Entre em contato conosco

Automobilismo

Vesti aproveita as bandeiras amarelas e conquista a vitória no F2

Publicado:

em

Vesti comemorando a vitória

Frederik Vesti acreditava que seria tudo decidido na volta final em Baku, mas mesmo ele não poderia prever o que estava prestes a acontecer. Jogando com cautela, o piloto da ART Grand Prix abriu caminho para sua primeira vitória na Fórmula 2. Tendo liderado a maior parte da corrida, Jehan Daruvala foi forçado a se contentar com o segundo lugar depois que três carros de segurança na segunda metade da corrida tiraram a sua vantagem. Enquanto isso, Liam Lawson demonstrou as capacidades de ultrapassagem de Baku, abrindo caminho de nono até terceiro.

Marcus Armstrong apareceu em quarto, enquanto Felipe Drugovich manteve a cautela e trouxe pontos importantes chegando em quinto. Logan Sargeant, da Carlin, caiu para sétimo nas voltas finais, Théo Pourchaire e Ayumu Iwasa completaram a zona de pontuação.

Largada em Baku
Foto: Fórmula 2

A corrida

Após perder a pole em Mônaco, Jake Hughes esperava mais sorte na segunda vez, no entanto o piloto inglês, não conseguiu segurar o primeiro lugar e Vesti conquistou a liderança na curva 1, mas um deslize na saída o atrapalhou e permitiu que o terceiro colocado Daruvala passasse pela dupla.

Drugovich, que é líder do campeonato largou em sexto, mas acabou perdendo uma posição. Fittipaldi se manteve em décimo sexto na largada.

Na frente, Daruvala parecia despreocupado em uma corrida própria. Ele estava 1,4s à frente de Hughes, com o piloto da Van Amersfoort Racing forçado a ficar na defensiva quando Vesti começou a ameaçar uma ultrapassagem.

A direção de prova anotou um incidente entre Novalak e Boschung, mas que não gerou punições. Doohan foi chamado ao boxes para realizar a troca da asa quebrada.

Bem ciente do risco versus recompensa no Circuito da Cidade de Baku, o dinamarquês permaneceu cauteloso, permitindo que Sargeant se aproximasse, mas na volta 6, Vesti arriscou e pelo lado de fora de Hughes para o ultrapassou e alcançou o segundo lugar.

Para Hughes, a batalha permitiu que ele se tornasse um alvo e perdesse posições caindo para décimo segundo, sendo ultrapassado por Sargeant, Richard Verschoor, Armstrong, Drugovich e Pourchaire em uma sequencia que começou na volta 6 e parou somente na volta 9. 

Mais discreto, o brasileiro Enzo Fittipaldi aparecia em décimo quarto na volta 9.

Pourchaire fez uma ultrapassagem dupla, despachando Hughes e Dennis Hauger em um movimento para dentro da curva 2 subindo para nono. O piloto da ART logo se viu no meio de um sanduíche entre Vips e Hauger.

Em uma tentativa de ultrapassagem pelo nono lugar Hauger tentou passar por Pourchaire na curva 3, no entanto, o norueguês errou a freada e bateu na barreira de proteção, causando a entrada do carro de segurança – o que foi um desastre para seu companheiro de equipe da PREMA Racing, Daruvala. frente.

Apoiando o pelotão até o último momento, Daruvala voltou a acelerar na volta 17 com a saída do SC da pista e conseguiu manter Vesti à distância. Sargeant não conseguiu evitar a ultrapassagem de Verschoor , enquanto Lawson e Drugovich disputavam o P6.

Mas a bandeira verde ficou acionada por pouco tempo, pois o carro de segurança entrou novamente na mesma volta após Enzo Fittipaldi tentar ultrapassar Vips e os dois escaparem na curva 2 com o piloto brasileiro encostando na barreira de proteção. Vips conseguiu levar o carro até os boxes e retornou a corrida. Outro piloto que aproveitou para entrar nos boxes foi Caldwell. 

Com a mesma tática da relargada anterior, Daruvala trancou, deixando a porta aberta para Vesti passar e assumir a liderança. Este erro então forçou o piloto indiano a correr  com Verschoor atrás ansioso para aproveitar a oportunidade.

Enquanto isso, Lawson finalmente passou por Drugovich e voltou suas atenções para Verschoor que ocupava a terceira colocação. Infelizmente para o piloto da Trident, ele foi afobado na curva 7 e trouxe o carro de segurança de volta a pista.

O estreante Vesti, manteve os nervos sob controle e acertou no recomeço da prova, permitindo que ele se afastasse bem de Daruvala, que estava sendo pressionado por Lawson.

Ralph Boschung e Calan Williams se envolveram em uma colisão com outros dois carros enquanto lutavam pela zona de pontos.  A batalha terminou com Williams batendo na barreira, e com Cem Bölükbasi e Marino Sato sem ter para onde ir, batendo.

Enquanto isso, na frente, Vesti conquistou sua primeira vitória na Fórmula 2 em sua temporada de estreia, levando-o até o 10º lugar  no Campeonato de Pilotos e o líder do campeonato Drugovich ultrapassando Sargeant e alcançando o quinto lugar.

“Acabei de ganhar minha primeira corrida de Fórmula 2 aqui em Baku e, honestamente, só quero agradecer à ART. Esta vitória é para meus patrocinadores – eles são uma das razões pelas quais estou aqui e esta é para Michael, meu patrocinador.” – Declarou Vesti

 

Vesti, Duravala e Lawson

Classificação Corrida 1 – Fórmula 2

 

PENALIZAÇÃO

Ralph Boschung recebeu uma penalização de três lugares no grid para a corrida de amanhã em Baku, depois que foi descoberto que ele havia causado uma colisão na prova de hoje.

No reinício do período final do safety car, o piloto suíço estava do lado de dentro na aproximação da curva 1. Calan Williams, da Trident, estava passando por ele do lado de fora e estava significativamente à frente no ponto de curva e depois totalmente ao lado. Embora Boschung estivesse ciente da Williams, ele subvirou devido aos pneus frios no reinício e usou toda a largura da pista. O contato ocorreu entre os dois carros, o que fez com que Williams batesse na barreira na saída da curva 1.

Os comissários determinaram que o australiano tinha direito a um mínimo de largura de carro na saída da curva e como o piloto da Campos Racing não deixou esse espaço, ele é considerado totalmente culpado pelo incidente.

Boschung, que se classificou em P18 na sexta-feira, alinhará em P21 no grid de largada de amanhã.

Compartilhe esta publicação