Entre em contato conosco

Automobilismo

Câmara aprova projeto que concede o título de cidadão honorário a Lewis Hamilton

Publicado:

em

Projeto de autoria do Deputado André Figueiredo (PDT – CE) foi aprovado na manhã desta quinta-feira 9 de junho de 2022

O heptacampeão Lewis Hamilton recebeu o título de cidadão honorário brasileiro. O texto de autoria do Deputado André Figueiredo entrou em pauta após o GP de São Paulo de 2021, quando Lewis venceu de forma espetacular apesar de todas as punições e, ao final, ergueu a bandeira brasileira relembrando Ayrton Senna e demonstrando grande carinho ao povo e pelo país.

Para relembrar um pouco aquele Grande Prêmio, após o treino classificatório na sexta quando assumiu a pole position, Lewis foi penalizado em 20 posições por suposta irregularidade na asa traseira e teve que sair de último na classificação Sprint de sábado. Ao largar, foi fazendo diversas ultrapassagens até terminar na quinta posição.

A princípio era para sair de quinto no domingo, certo? Errado! Devido a uma troca de motor, Hamilton recebeu mais uma penalidade de cinco posições e teve que largar de décimo. Mas isso não foi um problema. Mais uma vez o piloto ultrapassou um por um, com direito a disputa espetacular pela ponta com o rival Max Verstappen até cruzar a linha de chegada em primeiro lugar e erguer a bandeira nacional, emocionando a todos que acompanhavam a corrida não só em Interlagos, mas também os narradores da Band e o público em casa. Importante lembrar que nesse dia a emissora paulistana bateu recorde de audiência durante a corrida.

Nas redes sociais não faltam elogios, “Lewis merece, ele traz alegria ao nosso povo tão sofrido exatamente igual seu ídolo Ayrton Senna fazia, é por causa dele que acordo cedo no domingo”, disse uma leitora. O piloto da Mercedes também se manifestou em seu perfil oficial do Instagram: “Sem palavras! Hoje eu virei cidadão honorário de um dos meus lugares favoritos no mundo. Eu não sei nem o que dizer agora. Obrigado Brasil. Amo vocês, não vejo a hora de ver vocês de novo”, escreveu o heptacampeão acompanhado de uma foto enrolado na bandeira brasileira no pódio do GP de São Paulo.

Em entrevista a repórter Mariana Becker após a emblemática atuação que muitos consideram como a maior de sua carreira, Lewis destacou, acompanhado de diversos gritos de apoio dos fãs no paddock do autódromo, que se sente acolhido aqui e que adoraria ganhar um passaporte.

Apesar disso essa homenagem divide opiniões, “Acho que o país tem outras prioridades”, respondeu um leitor no perfil de André Figueiredo, autor do projeto. O partido Novo por exemplo, foi orientado a votar contra. “Nós estamos aguardando a sete ou oito meses a vinda da Pec 32/2020 da Reforma Administrativa, estamos aguardando a três anos a Pec 45 da Reforma Tributária, estamos aguardando a anos inúmeras reformas, privatizações e projetos estruturantes desse país”; disse o deputado Tiago Mitraud durante a sessão na câmara.

Diante das críticas, o documento de Figueiredo afirma também que “Senna não era apenas um piloto, mas representava a imagem de um Brasil que dava certo, que ganhava, que era visto positivamente pelo mundo”, e argumenta que a celebração do esporte e das vitórias nacionais podem “ajudar a resgatar nossa bandeira como símbolo de união”, concluiu.

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.