Entre em contato conosco

British

Barwell, 2 Seas, Mahiki e Century dividem as poles no classificatório em Oulton

Publicado:

em

Foto: SRO/JEP

Rob Collard, Maximilian Götz, Josh Miller e Charlie Robertson garantiram as pole positions para as duas corridas do British GT Championship desta segunda-feira, feriado bancário, em Oulton Park.

O Lamborghini #1 da Barwell liderou a primeira parte do Q1, com os quatro primeiros separados por apenas seis centésimos, antes de o Mercedes-AMG #18 da 2 Seas conquistar a pole da Corrida 2 com voltas consecutivas mais rápidas. Miller e o Lotus da Mahiki, da classe Silver, dominaram a primeira sessão da GT4, enquanto apenas 0.001s inicialmente separaram o BMW #71 da Century de Jack Brown.

No entanto, este último e seu companheiro de equipe na Optimum, Harry George, foram posteriormente desclassificados do Q2 da GT4 por não completarem o número mínimo de duas voltas lançadas, em uma sessão prejudicada pelo agravamento progressivo das condições climáticas.

As duas sessões da GT3 foram especialmente competitivas: Collard dividirá a primeira fila da Corrida 1 com Giacomo Petrobelli, que ficou apenas 0.014s atrás, com o Aston Martin da Blackthorn. Já Götz superou Sandy Mitchell por 0.062s com o Mercedes-AMG da 2 Seas. Na Q2, os 12 primeiros ficaram separados por menos de seis décimos.

GT3: Collard supera Petrobelli antes de Götz confirmar a pole

A primeira das quatro sessões classificatórias de sábado foi, sem dúvida, a mais emocionante, com uma intensa disputa entre Collard e Petrobelli.

O italiano começou ditando o ritmo, mas logo foi superado pelo Lamborghini da Barwell. Petrobelli então reagiu, voltando à frente por três centésimos, antes de Collard garantir sua segunda pole consecutiva em Oulton, mesmo após um momento arriscado na saída da curva Druids. Apenas 0.014s separaram os dois na primeira fila.

Kevin Tse, com uma volta final, colocou seu Mercedes-AMG da 2 Seas em terceiro, superando o companheiro de equipe e líder do campeonato, Charles Dawson. Ambos também tinham potencial para conquistar a pole, com desvantagens de apenas 0.030s e 0.063s, respectivamente, em relação a Collard. A abertura da rodada promete ser um grande espetáculo.

Logo atrás, meio segundo separou do quinto ao 11º colocado. Simon Orange (Orange JMH) foi o melhor posicionado entre os McLaren, em quinto, superando Alex Martin (Barwell) por apenas 0.007s. O McLaren 720S da Paddock, com Mark Smith, e a Ferrari da Spirit of Race, conduzida por Duncan Cameron, completaram os oito primeiros.

O Q2 não foi tão eletrizante quanto a sessão dos amadores, apesar dos esforços de Götz e Mitchell.

Sven Müller, que liderou o Pré-Classificatório, parecia ser candidato à pole inicialmente, mas logo o Mercedes-AMG da 2 Seas assumiu a ponta. Mitchell chegou a reduzir a diferença para apenas 0.007s, mas Götz assegurou a pole ao cravar 1m31.881s, estabelecendo vantagem de 0.062s sobre o Huracán da Barwell.

O McLaren da Optimum também parecia competitivo mais cedo, mas Marvin Kirchhöfer acabou sendo superado por Müller, que parou nos boxes para colocar um novo jogo de pneus no final da sessão de 10 minutos. Assim, o Porsche da Team Parker largará na terceira fila, ao lado do Aston Martin da Blackthorn, de Jonny Adam, representando mais uma marca diferente no top 5.

Marcus Clutton (Orange JMH), Hugo Cook (Barwell) e Sam Neary (Team Abba) completaram os oito primeiros, à frente do líder do campeonato, Kiern Jewiss, cujo Mercedes-AMG da 2 Seas carrega 25 kg extras neste fim de semana.

GT4: Miller e Robertson dividem as poles

A chuva, prevista ao longo do dia, finalmente chegou durante a classificação da GT4, com Miller e Robertson garantindo uma pole cada, em condições bem distintas. Miller conquistou sua segunda pole consecutiva com a Mahiki na parte seca da sessão, enquanto Robertson sobreviveu a um susto quando o clima virou no Q2, mantendo o BMW da Century na frente.

A penalização pós-classificatória em Donington havia tirado a pole de Aiden Neate e Miller na abertura da temporada. Mas, após conquistarem o primeiro lugar na soma dos tempos em Silverstone, Miller acrescentou mais uma pole à sua campanha, sendo sete décimos mais rápido que qualquer outro na sua primeira volta. Não melhorou depois, mas também não precisou.

Luca Hopkinson colocou o McLaren Artura #17 da Optimum na segunda posição, reduzindo a vantagem do Lotus para 0.515s, enquanto Ravi Ramyead venceu a disputa Pro-Am com o BMW da Century, ficando em terceiro no geral. Marc Warren foi o quarto com o outro Artura da Optimum, e Chris Salkeld largará em quinto com o segundo M4 da Century.

A garoa que chegou pouco antes da segunda sessão da GT4 proporcionou uma disputa emocionante, embora breve, entre os líderes conjuntos do campeonato neste ano.

A primeira volta lançada com pneus slick provavelmente seria a mais rápida de cada carro. Embora Jack Brown tenha cruzado a linha primeiro, Robertson veio poucos segundos atrás e tirou a pole do rival por meros 0.001s.

O clima piorou visivelmente depois, quase causando consequências graves para Robertson, que escapou da pista na veloz curva Island Bend, atravessou a grama molhada e rodou em direção à barreira de pneus, mas milagrosamente conseguiu parar sem bater.

As condições também impactaram a Optimum, embora de forma menos dramática. Ambos os carros pararam após a primeira volta lançada e não completaram a segunda, o que infringe o Regulamento 41.4. Assim, ambos largarão do final do grid na Corrida 2.

Essas penalizações elevaram os Lotus Emira da Mahiki, pilotados por Jack Mitchell e Neate, ao segundo e terceiro lugares, respectivamente, enquanto o terceiro carro da equipe, conduzido por Joe Wheeler, herdou a quarta posição, à frente do BMW da Century, de Brandon Templeton.

O British GT retorna a Oulton nesta segunda-feira de feriado bancário para duas corridas sprint de 60 minutos. Ambas poderão ser assistidas ao vivo no canal GT World da SRO no YouTube e na Sky Sports F1.

Resultado da classificação  

Via assessoria de comunicação SRO Motorsports

Compartilhe esta publicação