Entre em contato conosco

Automobilismo

Após vitória Maloney conquista pole para a corrida principal da F3

Publicado:

em

Maloney

Victor Martins liderou o treino livre desta sexta feira, mas foi Zane Maloney que cravou a pole com o tempo de 1:24.386. Caio Collet iniciou bem a etapa de Zandvoort da FIA Fórmula 3. Segundo colocado no único treino livre da oitava etapa da temporada, o brasileiro da Alpine Academy se destacou também no quali, realizado mais tarde. Ele chegou a ocupar provisoriamente a pole, passou a sessão toda entre os 10 e, acabou prejudicado por uma bandeira vermelha no fim quando fazia sua melhor volta. Mesmo assim garantiu dois lugares no top10 dos grids. Parte em quarto na Sprint Race e em nono na Feature Race.

Jak Crawford teve um bom desempenho na qualificação em Zandvoort. O piloto da Red Bull Junior  fez a terceira volta mais rápida da sessão e está agora numa boa posição para o resto do fim-de-semana. Ollie Bearman foi privado do que estava se tornando uma volta rápida nos momentos finais e terá que largar as duas corridas de décimo quarto, já Arthur Leclerc enfrentou mais dificuldades enquanto lutava pelo ritmo ao longo do dia e acabou sendo atingido pela neutralização e também pela paralisação precoce. Leclerc completou o top 20. Ele terá que largar as duas corridas da 10ª linha.

Treino Livre

Os esforços de Victor Martins para continuar na luta pelo título após um fim de semana difícil em Spa-Francorchamps deram resultado no treino livre da Fórmula 3 na Holanda. Com o tempo de 1:25.688, ele ficou quase quatro décimos à frente da dupla da MP Motorsport, Caio Collet e Alexander Smolyar.

Caio Collet Dutch Photo Agency

Caio Collet
Dutch Photo Agency

Foi um início de sessão tranquilo, com apenas cinco pilotos marcando o tempo durante os primeiros 12 minutos, com isso, Francesco Pizzi marcou 1:28.014 para ficar meio segundo à frente de seu companheiro de equipe David Schumacher. Mas este tempo duraria pouco na ponta da tabela, já que Roman Stanek e Kaylen Frederick saltando para o primeiro lugar momentaneamente, antes de Martins ultrapassar quatro décimos de vantagem.

Brad Benavides não teve um começo ideal para o fim de semana logo após seus primeiros pontos em Spa-Francorchamps, já que escapou na curva 9 e trouxe para o treino o primeiro Virtual Safety Car. Uma pausa rápida no pits deram aos pilotos a chance de examinar seus dados, particularmente o desgaste dos pneus. Enquanto uma enxurrada de carros saía a sete minutos do final, Collet e Smolyar subiram na tabela, mas o brasileiro ficou 0,392s atrás do tempo de liderança dos Martins.

Infelizmente, ele não teria mais tentativas depois que Reece Ushijima trouxe um segundo Virtual Safety Car. O piloto da Van Amersfoort Racing perdeu a traseira na entrada da curva 9 e com apenas três minutos para o final.

Isso deixou Martins à frente de Collet e Smolyar. Jak Crawford, que também vai tentar recuperar seu lugar na briga pelo titulo, terminou em quarto, à frente de Franco Colapinto e dos dois Tridentes de Roman Stanek e Jonny Edgar. Oliver Bearman fez o oitavo tempo, à frente de Saucy, enquanto William Alatalo completou o top 10.

 

Classificação treino livre

Classificação treino livre

 

Classificatório

Zane Maloney exalava confiança ao conquistar sua segunda pole position na sua temporada de estreia na Fórmula 3 em Zandvoort, enquanto Victor Martins garantiu o segundo lugar. Jak Crawford e Roman Stanek que estão na disputa pelo campeonato fizeram respectivamente o terceiro e quarto tempo, à frente de Isack Hadjar em quinto. No entanto, Oliver Bearman e Arthur Leclerc, da Prema Racing, tiveram um final de treino nada bom, cruzando a linha momentos após uma bandeira vermelha com os pilotos fazendo o décimo quarto e vigéssimo tempo.

Depois de duas aparições do Virtual Safety Car no treino livre, não foi surpresa que uma fila de carros se formou ao longo do pit lane quando as luzes ficaram verdes.

Martins imediatamente começou a colocar o ponto de referência marcando 1:25.152 para ultrapassar por um décimo Franco Colapinto.  No entanto, as coisas não foram tão fáceis para Hadjar que encontrou um Vidales lento. Com a maior parte do pelotão incapaz de melhorar em sua segunda volta, um desfile de carros entrou nos boxes – exceto Francesco Pizzi, da Charouz Racing System.

Quando o relógio chegou aos 16 minutos, parecia o momento perfeito para Caio Collet retornar a pista. O piloto da MP Motorsport instantaneamente marcou seu tempo e ficou a apenas 0,020s do tempo de Martins, no entanto, o piloto da ART Grand Prix estava estabelecendo um recorde pessoal em todos os três setores com 1:24.676 para melhorar seu tempo da pole provisória em quatro décimos.

Depois de sua primeira vitória na última em Spa Francorchamps, Maloney começou a reivindicar seu lugar na primeira fila pela terceira corrida consecutiva. Seu 1:24.386 se tornou o novo marco com oito minutos restantes.

William Alatalo encontrou as barreiras na curva 3, fazendo com que a bandeira vermelha fosse acionada com menos de um minuto para o final. Felizmente para Martins, ele conseguiu acertar a volta e se manter em segundo. Apesar de não conseguir ver sua última tentativa, Maloney conseguiu manter o primeiro lugar por 0,289s. Crawford terminou a sessão em terceiro, à frente de Stanek em quarto. Fora dos quatro primeiros, Colapinto conquistou o quinto lugar à frente de Hadjar. Enquanto isso, Sebastian Montoya sairá em sétimo. Jonny Edgar aparece em oitavo, à frente de Collet e Zak O’Sullivan de Carlin.

Alinhando na pole invertida do grid, Juan Manuel Correa estará com fome de seu primeiro pódio da temporada de 2022 na Sprint Race. Ele terá companhia familiar na primeira fila na forma do companheiro de equipe ART Grégoire Saucy.

O que os pilotos disseram:

“Foi uma qualificação muito boa para mim. Não fomos os mais rápidos hoje e definitivamente não tínhamos velocidade para a pole, mas acho que fiz uma volta muito boa e tive um pouco de sorte no final com o vermelho É bom estar de volta no top-3, pois nos coloca em uma posição muito boa para o resto do fim de semana, e esperamos voltar ao campeonato.” – Crawford

Crawford

Crawford
Foto: Prema Racing

“Foi uma sexta bem difícil, começamos bem, na segunda posição do treino. O acerto do carro está muito bom, mas erramos na estratégia do quali, na última saída fomos para o tudo ou nada, mas a bandeira vermelha nos prejudicou, era para largar mais pra frente no domingo. Agora é pensar em pontuar bem nas duas corridas e brigar pelo pódio na Sprint.” – Collet

“Qualificação difícil. Eu estava lutando um pouco nas duas primeiras voltas, mas consegui me recompor na última volta e fazer uma volta decente. Ia ser P6, mas pegamos uma bandeira vermelha assim que cruzei a Perdi o tempo de volta, e agora largamos em P14. Fim de semana longo pela frente, vamos tentar tirar alguns pontos dele.”  – Bearman

“Foi uma qualificação difícil, pois estávamos com falta de velocidade e, mesmo sem a bandeira vermelha, não parecemos recuperar muito. Precisamos entender e analisar o que aconteceu e, com sorte, tentar maximizar a situação nas corridas. .” – Leclerc

Maloney sai na pole

Classificatório

 

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.