Entre em contato conosco

GT

Boletim GT (12/02/24)

Publicado:

em

Fique atualizado com as mais recentes notícias sobre o que aconteceu na última semana nos principais campeonatos de GT ao redor do mundo

GT World Challenge

» GT World Challenge Europe 

• O Fanatec GT World Challenge estabeleceu um recorde de participação de fabricantes para a temporada de 2024. Nove marcas distintas irão competir pela supremacia global neste ano. A SRO enfrentará novamente o desafio de organizar 52 corridas em 30 eventos, totalizando mais de 100 horas de competição em todos os campeonatos que supervisiona na Ásia, América, Europa e Oceania.

Imagem: SRO

• Rutronik Racing nomeou o trio de pilotos para a classe Pro, após anunciar sua campanha com dois Porsche 911 GT3 R. O carro #97 já teve sua equipe anunciada, e agora é a vez do #96, que será comandado por Patric Niederhauser e Sven Müller nas provas da Sprint Cup, enquanto Julien Andlauer se junta à dupla na campanha da Endurance Cup.

• Os campeões do Campeonato Britânico de GT, Darren Leung e Dan Harper, confirmaram sua participação em uma temporada do GT World Challenge Europe Sprint Cup na classe bronze, representando a Century Motorsport com o BMW M4 GT3.

• Lorenzo Ferrari deu mais um passo significativo em sua carreira ao confirmar sua participação no GTWCE a bordo de um Audi R8 da equipe Tresor Competition para uma temporada completa, competindo tanto nas provas sprint quanto nas de longa duração. Aos 21 anos de idade, o piloto tem se destacado como um dos talentos mais promissores nas competições de GT, acumulando importantes títulos até o momento, como o Campeonato Italiano de GT em 2021. Além disso, em 2022, obteve dois expressivos títulos, levando a European Le Mans Series, na classe LMGTE, e no ADAC GT Masters, onde contou com Raffaele Marciello como seu companheiro de equipe.

Foto: arquivo do piloto

» British GT

• Team RJN retorna ao Campeonato Britânico de GT, trazendo consigo Al Buncombe, que não competia na série desde 2014. Buncombe é um rosto familiar na equipe, tendo passado 12 anos competindo com eles em categorias GT4, além de atuar como piloto de fábrica para a Nissan NISMO GT3. Para a aguardada temporada de 2024, o campeão da Blancpain Endurance Series, agora conhecida como Fanatec GT World Challenge Europe, terá Simon Watts como seu parceiro, ambos assumindo os volantes do McLaren 720S GT3 Evo.

Foto: Team RJN

• Mais uma dupla pai e filho se unem para disputar o British GT. Dessa vez, será formada por Rob Collard e seu filho Ricky, que ficaram à frente do Lamborghini Huracán GT3 Evo II da equipe Barwell Motorsport. A dupla é reconhecida por sua vitória nas 24 Horas de Spa de 2020, competindo ao lado de mais dois pilotos na classe Pro-Am.

• Depois da campanha completa de 2023 na classe Pro a Orange Racing moveu seu McLaren 720S GT3 Evo para disputar na Silver nesta temporada. No lugar de Michael O’Brien, o piloto e proprietário Simon Orange, contará com o jovem talento Tom Roche que colaborou com a equipe na série monomarca da Mazda MX-5.

Foto: Orange Racing

» GT World Challenge Australia

• Arise Racing anunciou sua escalação Pro para a temporada de 2024 do principal campeonato de GT da Austrália. Chaz Mostert e Jaxon Evans dividem o cockpit do modelo 296 GT3 da Ferrari que estreia na categoria. Além disso, o carro irmão será adicionado na classe bronze com Elliot Schutte e o campeão de 2023 Liam Talbot. 

» GT4 European Series

• A dupla pai e filho composta por Paolo e Davide Melone está competindo juntos no campeonato europeu de GT4, pilotando um BMW M4 GT4 pela equipe W&D Racing. Eles participaram das duas últimas etapas do ano passado e alcançaram o pódio em todas as quatro corridas. Este sucesso pavimentou o caminho para que eles disputassem uma temporada completa juntos neste ano.

Foto: W&D Racing

• JSB Competition atualizou seu equipamento para a nova temporada, substituindo os carros da Aston Martin por dois novos modelos Porsche 718 Cayman RS CS GT4. Como parte dessa transição, a equipe francesa anunciou a adição da dupla de pilotos Viny Beltramelli e Floriano Briché ao seu programa de competição com dois carros.

• Lorens Lecertua fará sua estreia no GT4 Europeu ao lado de Jean-Mathieu Leandri pela equipe Chazel Technologie Course. Com apenas 17 anos, Lecertua foi o campeão da Alpine Cup no ano passado, vencendo em cinco ocasiões e conquistando cinco pole positions, o que chamou a atenção da equipe francesa na Alpine Cup. Agora, ele ingressa no campeonato e será um dos pilotos que conduzirá o Alpine A110 GT4 Evo da Chazel, que está entrando em seu segundo ano na série.

24 Horas de Nürburgring

• Glickenhaus confirmou seu retorno às 24 Horas de Nürburgring com o modelo SCG004C, que passará por uma atualização para a próxima edição da corrida. A fabricante americana estava recentemente focada no WEC e, por esse motivo, não participou da corrida em 2023. No entanto, com a saída da equipe do Campeonato Mundial de Resistência, o diretor, roteirista e entusiasta James Glickenhaus decidiu retomar o seu programa em Eifel, participando também das duas provas qualificatórias que antecedem o principal evento.

Foto: ADAC/Grupo C

12 Horas de Bathurst

• O Melbourne Performance Centre anunciou a sua seleção de pilotos para os três carros Audi GT3 Evo II que competirão na abertura do IGTC. A equipe de pilotos inclui Markus Winkelhock e Ricardo Feller, que se unem a Brad Schumacher no carro #2. Já o trio de pilotos do nº22 é composto por Hasse, Kelvin van der Linde e Liam Talbot. Por fim, o nº9, que competirá na classe Pro-Am, terá Lee Holdsworth, Dean Fiore e Marc Cini como pilotos.

• HubAuto Racing foi obrigada a se retirar das 12 Horas de Bathurst deste fim de semana. A equipe taiwanesa, que planejava competir com um Porsche, não poderá participar da corrida devido a atrasos no envio do Porsche 911 GT3 R. Como resultado, o trio de pilotos de fábrica da montadora, composto por Kevin Estre, Patrick Pilet e Klaus Bachler, não estará presente no grid.

“Infelizmente, circunstâncias fora do nosso controle nos levaram a desistir do evento. Pedimos desculpas pela decepção que isso possa causar aos nossos apoiadores. Estávamos ansiosos para voltar a Bathurst e agora esperamos participar em 2025”, disse o chefe da equipe, Morris Chen.

GT Open

• Pellin Racing inscreveu uma Ferrari 488 Evo para competir em algumas etapas selecionadas pela equipe nesta temporada de 2024, na classe Pro-Am, que inclui as etapas em Portimão, Spa-Francorchamps, Paul Ricard e Barcelona. A dupla responsável por pilotar o icônico carro italiano será composta por Thor Haugen e o campeão da Renault Sport Trophy, Dario Capitanio.

• A equipe Motopark Group continua sua participação na GT Open nesta temporada, competindo na série europeia com três Mercedes AMG GT3. Um dos veículos mantém sua dupla inalterada na classe AM, composta por Heiko Neumann e Timo Rumpfkeil, os atuais campeões. A lista de pilotos para as outras duas vagas será anunciada em breve pelo time.

Foto: Motopark Gruop

DTM

• McLaren é a mais recente fabricante a ingressar no renomado campeonato alemão, que está em sua 40ª edição nesta temporada. Pela primeira vez na história, a McLaren integra o competitivo rol de fabricantes do DTM e competirá ao longo de toda a temporada contra marcas como Porsche, Audi, Ferrari, Lamborghini, BMW e Mercedes.

“A McLaren é uma recém-chegada espetacular ao DTM, os fãs podem esperar sete marcas no DTM 2024. O campo de pilotos também será forte, o atual campeão Thomas Preining e seus perseguidores Mirko Bortolotti e Ricardo Feller já anunciaram que atacarão novamente o DTM em 2024. Nas próximas semanas também podemos esperar algumas novidades para uma emocionante temporada de 2024 do DTM”, disse o diretor da ADAC Motorsport, Thomas Voss.

Foto de destaque: Kevin Packs 

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.