contínua e no desenvolvimento do Ranger T1+ desde sua estreia em 2022, a equipe NWM, com patrocínio da Ford e Castrol, fez de 2023 o ano que contava. Gareth Woolridge e Boyd Dreyer deixaram suas intenções claras desde o início, terminando em segundo e terceiro lugares nas duas primeiras etapas do SARRC.

A equipe entregou uma performance excepcional na Botswana Desert Race em junho, conquistando um brilhante primeiro e segundo lugares neste difícil evento de maratona de três dias e 1.000 km. A vitória foi para Gareth e Boyd, enquanto os companheiros de equipe Lance Woolridge e o novo co-piloto (e ex-finalizador do Rali Dakar em duas rodas) Kenny Gilbert levaram seu T1+ Ranger para casa em segundo lugar.

Um pódio para Gareth e Boyd na quinta etapa foi seguido por vitória nas duas corridas finais, incluindo outro 1-2 impecável para as equipes NWM na final da temporada de 2023. Isso garantiu os títulos gerais de Veículo de Produção e Classe FIA T1+ para a jovem dupla. Foi a primeira vitória geral para a Ford em 17 anos, sendo a última conquistada pelo diretor da equipe Neil Woolridge e pelo co-piloto Kenny Skjoldhammer em 2006, também em um Ford Ranger. Depois de uma temporada promissora juntos, Lance e Kenny terminaram em quinto lugar no campeonato geral.

Com seus títulos SARRC garantidos, Gareth e Boyd foram honrados com suas Cores da Protea, também conhecidas como Cores Nacionais. Este é o mais alto reconhecimento que pode ser alcançado no automobilismo local e é concedido pelo Comitê Olímpico e Confederação Esportiva Sul-Africana (SASCOC).

Lance também recebeu suas Cores da Protea este ano, depois de terminar em segundo lugar no campeonato sul-africano de 2021, conquistar os títulos consecutivos da Classe T (eixo traseiro sólido T1) em 2018 e 2019, e terminar em segundo lugar geral no Rally dos Sertões no Brasil em 2016. Ele continua sendo o único sul-africano a competir na série totalmente elétrica Extreme E, servindo como piloto reserva e depois como piloto em tempo integral para a Veloce Racing em 2021 e 2022.

Vitória no Brasil

O NWM T1 Ford Ranger V

8 tem sido imensamente bem-sucedido em todo o mundo na última década. Ele conquistou inúmeras vitórias nacionais e títulos de campeonato, da África do Sul à Polônia, Portugal, Austrália, Hungria, Espanha, República Tcheca, bem como os campeonatos regionais da América do Sul e da Europa Central. A NWM também competiu no Rali Dakar de 2014 com este carro, que marcou tempos de estágio entre os 10 melhores durante o evento, e foi usado por várias equipes particulares nos anos seguintes.

E continua a se destacar, com duas equipes clientes da X-Rally Team levando seus Rangers V8 NWM à vitória no campeonato brasileiro em 2023. Gunther Hinkelmann foi coroado campeão FIA T1 dirigindo um Ranger com suspensão traseira independente, enquanto Rodrigo Aché conquistou o título T1 com seu Ranger equipado com eixo traseiro sólido.

“É fantástico ver nossos Rangers V8 T1 ainda competindo e vencendo, provando o quão competitivo, confiável e bem-sucedido este pacote tem sido para nós”, disse Neil. “Parabéns às duas equipes clientes da X-Rally Team no Brasil por suas vitórias no campeonato, e obrigado aos outros 10 clientes no Brasil que consequentemente formam uma representação de 12 veículos NWM no país!”

Preparativos para o Dakar 2024

Em 2023, Ford Performance, NWM e M-Sport anunciaram que estariam colaborando em uma campanha de rali-raid para enfrentar o Rali Dakar em 2024. Uma série de testes e sessões de desenvolvimento seguiram, culminando com dois Rangers T1+ competindo na Baja Espanha em julho, como parte do Campeonato Mundial de Rali-Raid.

Nani Roma, vencedor do Rali Dakar de 2014, e o co-piloto Alex Haro terminaram em um impressionante sexto lugar na estreia internacional do T1+ Ranger em condições extremamente quentes e empoeiradas. Gareth Woolridge e Boyd Dreyer levaram o segundo veículo para um 11º lugar – um resultado louvável considerando que partiram em 19º lugar e competiram com muitas das principais equipes do mundo. Esta foi a segunda corrida internacional de Gareth, depois de competir no Rally dos Sertões de 2018, terminando em 10º lugar no geral e vencendo sua classe. Boyd navegou para um concorrente particular na edição de 2022 dos Sertões.

Apenas um Ranger T1+ foi inscrito para o Rali Marrocos do W2RC em outubro, e Nani e Alex conquistaram o terceiro lugar – um resultado brilhante para este evento, que é tipicamente usado como prelúdio para o evento mais longo e desafiador de todos, o lendário Rali Dakar.

“Terminar entre os 10 melhores em qualquer evento do W2RC é um resultado excelente considerando o alto nível de competição na série, então sair com o sexto lugar e um pódio em nossas duas primeiras corridas internacionais com o Ranger T1+ é brilhante”, disse Neil. “Gareth e Boyd podem se orgulhar muito de terminar em 11º na Espanha contra as principais equipes de rali-raid do mundo, e eles chegaram a estar em segundo lugar em uma das etapas até serem surpreendidos pela poeira e sofrerem um furo no pneu.

“Estes resultados são promissores para o Rali Dakar em janeiro. Tendo feito o Dakar eu mesmo em 1998 e 1999, e estando lá como diretor de equipe em 2014 quando competimos com o Ranger T1 V8, não temos ilusões de que será um evento extremamente difícil, mas estamos ansiosos para o desafio e para ver o que nossos Rangers T1+ podem fazer”, disse Neil.

Equipes clientes para o Ranger T1+ da NWM

Atualmente, a NWM apoia a equipe particular T1+ Ranger de Wors Prinsloo e Andre Vermeulen no campeonato sul-africano, e a atuação da empresa está se expandindo internacionalmente com outras equipes clientes para este carro excepcional.

A equipe espanhola Past-Racing adquiriu seu primeiro Ranger T1+ em novembro deste ano, recebendo-o na última etapa do Campeonato Sul-Africano de Rali-Raid, e usando este evento para dar ao proprietário da equipe, Daniel Alonso, e ao co-piloto Alejandro Lopez seu primeiro teste com o novo carro. A equipe anteriormente competiu com o Ranger T1 V8 da NWM.

A Past-Racing introduziu um programa de aluguel, que inclui o Ranger T1+, para eventos internacionais de rali-raid em 2024. Isso abrange o Campeonato Mundial de Rali-Raid e a Copa do Mundo FIA de Bajas de Cross Country, bem como o Rali Dakar a partir de 2025.

“Estamos encantados em ver o crescente interesse de todo o mundo pelo nosso Ranger T1+, e estamos confiantes de que nosso sucesso no campeonato sul-africano, nossos sólidos resultados internacionalmente preparando para o Rali Dakar, assim como nossa participação neste evento crucial em janeiro, estimularão uma maior demanda ao redor do mundo”, disse Neil.”

Facebook:      www.facebook.com/nwmsport/

Instagram:      instagram.com/nwmsport/

Website:          nwm.co.za/motorsport

Via assessoria de comuniçação 

Foto: Via assessoria de comunicação 

Foto: Mileman Media

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.